Frutas

Ingá Ferradura Fruta: Para que serve, propriedades e benefícios

Por Alan Costa, em 22/02/2018 (atualizado em 27/07/2023)
inga ferradura

Os benefícios do ingá ferradura que muitos ainda não conhecem, pois, é o fruto de uma árvore chamada de ingazeira e pertencente à família das leguminosas, possui sementes e uma polpa branca e adocicada, que torna o seu sabor único, exótico e delicioso

Se você nunca viu a fruta antes, é interessante que você saiba que ele pode ser encontrado comumente em quintais das casas de roça, em mercados municipais, geralmente em forma de vagem para consumo pelos amantes.

ingá ferradura

Além disso, apesar de pouco popular nas cidades brasileiras, aos poucos o ingá ferradura vem sendo descoberto e apreciado pelas pessoas e aproveitada para preparação de picolés, mousses, sorvetes e sucos.

Propriedades da ingá ferradura:

O ingá ferradura é muito rico em vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina C, niacina, proteínas, lipídios e ferro.

Benefícios do ingá ferradura para saúde:

1. Alivia as dores musculares:

Assim como no caso das dores causadas pelo reumatismo e artrite, consumir o ingá ferradura pode ajudar a aliviar todos os tipos de dores no corpo em geral. Além disso, portanto, se você sentir qualquer desconforto neste sentido, pode contar para ser a sua aliada no alívio dos sintomas.

2. Favorece a saúde da pele:

Pode-se extrair o óleo da semente do Iingá ferradura para preparação de hidratantes de pele, pois sabe-se que é rico em polifenóis, vitamina A, vitamina B, vitamina E, ácidos graxos essenciais e alguns minerais. Além disso, por isso é altamente nutritiva e hidratante para pele.

3. Alivia as dores de cabeça:

Devido às suas propriedades adstringentes. Além disso, pode ajudar a prevenir e tratar dores de cabeça e enxaquecas.

4. Tratamento de feridas e infecções:

Diz-se que o ingá ferradura possui nutrientes com altos níveis de ácidos graxos ômega, polifenóis e vitamina E, que são bastante saudáveis. Além disso, tradicionalmente, esses princípios ativos são utilizados para curar feridas e prevenção de infecções.

5. Baixa a pressão arterial:

As propriedades cardiotônicas presentes no ingá ferradura, fazem dele, um dos melhores alimentos para baixar a pressão. Além disso, você pode se prevenir de doenças cardíacas, consumindo regularmente.

6. Fortalece o sistema imunológico:

O consumo do ingá ferradura ajuda a prevenir doenças corriqueiras, como gripes e resfriados. Além disso, contém vitamina C, um nutriente que intensifica tanto a produção como a atividade dos leucócitos (células de defesa do nosso organismo).

7. Previne o envelhecimento precoce:

Muito estudado pelos cientistas,  possui uma excelente composição. Além disso, é rico em compostos como catequinas, bioflavonoides e taninos, fazendo com que aja como um excelente antioxidante, o que faz com que seja um ótimo combatente dos radicais livres, responsável pela formação de tumores e do envelhecimento precoce da pele.

8. Favorece a saúde digestiva:

benefícios da ingá ferradura

O alto teor de taninos faz do ingá ferradura um importante agente anti-inflamatório. Além disso, em outras palavras, ajuda na melhoria da condição do trato digestivo através da prevenção de doenças como esofagite, enterite, síndrome do intestino irritável e gastrite.

9. Melhora a saúde ocular:

O ingá ferradura possui uma quantidade significativa de vitamina A. A vitamina A é de suma importância para combater e prevenir doenças oculares, como catarata, glaucoma e miopia.

10. Combate a prisão de ventre:

Possui enzimas que digestivas que são eficazes no combate a prisão de ventre. Além disso, se você quer se prevenir da prisão de ventre, consuma regularmente para não sofrer desta condição.

11. Previne a artrite:

Se você é predisposta a desenvolver inflamações, como é o caso da artrite, saiba que consumir também pode ajudar neste sentido. Além disso, isso porque a fruta possui propriedades anti-artríticas, o que significa que ela pode prevenir o desenvolvimento da doença, além de evita crises no caso de pacientes já diagnosticadas.

Outros benefícios do ingá ferradura:

  • Previne Caspa;
  • Controla o diabetes;
  • Melhora a saúde do coração;
  • Fonte de vitamina A;
  • Combate o Reumatismo;
  • Auxilia na perda de peso;
  • Regula o colesterol;
  • Combate a anemia;
  • Melhora a saúde dos dentes.
Sair da versão mobile