Porangaba – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Porangaba – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (93.64%) 22 vote[s]

Porangaba – O que é, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, a Porangaba é rica em diversas propriedades medicinais que fortalecem o organismo, e combate diversas doenças. A Porangaba é um fruto de uma árvore que tem flores brancas e se desenvolve mais nas regiões norte e nordeste, apesar de poder ser encontrada em boa parte do país.

porangaba

A Porangaba tem o apelido de cafezinho pois seus grãos se assemelham ao grão do café. Também é chamada de cafezinho do mato, por seu alto teor de cafeína. Ela é indicada em dietas para a perda de peso, como redutora do excesso de gordura localizada, no tratamento da retenção de líquidos, como energizante, como cardiotônica e ainda por sua ação antiviral.

Propriedades da Porangaba:

Como supressora do apetite, a fruta ajuda a emagrecer, tem ação diurética, cardiotônica e estimulante da circulação; pode ser usada para evitar o depósito de gorduras na parede das artérias e também no combate ao vírus do herpes tipo um. Veja também os Benefícios da Porangaba Para Saúde:

Benefícios da Porangaba Para Saúde:

Ajudar na Redução da Celulite:

Consumir o chá feito com esta fruta ajuda no combate à celulite. Pois ela é um poderoso diurético natural e tem ação anti-inflamatória. O que faz muito bem para eliminar a celulite. Além de eliminar gordura localizada, que inflama e causa a celulite.

Alivia a Febre:

O chá feito com a Porangaba ajuda na redução da febre e auxilia na melhora da circulação sanguínea.

Age Como Energético Natural:

Um dos principais benefícios da Porangaba é a sua capacidade energizante. Esta propriedade vem da alta concentração de cafeína do grão da Porangaba. Este é um ótimo benefício pois quando o quesito é emagrecimento e dietas, quase nunca nos sobra energia para a prática de exercícios físicos.

Ela pode ajudar até nisso. Ela dá uma ajudinha no emagrecimento e ainda fornece energia para os exercícios

Combate a Tosse:

A Porangaba tem propriedades expectorantes e antivirais, ela também alivia as irritações da garganta, o que melhora a tosse.

Ajuda a Emagrecer:

Um dos melhores benefícios desta fruta é seu potencial emagrecedor. Ela tem efeito saciador, ela diminui o apetite durante um tempo maior.

Como Fazer Chá de Porangaba:

  • Em uma panela coloque um litro de água e quatro colheres de sopa da erva (caso você deseje fazer uma maior quantidade é só seguir a regrinha de quatro colheres de sopa para cada litro de água);
  • Leve a panela ao fogo e desligue assim que a água começar a ferver;
  • Tampe a panela e mantenha a mistura abafada por, no mínimo, dez minutos;
  • Coe e adoce como preferir.

Para sentir os efeitos da fruta no organismo com mais rapidez é necessário que sejam tomadas de quatro a cinco xícaras do chá, por dia.

beneficios da porangaba

Contraindicações da Porangaba:

A fruta, por ser diurética, deve ser consumida com cautela, atento com a questão da hidratação. Quem a consome sempre deve tomar líquidos (de preferência água) para manter um equilíbrio saudável no organismo.

Contém cafeína, por isso não é indicada para pessoas que sofram de nervosismo, estresse, ansiedade, insônia e outros problemas muito comuns em pessoas viciadas em café, por exemplo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *