Frutas

Açaí: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 16/02/2018 (atualizado em 28/07/2023)
beneficios do açai

Os benefícios do açaí são de grande importância para saúde em geral, pois, você já imaginou que uma pequena fruta redonda poderia mudar sua vida para melhor? O açaí é consumido por pessoas para melhor a qualidade de vida há milhares de anos. E há uma boa razão para isso.

Existem muitas frutas saudáveis que podem ser adicionadas em sua dieta, mas o açaí é uma das bagas mais saudáveis que podem ser encontradas. Além disso, essas frutas avermelhadas e redondas são encontradas nas florestas tropicais da América do Sul.

benefícios do acaí

Elas contêm antioxidantes, vitaminas e minerais importantes que ajudam na perda de peso, reduzem o colesterol e promovem um coração saudável além de fornecer vários outros benefícios.

O açaí possui várias propriedades que foram conhecidas por melhorar nossa saúde do corpo. Além disso, eles ajudam na prevenção da artrite, inflamação, disfunção erétil, obesidade, doenças cardíacas e colesterol.

Por isso, é seguro dizer que o açaí é saudável quando consumido regularmente. No entanto, não exagere demais. Além disso, verifique se há reações alérgicas antes de adicioná-lo em sua rotina diária.

Benefícios do açaí para saúde:

1. Fonte em antioxidantes:

Os alimentos que comemos e o ar que respiramos – tudo contém toxinas que podem prejudicar nosso corpo. Essas toxinas são composta principalmente de radicais livres. Além disso, um dos motivos que explica o porquê o açaí é tão popularmente usada na indústria da saúde é que tem níveis de antioxidantes excepcionalmente elevados em comparação com outros alimentos vegetais.

O açaí é conhecido por reparar o dano oxidativo causado por esses radicais livres ao corpo. Além disso, não só isso, esses antioxidantes inibem o crescimento de organismos prejudiciais e ajudam na desintoxicação do nosso corpo de todos os contaminantes que podem causar doenças cardiovasculares e câncer.

2. Previne doenças cardíacas:

Pesquisas mostram que o açaí são extremamente altas em antocianinas, antioxidantes que promovem a saúde do coração. Um estudo de 2014 feito em ratos submetidos a infarto do miocárdio (ataque cardíaco) concluiu que ajuda significativamente no tratamento de doenças relacionadas ao coração, como hipertrofia cardíaca, fibrose e disfunção cardíaca.

Outro estudo foi feito na Califórnia em 10 indivíduos com excesso de peso que receberam a polpa de açaí durante 30 dias. Além disso, houve redução nos níveis de açúcar no sangue, insulina e colesterol no organismo.

3. Ajuda na perda de peso:

Muitas marcas comercializam seus suplementos de açaí como uma solução para perda de peso. Mas o fato é que, embora possam ser extremamente saudáveis e contenham uma grande variedade de nutrientes, não basta consumi-los sozinhos para aumentar a perda de peso.

Pesquisas mostram que a fibra e o teor de ácidos graxos ajudam no aumento do metabolismo, aumento da queima de gordura e diminuir o desejo por comidas. Por isso, pode-se afirmar com segurança que o consumo açaí junto com uma dieta saudável pode ajudá-lo na perda de peso melhor e mais rápido.

acai benefícios

4. Promove uma boa digestão:

A grande quantidade de fibras presentes no açaí ajuda no melhoramento da digestão e a assimilação de nutrientes e previne a constipação. Além disso, tradicionalmente, o suco de açaí foi usado como tratamento natural para a diarreia. Acredita-se que limpe as toxinas e fortaleça o sistema digestivo.

5. Ajuda a combater células de câncer:

Vários estudos provaram que o consumo de açaí regularmente poderia ajudar na prevenção de vários tipos de câncer, particularmente aqueles do cólon e do peito. Além disso, um estudo realizado em 2014 afirmou que possuem propriedades anticancerígenas e podem ajudar no desenvolvimento de medicamentos quimiopreventivos.

Outro estudo do Texas sugeriu fortemente que continha propriedades anti-inflamatórias e citotóxicas que lutaram efetivamente e diminuíram o câncer de cólon.

6. Melhora o funcionamento cognitivo:

O açaí ajuda significativamente no mantimento da saúde do cérebro. Além disso, um estudo de 2012 realizado em ratos sugeriu que a polpa tem propriedades protetoras de células cerebrais, o que proporciona melhores funções cognitivas e motoras.

Outro estudo realizado em ratos em 2014 concluiu que os compostos presentes no açaí poderiam proteger seu cérebro de dano à medida que envelhecemos.

7. Promove a saúde das células:

As propriedades antioxidantes das bagas de açaí aumentam a eficiência das células na absorção de nutrientes e reduzem as chances de morte celular.

8. Impulsiona o sistema imunológico:

Um dos maiores benefícios de açaí é a sua capacidade de impulsionar e fortalecer o sistema imunológico. Os frutos ricos em antioxidantes combatem os radicais livres e protegem seu corpo de várias doenças e infecções. Além disso, um estudo de 2011 mostrou que as respostas imunológicas têm potencial de tratar asma e doenças infecciosas.

9. Aumenta os níveis de energia:

É rico em carboidratos, proteínas e gorduras boas que ajudam no mantimento de nossos níveis de energia e energia elevados. Além disso, esta fruta é comumente denominada “Viagra da Floresta Amazônica”, uma vez que aumenta a libido e melhora o desejo sexual.

O açaí também é conhecido por melhorar a circulação sanguínea. Além disso, ainda não há pesquisas que apoiem esta reivindicação, mas recebeu depoimentos positivos de muitas pessoas.

benefícios do açaí para saúde

10. Ajuda na cura de feridas:

O açaí possui propriedades significativas para cicatrização de feridas, devido à sua natureza anti-inflamatória. Além disso, um estudo de 2017 constatou que uma ferida inflamada cicatrizou mais rapidamente após 24 horas do uso extratos.

11. Promove uma boa noite de sono:

É conhecido não só para aumentar os níveis de energia e resistência, como também para promover um melhor sono à noite. Além disso, tome um copo de suco de açaí antes de ir dormir todas as noites, e veja uma diferença em breve. No entanto, é necessária mais pesquisa para fundamentar essa afirmação.

12. Combate o envelhecimento precoce:

O açaí são uma potência de nutrientes importantes. Eles também possuem propriedades antioxidantes, o que ajuda no combate aos radicais livres e atrasa os sinais de envelhecimento.

Essas propriedades torna-o um ingrediente perfeito para cremes faciais e corporais antienvelhecimento. Além disso, usá-los todos os dias mantém a pele brilhante e saudável.

13. Controlar a hiperpigmentação: 

Açaí foi considerado um dos ingredientes mais benéficos para tratar a hiperpigmentação.

14. Previne a acne:

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, é excelente no controle da acne e dos surtos.

15. Limpa as manchas da pele:

Caso tenha marcas de acne ou cicatrizes, o uso de açaí pode aliviar a situação. Além disso, esmague algumas bagas e um abacate e aplique como se fosse uma máscara no rosto.

Deixe por cerca de 10-15 minutos e depois lave. Além disso, este tratamento deixará sua pele lisa e sem defeito.

16. Atua como hidratante para pele:

Sua pele facial é propensa ao desgaste devido à exposição excessiva ao sol, produtos químicos e poluentes. Além disso, os antioxidantes presentes no açaí ajudam na reparação do dano e reabastecimento da umidade perdida.

17. Promove lábios macios:

A aplicação do suco de açaí é conhecida por manter os lábios hidratados, macios e lustrosos devido às suas excelentes propriedades hidratantes.

18. Fortalece os fios do cabelo:

O açaí, sendo uma potência de nutrientes essenciais, ajuda no mantimento de um couro cabeludo saudável e fortalece as raízes do cabelo. Além disso, por sua vez, evita a queda do cabelo.

benefícios do açaí para saúde e beleza

19. Auxilia no crescimento do cabelo:

É rico em proteínas, gorduras saudáveis (ômega 3, 6 e 9) e uma grande variedade de vitaminas, como o complexo A. Além disso, vitamina do complexo B, Vitamina C e Vitamina E. Todos esses nutrientes trabalham juntos para ajudar o crescimento do cabelo.

20. Saúde do couro cabeludo:

açaí contêm uma quantidade significativa de zinco e ácido fólico. Além disso, o zinco é conhecido por beneficiar grandemente a saúde do couro cabeludo e prevenir a queda de cabelo, tornando as raízes mais fortes.

O ácido folicular melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, ajuda na regeneração das células que contribuem para o crescimento do cabelo e evita o enrugamento dos cabelos.

Sair da versão mobile