Benefícios das Frutas Alan Costa

30 benefícios da abóbora para saúde!

A abóbora, é rica em nutrientes que favorecem a saúde da pele e de todo o organismo, elas são frutos da aboboreira também conhecida como jerimum, e tem seu nome atribuído a várias espécies de plantas da família Cucurbitaceae.

Nativa da América do Sul, ela é bastante cultivada em todo o mundo por ser uma fruta muito nutritiva com excelente sabor. Portanto, no Brasil as abóboras são cultivadas há muito tempo e já faziam parte da alimentação dos indígenas, bem antes da colonização.

Veja também: Os 10 Benefícios da Vitaminas de Abóboras Para Saúde…

benefícios da abobora

benefícios da abóbora

As abóboras é facilmente encontrada no Brasil. Sua época de safra é de maio a setembro, quando as frutas estão no ponto perfeito para consumo. Na hora de escolher ela deve ser muito observada: sua casca deve estar lisa, sem manchas e sem brilho.

E não se deixe impressionar pelo tamanho, muito grandes normalmente são as menos saborosas. Além disso, caso comprar aos pedaços seja a opção melhor para evitar o desperdício, observe o aspecto no geral e se tem manchas escura.

Valor nutricional da abóbora:

A abóbora que é tão rica em sabor, é igualmente rica em nutrientes que beneficiam nosso organismo. Além disso, ele é boa fonte de betacaroteno, vitamina C e vitamina E que têm propriedades antioxidantes e de vitaminas do complexo B. Ainda é rico em fibras e fonte de cálcio, ferro, fósforo e potássio.

Benefícios da abóbora para saúde e beleza:

1. Combate os radicais livres:

As abóboras são embaladas com carotenoides, que ajudam a proteger suas células contra danos causados pela ação dos radicais livres.

Veja também: Os 10 Benefícios da Vitaminas de Abóboras Para Saúde…

2. Aumenta imunidade:

Como as cenouras, esta fruta laranja é rica em beta-caroteno, bem como alfa-caroteno e beta-criptoxantina. Depois de consumir beta-caroteno, por exemplo, seu corpo converte-o em vitamina A, tudo enquanto aumenta a função imune geral.

3.  Favorece a saúde da pele:

Com base no conteúdo antioxidante, muitas empresas agora utilizam suas propriedades para produzir produtos de cuidados da pele. Sim, é certo  a abóbora pode ser aplicada topicamente, ajudando a aumentar o volume de tecidos celulares, resultando em uma pele mais lisa e saudável.

4. Combate ao envelhecimento:

Claro, ainda devido aos seus vários nutrientes antioxidantes, a abóboras também pode abordar sinais de envelhecimento precoce.

5. Favorecem a saúde dos olhos:

Como mencionado, ele é rica em beta-caroteno e, quando consumida, você se beneficia de uma fonte segura de vitamina A. Além disso, esta vitamina importante ajuda a promover a saúde ótima da visão, reduzindo seu risco de doenças degenerativas dos olhos, além de promover dentes e ossos saudáveis.

6.  Controle do colesterol:

A fibra é fundamental para a saúde ideal, apoiando movimentos intestinais normais, açúcar no sangue e até mesmo níveis de colesterol.

7. Favorece a saúde digestiva:

Todos sabemos que a abóbora é rica em fibra que favorecem um sistema digestivo saudável. Portanto isso, comece a consumir esta fruta regularmente.

Veja também: Os 10 Benefícios da Vitaminas de Abóboras Para Saúde…

8. Ajuda na perda de peso:

Além disso você sabia que as Fibras contidas na nesta fruta também podem favorecer sua jornada de perda de peso? Ao consumir uma dieta rica em fibras, você reduzirá a fome e evitará comer demais.

9. Melhora a saúde do coração:

Se uma coisa é certa, precisamos cuidar da saúde do nosso coração – um órgão que bate mais de 100.000 vezes ao dia. Além de conter antioxidantes benéficos e fibras, que contribuem para a saúde cardíaca positiva, as sementes de abóbora são embaladas com gorduras essenciais, fito esteróis, magnésio e zinco.

10. Regular a pressão arterial:

Dentro de um estudo, publicado no Journal of Medicinal Food, pesquisadores estudaram os efeitos do óleo de semente da abóbora na hipertensão. Os pesquisadores induziram alta pressão arterial em ratos antes de tratá-los com óleo de semente de abóbora.

11. Melhora a qualidade do esperma:

Se você é um homem ou uma esposa que espera começar sua pequena família adorável, a abóbora pode ajudar a melhorar a qualidade do esperma. A infertilidade tem sido associada a baixos níveis de zinco, mas felizmente as  são ricas neste mineral.

abobora

abobora

12.  Aumentar a testosterona:

As abóboras também podem apoiar níveis saudáveis ​​de testosterona e, por sua vez, esse efeito combinado beneficia a fertilidade.

13. Favorece o período gestacional:

Elas e suas sementes podem ser altamente benéficas para saúde de gestantes e também do feto. Além disso ricos em proteína, zinco, vitamina A, folato e outras vitaminas importantes, a carne das abóbora e as sementes podem suportar as necessidades de seu bebê.

14. Combate a constipação:

Possuindo alto teor de fibras, também ajudará a reduzir todos os sintomas da constipação.

15. Reduz dores causadas por inflamações:

Se você tem uma dor de dente ou uma garganta inflamada, adicionar abóbora à sua dieta regular pode ajudar a reduzir os sintomas dolorosos.

16. Contra a artrite:

Como relatado acima, elas possuem ação anti-inflamatória que pode ajudar a melhorar os sintomas da artrite.

17. Aumenta a absorção de magnésio:

Embora o magnésio desempenhe um papel essencial na saúde do osso e do coração, também é encontrado em mais de 300 enzimas diferentes. Além disso da produção de energia para ativar nervos e músculos, o magnésio é essencial.

Ao consumir apenas uma porção de sementes de abóbora, você se beneficia de cerca de 40% de sua ingestão diária recomendada.

benefícios da abobora

benefícios da abóbora

18. Proteção da próstata:

Consumir a abóbora para tratar uma próstata alargada e queixas do trato urinário é um remédio antigo que está sendo muito útil nos dias de hoje. Além disso, considerando que mais de metade dos homens americanos com mais de 50 anos sofrem de problemas relacionados a uma próstata alargada, é importante se proteger quando é jovem.

19. Combate a calvície:

Como relatado anteriormente ela também oferecem produtos químicos que impedem a transformação de testosterona em DHT, um hormônio frequentemente associado a uma próstata alargada, bem como a calvície masculina.

20. Favorece a absorção de nutrientes:

A abóbora é muito rica em diversos nutrientes, entre eles, estão as vitaminas do complexo B, que contribuem no trato digestivo na melhor a absorção de nutrientes, como proteínas e carboidratos. Ainda mais, pode auxiliar na recuperação de enfermidades no aparelho digestivo.

21. Prevenção de câimbras:

No entanto, o sódio e o potássio presentes nas abóborasão dois aliados da saúde muscular, principalmente com o relaxamento muscular e na prevenção de câimbras.

22. Combate a fraqueza muscular:

Como relatado acima ela é rica em Potássio. Além disso, a carência de potássio pode causar problemas de crescimento, fraqueza muscular e até mesmo nervosismo, essa deficiência pode trazer fraqueza, tonturas e dores, lembrando que o excesso d também trazem danos.

23. Previne a prisão de ventre:

Além disso, a abóbora possuem fibras alimentares que colaboram para a prevenção da obstipação intestinal. Portanto, ela ajuda a manter a regularidade do trânsito intestinal, pois quando não ocorre a regularidade e o indivíduo está passando por prisão de ventre, dores e outros desconfortos podem surgir.

24. Prevenção do diabetes:

Para quem não tem a doença, as abóboras podem ajudar a reduzir o risco de desenvolvê-la, pois como foi dito anteriormente, ela tem um rico valor nutritivo, com antioxidantes e agentes que colaboram na proteção do organismo.

25. Favorece a saúde dos rins:

O Consumo regular da abóbora é recomendado para pacientes com pedras nos rins e doenças relacionadas vesícula. Mesmo úlceras e acidez podem ser mantidos à distância pelo seu consumo.

26. Contra o derrame:

O consumo das abóboras está altamente associado ao combate e redução do risco de derrame devido a sua alta proporção de magnésio e potássio.

27. Rica em betacaroteno:

De acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Harvard Nutrition, dietas ricas em betacaroteno mostraram um efeito positivo no tratamento do câncer de próstata. Além disso, a abóbora é um dos alimentos com maior concentração de betacaroteno encontrado na natureza.

28. Combater vermes intestinais:

Estudos revelaram que o consumo regular de abóbora ajuda a tratar infestação de parasitas do intestino em humanos e animais de estimação, tanto entre índios americanos, quanto entre nativos africanos e mesmo por populações do interior do Brasil.

29. Previnem rugas:

Este é um dos maiores benefícios da abóbora, por isso, é um dos mais conhecidos. Especialistas afirmam que elas são ótimas fonte de vitamina A, um anti-idade que estimula o processo de renovação celular e aumenta a produção de colágeno diminuindo a formação de rugas e deixando a pele mais macia e com uma aparência mais jovem.

Veja no vídeo abaixo, outros Benefícios da Abóbora Para Saúde:

30. Favorecem a produção de colágeno:

Portanto, este é um dos benefícios da fruta mais procurados pelas mulheres, pois combate diversos problemas de pele.

Efeito colateral da abóbora:

Além disso, as sementes das abóboras causam dor de estômago quando consumida em grandes quantidades. No entanto e uma rica fonte de óleos graxos, que na ingestão além dos níveis aceitáveis, pode causar dor de estômago seguido de cólicas. Portanto, basta tentar come-la junto com outros alimentos para anular esse efeito colateral.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

10 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.