Início » Benefícios das Frutas » 30 benefícios do cacau para saúde!

30 benefícios do cacau para saúde!

Cacau- benefícios

O cacau, é a semente do fruto do cacaueiro e o principal ingrediente do chocolate ele é muito importante, pois é rico em flavonóides e antioxidantes, tendo ainda mais que o açaí e a blueberry.  Além disso, os benefícios do cacau proporciona muitos benefícios para saúde geral do corpo, evitando assim uma série de doenças.

Grãos de cacau são carregados com antioxidantes poderosos, bem como, importantes minerais e vitaminas. Para ter uma ideia, ele contém mais antioxidantes, polifenóis, catequinas e epicatequinas que o vinho tinto, morango, romã e chá verde, combinados.

O fruto alongado, amarelo e de casca dura, chegando a medir 20cm de comprimento. Sua polpa é mucilaginosa, podendo ser branca ou rósea, e envolve sementes avermelhadas.

cacau
cacau

Valor nutricional do cacau:

O cacau é rico em minerais , como ferro , magnésio, cálcio , fósforo, cobre e manganês . É também uma boa fonte de selênio, potássio e zinco, ao mesmo tempo em que fornece ao organismo carboidratos, proteínas e fibras alimentares.

Além disso, o conteúdo de colesterol nele é quase insignificante. Contém manteiga de cacau, que é uma mistura de gorduras monoinsaturadas como ácido oleico e gorduras saturadas, nomeadamente ácido esteárico e ácido palmítico.

Benefícios do cacau para saúde:

1. Ajuda a regular o intestino:

Porque possui flavonóis e catequinas que chegam ao intestino grosso onde podem aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são boas para a saúde;

2. Tratar a asma brônquica:

Cacau contém xantina e teofilina, que ajuda a relaxar espasmos bronquiais e abertura brônquios constrição. Isso facilita um fluxo fácil de ar e é valioso na cura de várias alergias, inclusive a asma e falta de ar. O consumo de cacau, portanto, ajuda no alívio da asma brônquica.

3. Ajuda a melhorar o humor:

O Cacau combater a depressão e a ansiedade, por aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bom humor.

4. Contém ação antioxidante:

Um estudo de pesquisa comparativo tornou evidente que ele exibe maior atividade antioxidante que o chá preto , o chá verde e o vinho tinto . Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres à base de oxigênio presentes no organismo.

Além disso, é abundante em fitoquímicos fenólicos e possui uma grande quantidade de flavonóides também.

5. Melhorar a saúde cerebral:

Os cientistas sugeriram que o cacau rico em flavonol pode auxiliar na manutenção de um cérebro saudável. Esses benefícios neuroprotetores também podem ter efeitos favoráveis ​​nas funções de aprendizagem e memória. As descobertas defendem que o consumo de produtos à base de cacau aumenta o fluxo de sangue para o cérebro e forneceu evidências do potencial terapêutico para curar distúrbios vasculares .

6. Acelera a cicatrização:

Os extratos de cacau foram confiáveis ​​para suas propriedades terapêuticas e curativas de feridas na fabricação de medicamentos naturais. Os extratos do cacau ajudam na prevenção do desenvolvimento de vários tipos de infecções no corpo. Juntamente com a medicação apropriada, também foi considerado útil na erradicação da bactéria Helicobacter pylori do corpo.

7. Combater obesidade:

A ingestão  ajuda na modulação do metabolismo lipídico e na redução da síntese e transporte de ácidos graxos. Além disso, ele também demonstrou uma melhora na termogênese, o mecanismo de produção de calor nos tecidos adiposos brancos e no fígado.

8. Saúde do coração:

É rico em flavonóides, nomeadamente, procianidina, catequina e epicatequina, que possuem propriedades antioxidantes e ajudam a proteger as células dos danos enquanto fortalecem o coração.

Também ajuda a melhorar a função endotelial e estimular o colesterol HDL benéfico. Isso ajuda na prevenção da formação de coágulos sanguíneos fatais , que podem levar ao acidente vascular cerebral ou à insuficiência cardíaca. As placas de sangue desempenham um papel importante nas doenças cardiovasculares.

benefícios do cacau
benefícios do cacau

9. Trata a constipação:

De acordo com um estudo feito em pacientes pediátricos, o consumo de produtos de cacau ricos em fibras resultou em tempos de trânsito colônicos, retais e intestinais mais rápidos.

Outro estudo também defendeu que o consumo regular de produtos de cacau mostrou incentivar uma melhor função intestinal por uma redução no tempo de movimento intestinal, aumentar a freqüência de movimentos intestinais e fazer uma consistência mais suave das fezes sem induzir outros efeitos colaterais, como desconforto gastrointestinal ou abdominal dor .

10. Evita o estresse oxidativo:

Os polifenóis no cacau são antioxidantes que impedem que os radicais livres danifiquem as células.O cacau mostrou ter uma capacidade antioxidante maior que o chá verde e preto e o vinho tinto.

11. Reduz síndrome de fadiga crônica:

Um estudo mostrou que o consumo diário de altas concentrações de polifenóis de cacau reduziu a síndrome da fadiga crônica, em comparação com o placebo.

12. Tratar transtornos cerebrais:

Devido às propriedades antioxidantes dos polifenóis, o consumo de cacau reduziu a produção de ROS, potencialmente protegendo contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e demência.

13. Benefícios para estética:

O cacau contêm Algumas substâncias como o retinol, ácido ascórbico e as vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3, a polpa do cacau se tornou uma grande aliada da indústria da beleza.

O alimento é utilizado em máscaras que ajudam a promovem a hidratação e oxigenação da pele. O ácido presente na polpa do cacau realiza uma leve esfoliação, eliminando as células mortas e suavizando as linhas finas.

Veja Também: Shake de Cacau Para Aliviar a Menopausa!

14. Trata a deficiência de cobre:

O cacau amplia seus benefícios ao tratamento de deficiência de cobre em pacientes com nutrição enteral de longo prazo. Além disso, os estudos de pesquisa revelaram que o feijoeiro é bastante valioso na terapia de substituição de cobre e resultou em melhorias significativas no nível de hemoglobina, contagem de leucócitos e teor de cobre em tais pacientes.

15. Tratar distúrbios neurodegenerativos:

A presença de grandes flavonóis como epicatequina e catequina no cacau mostrou efeitos benéficos no tratamento de doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer.

Além disso, as pesquisa sugerem que esses fitoquímicos possuem qualidades sinérgicas, que ajudam a reduzir o estresse oxidativo na mente. Isso ajuda a prevenir o dano das células neuronais e exerce um efeito protetor na membrana celular contra a citotoxicidade.

16. Previne a deficiência de magnésio:

Outro benefício dos produtos de cacau é o seu papel na prevenção dos efeitos negativos de uma deficiência de magnésio no organismo. Um estudo de pesquisa investigativa confirmou que o consumo regular de produtos pode ser benéfico na prevenção dos efeitos adversos causados ​​devido a uma dieta que falta em magnésio por um longo período de tempo.

17. Reduz a tosse:

Além disso, a manteiga de cacau é amplamente utilizada para tratar a tosse, em combinação com leite quente e mel. No entanto, a manteiga de cacau também pode ser esfregada no peito e de volta para reduzir a tosse.

Vários estudos mostraram que a teobromina e a cafeína, dois componentes ativos da manteiga de cacau, são eficazes na redução da tosse.

18. Melhorar a função renal:

Um estudo piloto em ratos mostrou que ratos com suplemento de manteiga de cacau reduziram os níveis de creatinina e podem melhorar a função renal.

19. Fonte de nutrientes:

Beber o suco de cacau preparado a partir da polpa beneficia a saúde do organismo porque ela serve como fonte de alguns nutrientes que o corpo humano necessita para funcionar adequadamente. Portanto, isso inclui vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C, ferro, fósforo e cálcio.

20. Saúde do cérebro:

Além disso, pesquisadores também já afirmaram que os flavonoides podem estender os seus benefícios à manutenção de saúde do cérebro, em uma espécie de efeito neuroprotetor.

Acredita-se que isso pode traduzir em efeitos benéficos para a aprendizagem e funções da memória. Além disso, a hipótese é que a ingestão de produtos à base do cacau podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro.

benefício do cacau
benefício do cacau

21. Ajuda na perda de peso:

Um bom número de benefícios de saúde que são conhecidos por ter contribuído indicam a possibilidade de que eles poderiam ser um auxílio de perda de peso. Pesquisa mostram que os polifenóis podem melhorar a sensibilidade à insulina.

Além disso, os cientistas estão estudando a relação entre a obesidade e uma condição conhecida como síndrome de resistência à insulina. O aumento da sensibilidade à insulina, a partir do grãos e escuro por exemplo, podem apoiar os esforços na perda de peso.

Veja Também: Como PERDER PESO em Poucos Dias Sem Fazer Academia!

22. Melhora a função cognitiva:

Os flavonóides de cacau melhoram a saúde cerebral e a função cognitiva através de mecanismos diretos e indiretos. No entanto, os flavonóides desempenham um papel na saúde cerebral, protegendo, aprimorando a função e criando novos neurônios. O cacau também podem reverter o dano neuronal em doenças de Alzheimer e Parkinson.

23. Antidepressivo:

Os grãos do cacau são considerados como um anti-depressivo natural. No entanto, estes grãos contêm dopamina, feniletilamina (PEA) e serotonina, os quais são usados ​​para promover a saúde mental e um bom humor.

Além disso, estes grãos também contêm inibidores da monoamina oxidase e aminoácido triptofano. Além disso, os inibidores da monoamina oxidase (MOA) trabalham para manter a dopamina e serotonina na corrente sanguínea por mais tempo, o que poderia aliviar a depressão e promover a sensação de bem-estar. O triptofano é importante na produção do corpo de serotonina.

Veja Agora neste Vídeo outros Benefícios do Cacau Para Saúde:

24. Reduz o nível de triglicerídeos:

Muitos estudos mostraram que há uma redução significativa do nível de triglicerídeos para aqueles que atualmente estão consumindo cacau cru como parte de sua dieta diária.

25. Inibir a catarata:

A catarata é uma das condições que poderiam ser evitadas naturalmente apenas pelo consumo de cacau. É devido às proantoquinidinas contidas no cacau que ajudarão a inibir a formação da catarata.

26. Trata a asma naturalmente:

Nem todos sabem que a asma não é apenas sobre problemas respiratórios porque a asma é, na verdade, um dos efeitos da reação alérgica. Então, o que devemos fazer para tratar a asma é evitar o gatilho em todas as contas. Além disso, o cacau contém xantina e teofilina, que é valioso para curar várias alergias.

Outros benefícios do cacau para saúde:

  • Ajuda na Saúde dos Dentes;
  • Previne Dores no Estômago;
  • Previne a Diabetes;
  • Fonte de Nutrientes .

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

6 comentários

  • […] diuréticas. Só não vale combiná-lo com outros alimentos calóricos e cheios de gordura, como chocolate, cremes e chantilly, por […]

  • […] pesquisadores afirmam que quando os primeiros índios chegaram ao continente americano, o cacau era cultivado pelos astecas, incas e maias na América Central. Já uma outra vertente, baseada em […]

  • […] escuro: procure um chocolate escuro que contenha pelo menos 200 mg de fenóis de Cacau que podem reduzir a pressão […]

  • […] estudo descobriu que o cacau em pó e o chocolate amargo tinham mais atividade antioxidante do que os pós e sucos feitos de […]

  • […] para as celulites. Em combinação com a vitamina E e loções que possuem colágeno, a manteiga de cacau se torna muito poderosa e eficiente para a eliminação das celulites. Ela também irá ajudar a […]

  • […] algumas colheres de manteiga de cacau no micro-ondas, espalhe a manteiga de cacau em sua pele e massageie suavemente o pescoço e a […]

Deixe um comentário