Benefícios das Frutas

Pera do campo – o que é, benefícios e como usar!

pera do campo

A pera do campo é uma fruta pouco conhecido, mais com muito benefícios para o organismo, é rica em vários nutrientes, então, é uma ótima opção para quem deseja ter uma boa saúde. Fruto pode ser consumido ao natural, ou sob a forma da deliciosa “limonada-de-cabacinha-do-campo”, famosa na obra do escritor Guimarães Rosa. Além disso, apropriada para cultivo em vasos e bonsais.

pera do campo
pera do campo

O fruto pode ser consumido ao natural, ou sob a forma da deliciosa “limonada-de-cabacinha-do-campo”, famosa na obra do escritor Guimarães Rosa. Além disso, apropriada para cultivo em vasos e bonsais.

O que é pera do campo?

Na natureza existem 2 espécies de pera do campo (Antes considerada variedade pelo fato de falta de material bibliográfico para uma correta identificação). Além disso, a espécie que dá frutos grandes de até 10 cm e notadamente pubescentes (com pelos longos) continua sendo classificada como Eugenia klotzschiana.

E outra variedade nativa e encontrada por mim no estado de São Paulo que dá frutos menores de 3 a 6 cm com casca bem amarela e glabra (sem pelos) que estava classificada como Eugenia klotzschiana var. glabrata trata-se na verdade da endêmica Eugenia arenosa.

Frutifica nos meses de Dezembro a Janeiro. Além disso, os frutos são consumidos preferencialmente na forma de sucos com leite ou usados para fazer sorvetes, bolos e geleias. A planta não pode faltar em projetos de recuperação dos cerrados.

Benefícios da pera do campo:

Muitos médicos recomendam peras para os bebês quando eles estão no desmame. Além disso, isso ocorre porque a pera do campo é uma fruta ácida baixa que não é susceptíveis de causar problemas de digestão em pequenas barrigas ou por causar alergia.

1. Promove uma gravidez saudável:

Para evitar defeitos no bebe, é importante para uma mulher grávida consumir ácido fólico suficiente. Além disso, peras conter 10 à 20 mcg (cerca de 5% da RDA) da forma natural de ácido fólico, e eles devem ser incluídos em uma dieta pré-natal saudável.

2. Para a pele e cabelos:

Para as vaidosas de plantão, a boa notícia é que a pera do campo também pode ser de grande ajuda para potencializar a saúde e beleza da pele e cabelos. Isso porque a fruta é rica em antioxidantes, como é o caso dos carotenoides, que são capazes de combater os radicais livres causadores do envelhecimento precoce.

Sendo assim, ao consumir a pera, é possível eliminar e prevenir o aparecimento de rugas, linhas de expressão e manchas e manter a pele muito mais jovem, saudável e bonita. Ainda, esses mesmos antioxidantes são ideais para melhorar a saúde do couro cabeludo e, portanto, evitar a perda capilar.

3. Aumenta a imunidade:

Excelente fonte de vitamina C, a pera do campo também pode fortalecer o nosso sistema imunológico, aumentando as defesas do corpo contra diversos tipos de doenças, como gripes e resfriados, por exemplo. Além disso, isso é possível porque esse nutriente é capaz de intensificar a produção de leucócitos (células de defesa do organismo) e, graças à sua reflorescência, aliviar a febre causada por esses quadros.

4. Para o sistema imunológico:

O consumo de pera ajuda a prevenir doenças corriqueiras, como gripes e resfriados. Além disso, a pera do campo contém vitamina C, um nutriente que intensifica tanto a produção como a atividade dos leucócitos (células de defesa do nosso organismo). E, por ser tão refrescante, ela também ajuda a aliviar a febre.

5. Ajuda a evitar alergias:

As peras são consideradas por algumas pessoas de ser um alimento hipoalergênico, que é por isso que elas são frequentemente recomendada para pessoas que sofrem de alergias alimentares e bebês de desmame.

No entanto, elas não são completamente hipoalergênico, algumas pessoas têm reações alérgicas a pera do campo, especialmente aquelas pessoas que são alérgicas ao pólen de bétula ou Alder.

6. Fornecer energia:

Graças ao alto teor de glicose presente em sua composição, a pera do campo também pode ser usada, inclusive por atletas ou praticantes de atividades físicas, para ter mais energia e disposição para as tarefas do dia a dia e exercícios físicos. Além disso, isso porque a fruta é absorvida mais facilmente pelo corpo e se converte em energia.

7. Ajuda a regular o intestino:

Por ser uma boa fonte de fibras, podendo fornecer ao corpo uma quantidade de 5,5 gramas para uma fruta de tamanho médio, a pera pode ser ideal para melhorar a digestão e regular o intestino. Além disso, isso porque os nutrientes do tipo insolúveis encontrados em sua composição podem fazer o intestino trabalhar de forma melhor e, com isso, evitar a prisão de ventre, hemorroidas e diverticulites.

8. Para o intestino:

Como vimos, a pera do campo é uma excelente fonte de fibras, solúvel e insolúvel, para o organismo. Além disso, uma unidade média possui cerca de 5,5 gramas de fibra. As fibras mais encontradas na pera são de polissacarídeos não-solúveis, como a pectina.

A ingestão de fibras na dieta ajuda a manter o intestino saudável. Além disso, como já vimos, sua fração solúvel, além de reduzir a absorção de colesterol e glicose, ajuda a evitar o câncer colo-retal. A fração insolúvel evita os quadros de constipação e a ocorrência de diverticulites e hemorroidas.

Como usar a pera do campo:

Torta de pera do campo:

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo e mais 3 colheres (sopa) 1 1/3 xícara (chá) de açúcar e mais
  • 2 colheres (sopa) 1 pitada de sal 5 colheres (sopa) de manteiga 1 colher (sopa) de Água gelada
  • 6 unidades de pera do campo sem casca e sem sementes 3 unidades de gema de ovo 1 xícara (chá) de
  • leite 4 colheres (sopa) de geleia de damasco gota de essência de baunilha a gosto

    beneficios da pera do campo
    benefícios da pera do campo

Modo de Preparo:

  • Aqueça o forno a 180 °C.
  • Misture 1 xícara (chá) de farinha, 1/3 de xícara (chá) de açúcar e o sal em uma tigela.
  • Junte a manteiga e misture-a com a ajuda de uma faca.
  • Acrescente a água e incorpore-a rapidamente. Trabalhe pouco a massa.
  • Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por uma 1 aproximadamente.
  • Abra a massa e forre o fundo e as laterais de uma forma untada e enfarinhada.
  • Fure a massa com um garfo e asse no forno por 20 minutos.
  • Deixe esfriar completamente.
  • Coloque as peras do pampo com 1/2 xícara (chá) de açúcar em uma panela e cubra com água fria.
  • Ferva por 10 minutos, retire as frutas e deixe a calda se reduzir.
  • Reserve as duas separadamente.
  • Bata as gemas com o açúcar restante e junte a farinha restante.
  • Coloque o leite e a baunilha e leve ao fogo até engrossar. Não pare de mexer.
  • Despeje o creme frio sobre a massa e cubra com as peras.
  • Misture a calda reduzida com a geleia e regue as Peras do Campo .

Efeitos colaterais da pera do campo:

  • Consumir muitas pera do campo são ruins para a saúde digestiva:
  • Consumo excessivo de pera pode levar ao ganho de peso:
  • vitamina C de mais no organismo é ruim para a nossa saúde:
  • Comer Pera em Excesso Pode Aumentar Risco de câncer:

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário