Ingá Dedo – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Ingá Dedo – O que é, Benefícios e Como Usar
5 (100%) 3 vote[s]

A Ingá Dedo é uma fruta pouco conhecida por grande parte da população, no entanto a Ingá Dedo possui vários nutrientes e muitos benefícios para a saúde, então vale muito a pena conhecer a Inga Dedo. A Ingá Dedo é uma fruta originalmente brasileira e, como muitas outras que você já conheceu por aqui, bastante benéfica à saúde.

A fruta, que possui sementes e uma polpa branca e adocicada, é encontrada mais facilmente em regiões do país em que haja maior presença de lagos e rios, como é o caso da Amazônia, já que a sua árvore, chamada de ingazeira, nasce e cresce mais facilmente perto de água.

beneficios da inga dedo

Conhecido cientificamente pelo nome de Ínga edulis Mart, a Inga Dedo tem um sabor bastante exótico, o que torna a fruta única e deliciosa.

O que é a Ingá Dedo

No vocabulário indígena, a palavra “Ingá” significa “embebido” ou “ensopado”, em referência à sua polpa, meio aquosa. Mais comum na Amazônia, a Ingá Dedo pode ser encontrada pelo nome mais popular de ingá-do-mato e ingá-verdadeiro. Fora do Brasil, ela é comum em qualquer outro país da América do Sul, como Peru, Colômbia, Equador e Venezuela.

Em geral, a ingazeira, que pode chegar a medir até 15 metros de altura, dá frutos mais de uma vez por ano, podendo ser encontrados em mais de 300 espécies diferentes, a maioria delas presente na Floresta Amazônica.

Ingá Dedo possui propriedades medicinais valiosas à nossa saúde, como adstringentes, antirreumáticas, antiartríticas e disentérica. Sendo assim, consumi-la pode prevenir e tratar diversos males que atingem o nosso corpo. Então confira a seguir algumas razões para consumir mais a Ingá Dedo:

Benefícios da Ingá Dedo Para Tratar Inflamações:

O alto teor de taninos faz da Inga Dedo um importante agente anti-inflamatório. Em outras palavras, a Ingá Dedo ajuda na melhoria da condição do trato digestivo através da prevenção de doenças como esofagite, enterite, síndrome do intestino irritável e gastrite. A Ingá Dedo também reduz a inflamação, por diminuir qualquer inchaço e dor.

Alivia as Dores

Assim como no caso das dores causadas pelo reumatismo e artrite, consumir a Ingá Dedo pode ajudar a aliviar todos os tipos de dores no corpo em geral. Portanto, se você sentir qualquer desconforto neste sentido, pode contar com a fruta para ser a sua aliada no alívio dos sintomas.

Alivia o Reumatismo

A Inga Dedo da é conhecida por aliviar a dor e inflamação ocasionada devido à artrite e reumatismo.

Benefícios da Ingá Dedo Para Dores de Cabeça

Devido às suas propriedades adstringentes, a Ingá Dedo pode ajudar a prevenir e tratar dores de cabeça e enxaquecas. Portanto, se você sofre com o problema e desde que não seja causado por quadros clínicos mais graves, pode consumir a fruta para aliviar os sintomas.

Trata de Feridas

Diz-se que a Ingá Dedo possui nutrientes com altos níveis de ácidos graxos ômega, polifenóis e vitamina E, que são bastante saudáveis. Tradicionalmente, esses princípios ativos da Inga Dedo são utilizados para curar feridas e prevenção de infecções.

Combate Problemas no Intestino

A Ingá Dedo possui propriedades disentéricas, o que significa que inseri-lo diariamente na sua alimentação pode ajudar a melhorar o sistema gastrointestinal, combatendo diversos problemas, dentre eles, a diarreia.

Benefícios da Ingá Dedo Para a Pele

Pode-se extrair o óleo da semente de Inga Dedo para preparação de hidratantes de pele, pois sabe-se que a Inga Dedo é rica em polifenóis, vitamina A, vitamina B, vitamina E, ácidos graxos essenciais e alguns minerais, por isso a Ingá Dedo é altamente nutritiva e hidratante para pele.

Trata a Diarreia

A Ingá Dedo é considerada um anti-diarreico devido suas propriedades purgativas. A Ingá Dedo também ajuda no alívio de hemorroidas.

Baixa a Pressão Alta

A Ingá Dedo para pressão alta possui propriedades cardiotônicas e diuréticas que ajudam a equilibrar o excesso de líquidos nos vasos, baixando a pressão sanguínea.

Para controlar a pressão é importante ainda evitar os fatores de risco da doença, adotando um estilo de vida saudável, com prática regular de exercícios e baixo consumo de sal e de sódio, presente nos alimentos industrializados.

A Ingá Dedo é ótimo para baixar a pressão arterial, mas o indivíduo não deve parar de tomar os remédios para baixar a pressão indicados pelo médico. Agora veja a seguir como usar a Ingá Dedo:

Receita com Ingá Dedo

Sorvete de Ingá Dedo

Ingredientes:

  • 20 tiras de Ingá Dedo
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 litro de leite

Modo de Preparo:

  • Primeiro, bata bem a Ingá Dedo no liquidificador, transfira para uma vasilha e reserve.
  • Enquanto isso, coloque no liquidificador o leite condensado, o suco concentrado de Ingá Dedo que você acabou de fazer e, por último, o creme de leite.
  • Bata bem até obter uma bebida homogênea.
  • Feito isso, despeje a mistura em um pote e leve ao congelador por cerca de duas horas.
  • Passado esse tempo, retire-a do congelador e bata novamente no liquidificador, aos poucos.
  • Depois, transfira de novo para o pote e leve outra vez ao congelador por mais duas horas.
  • Após esse tempo, é só servir à vontade e degustar.

inga dedoMousse de Ingá Dedo

Ingredientes:

  • 2 unidades de Inga Dedo
  • 2 colheres (sopa) cheias de leite em pó
  • ½ xícara (chá) de água
  • 3 colheres (sopa) rasas de açúcar
  • 1 colher (sopa) de gelatina em pó
  • 1 xícara (chá) de leite desnatado

Modo de Preparo:

  • A primeira coisa que você deve fazer é cozinhar a Ingá Dedo na água por cerca de 20 minutos.
  • Passado esse tempo, desligue o fogo e retire os caroços.
  • Em seguida, bata-os no liquidificador com o leite em pó, com a água e com o açúcar.
  • Por último, vá adicionando o leite aos poucos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *