Benefícios das Frutas

20 benefícios da acerola para saúde!

benefícios da acerola

A acerola é conhecida cientificamente como Malpighia Glabra / Emarginata. É uma baga suculenta e vermelha com muitas sementes, bom gosto e saúde variada, bem como benefícios medicinais. O principal beneficio da acerola é fornecer suplemento de Vitamina C. Além disso, ela possui benefícios variados.

benefícios da acerola
benefícios da acerola

A acerola é usada como um remédio para resfriado, febre, infecção das gengivas, cáries dentárias e outros problemas de saúde. Mas pesquisas detalhadas revelaram que pode ser consumido para se livrar de uma série de doenças crônicas e mortais também.

Esta fruta vem embalada com nutrientes, o que ajuda a manter o corpo apto e livre de doenças.

Propriedades nutricionais da acerola: 

Além das Vitamina C e A, também é carregada com vários outros nutrientes que são essenciais para manter a funcionalidade normal do nosso sistema.

Estes incluem B-Vitaminas (B1 ou Tiamina, B2 ou Riboflavina, B3 ou Niacina, B5 de ácido pantotênico, B9 ou ácido fólico, etc.).

Minerais e eletrólitos (Ferro, Magnésio, Potássio, Cálcio, Zinco, cobre, fósforo, etc.), ácido málico, açúcares (sacarose, frutose, dextrose, etc.), fibras alimentares, proteínas, lipídios, ácidos gordurosos e assim por diante.  Agora confira os 20 Benefícios da Acerola Para Saúde:

1. Acerola é um suplemento de vitamina C: 

Esta fruta é amplamente conhecida pelo seu alto nível de conteúdo de Vitamina C. Contém a segunda maior quantidade de Vitamina C logo após a baga neuro-protetora ‘camu camu’.

O consumo de apenas um par de estas bagas pode satisfazer a ingestão diária recomendada de Vitamina C. Além disso, cerca de 180 ml de suco da fruta contém tanto quanto Vitamina C presente em 14 litros de Suco de Laranja.

Veja também: Os 14 Benefícios da Vitamina de Acerola Para Saúde!

2. Previne escorbuto: 

Sendo uma rica fonte de Vitamina C, ela pode parar o escorbuto, o que é causado devido à deficiência desta vitamina.

3. Excelente suplemento de vitamina A: 

O conteúdo de Vitamina A de uma pequena baga é igual ao de uma cenoura de tamanho normal! Podemos facilmente cumprir nossas necessidades diárias desta vitamina comendo 1 ou 2 acerola por dia. Então, ele pode ser usado como um suplemento natural de vitamina A também.

4. Melhora a visão: 

Devido ao seu elevado nível de conteúdo de Vitamina A, ajuda a melhorar a nossa visão. Também ajuda a evitar hemorragias retinianas (sangramento nos olhos), bem como a formação de cataratas.

5. É rica em antioxidantes: 

A fruta é embalada com compostos de antocianidina polifenólicos, como ácido ferúlico, quercetina, taninos, ácido clorogênico, cianidina-3-glicosídeo e muito mais, que oferecem excelentes propriedades antioxidantes.

Além disso, as Vitaminas A e C no concentrado de suco de acerola funcionam como antioxidantes naturais. Todos estes ajudam na prevenção de infecções e envelhecimento celular, tornando o sangue livre de radicais livres nocivos.

acerola é rica em antioxidantes
acerola é rica em antioxidantes

6. Melhora a Imunidade: 

Os antioxidantes, especialmente os compostos fitoquímicos, bem como a Vitamina C, presentes na baga desempenham um papel fundamental para tornar o nosso sistema imunológico mais forte. Eventualmente, ajuda-nos a ficar longe de inflamação, doenças degenerativas, cânceres, etc.

7. Aumenta a produção de colágeno: 

Estudos descobriram que o conteúdo de Vitamina C pode produzir colágeno suficiente em nosso corpo, o que é necessário para combater o envelhecimento e aumentar o desempenho das pessoas esportivas.

8. Melhora o metabolismo: 

Como dito anteriormente, a fruta compreende uma boa quantidade de vitaminas do complexo B, que ajudam nosso metabolismo e facilitam a digestão de carboidratos, proteínas e gorduras.

9. Resolve problemas gastrointestinais: 

O alto teor de fibra alimentar da fruta pode manter todo o nosso sistema gastrointestinal saudável, facilitando os movimentos intestinais e a limpeza dos intestinos. Portanto, trata problemas digestivos, como constipação, diarreia, disenteria, etc.

10. Oferece melhor saúde cardíaca:

Ela é capaz de manter nosso sistema cardiovascular forte, regulando o nível de pressão arterial e normalizando o ritmo cardíaco. O extracto da baga também é conhecido por adiar as doenças das artérias coronárias, aterosclerose, trombose, etc.

Veja também: Suco de Acerola Para Reduzir os Níveis de Colesterol!

11. Reduz o nível de açúcar no sangue: 

Já disse que esta fruta contêm muitos antioxidantes, incluindo ácido clorogênico. Quando tomado em forma de suco, o controla o nível de glicose na corrente sanguínea. Reduz os riscos de hiperglicemia, diabetes mellitus e diabetes tipo 2.

12. Combate o estresse oxidativo: 

O seu extrato é muito útil na luta contra o “estresse oxidativo”, que previne o envelhecimento precoce. É benéfico para manter uma série de doenças fatais na baía.

13. Previne o câncer de pulmão: 

Mostrou sua eficiência no tratamento do câncer de pulmão, desacelerando e interrompendo o crescimento anormal de células cancerosas no órgão.

14. Promove a perda de peso: 

Sendo extremamente baixo em gordura e calorias, ela ajuda a perder o excesso de peso corporal. Além disso, aumenta o metabolismo e fornece nutrição necessária para nossas células. Que são necessárias para controlar a obesidade e alcançar a saúde ideal. Então, inclua esta fruta em sua dieta regular hoje e dê-se um importante aumento da saúde!

15. Melhora a condição da pele:

O alto teor de Vitamina C ajuda a formar colágeno, o bloco de construção da pele saudável. Isso o mantém tonificado e jovem em aparência. Além disso, as antocianinas ajudam a prevenir a inflamação nos tecidos exteriores da pele, assim como no interior do corpo.

acerola melhora a condição da pele
acerola melhora a condição da pele

16. Promove boa digestão: 

A fibra dietética ajuda a aumentar a saúde digestiva. Também alivia inchaço, constipação, cólicas, diarreia, úlceras gástricas e outros problemas gastrointestinais.

17. Melhora o funcionamento da tireoide:

Graças à Vitamina C presente em sua composição nutricional, que tem sua ação antioxidante reforçada pelo colágeno e ferro, é possível controlar a produção de hormônios no corpo, inclusive a tireoide. Por isso, consumir a fruta pode ajudar no tratamento contra as consequências do aumento ou diminuição do hormônio no organismo.

18. Oferece energia ao corpo: 

Além de ajudar a dar aquela emagrecida na silhueta que a gente tanto sonha, a ela também é capaz de oferecer mais energia ao corpo, melhorando a disposição para as atividades do dia a dia e, principalmente, durante os treinos na academia, no caso das mulheres que praticam atividades físicas de forma regular.

O beneficio da acerola é decorrente da quantidade de carboidratos presentes na composição nutricional da fruta. Que são transformados em energia para ser gasta durante os exercícios físicos. O que eleva o gasto calórico e ajuda na redução de gordura corporal.

19. Ajuda na cicatrização: 

Aponta-se como uma fruta funcional para o tratamento e saúde da pele, e os benefícios não só são convenientes para a redução de evidências de acnes ou manchas, mas também para auxiliar na cicatrização de ferimentos.

Esse efeito é garantido pela Vitamina C, que favorece a saúde dos tecidos. Impulsionando o surgimento de células novas, ela pode acelerar o processo de cicatrização, eliminando as marcas da pele.

Confira através do vídeo abaixo outros benefícios da acerola para saúde:

Efeitos colaterais:

Esta fruta é segura para comer. Também não é um alimento alergênico. No entanto, algumas pessoas relataram reações negativas ao comê-las. Estes incluem estômagos irritados, insônia. Comer muito também pode causar diarreia.

O alto teor de Vitamina C também pode ser perigoso se você sofre de gota ou tem cálculos renais. A Vitamina C pode realmente aumentar os níveis de ácido úrico.

Se você está tomando probióticos para perda de peso, evite comer a fruta. Também pode causar efeitos colaterais de náuseas, cólicas e diarreia.

Desconhece-se se seu uso durante a gravidez ou a lactação causa efeitos colaterais nocivos. Como medida de segurança, é melhor consultar um médico antes de tomar suplementos de acerola.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

13 comentários

  • […] Acerola. […]

  • […] e no litoral das regiões norte e nordeste. É pertencente à família Malpighiaceae, a mesma da acerola. O benefício do Murici com relação ao controle de diabetes, é um dos seus benefícios mais […]

  • […] Alho; Cebola; Salmão; Limão; Laranja; Acerola; Gengibre; Chá verde; Cenoura; Couve; […]

  • […] alimentos ricos em Vitamina C, tais como laranja, acerola e abacaxi, ajudam a fortalecer as defesas do corpo porque contém antioxidantes que combatem os […]

  • […] pois, é uma forma natural de conseguir uma boa saúde e um corpo saudável. Além disso, a acerola é uma fruta cujo nome científico é Malpighia emarginata e também pode ser conhecida por outros […]

  • […] 8 unidades de Acerola. […]

  • […] 6 acerolas; […]

  • […] 6 acerolas; […]

  • […] 6 acerolas; […]

  • […] 1 xicara (chá) de acerola […]

  • […] 6 acerolas; […]

  • […] 6 acerolas; […]

  • […] a anchova tem pra nos dar. Combinar o consumo da anchova, com frutas antioxidante como Goji Berry e Acerola pode ser excelente para seu […]

Deixe um comentário