Bacupari Miúdo – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Dr. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Cura Natural

Bacupari Miúdo – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (95%) 8 vote[s]

Bacupari Miúdo – O que é, Benefícios e Como Usar de forma correta e sem prejudicar a saúde. Além disso, Bacupari Miúdo também é conhecida como baga-de-macaco ou laranja-de-macaco. Seu nome científico “Posoqueira acutifolia” tem origem indígena.

Posoqueria em tupi-guarani quer dizer “bebida forte”, porque os índios usavam as sementes do Bacupari Miúdo para fazer café. Nativa principalmente da Mata Atlântica, a partir da Bahia em direção ao Sul do Brasil, mas também com registros no Pantanal e na Amazônia. Bacupari Miúdo é uma árvore pequena de 4 a 8 metros, e pode ser cultivada em jardins de tamanho reduzido ou até em vasos

Os frutos do Bacupari Miúdo, quando maduros, são bagas amarelas recheadas de sementes de cor creme, translúcidas e poliedrais, com pouca poupa polpa. O fato do Bacupari Miúdo ser umas das frutas mais apreciadas pelos animais, faz com que ela seja muito importante nos plantios de recuperação florestal. Atrair a fauna em áreas em recuperação é um fator importante para a dispersão de sementes de outras espécies.

Benefícios do Bacupari Miúdo:

Bacupari Miúdo é também uma planta com potencial medicinal. Popularmente seus galhos e folhas são utilizadas como antimicrobianas, cicatrizantes e anti-inflamatórias. Já foram realizadas pesquisas para testar essas propriedades do Bacupari Miúdo e os resultados são bastante promissores, indicando que a espécie tem de fato um grande potencial para o desenvolvimento de produtos medicinais. Veja Outros Benefícios do Bacupari Miúdo:

  • Combate Pedra no rins;
  • Previne Contra o Câncer;
  • Trata Infecção Urinaria;
  • Previne Gonorreia;
  • Contém Ação Cicatrizante;
  • Tem Ação Anti-Inflamatórias;
  • Auxilia na Saúde da Pele;
  • Contém Propriedades Diuréticas;
  • Tem Ação Desintoxicantes.

Usos da Bacupari Miúdo:

Os Frutos do Bacupari Miúdo são comestíveis, e muito gostosos, mas tem pouca polpa. É muito procurada por macacos e pássaros. Tem também potencial medicinal. Popularmente seus galhos e folhas são utilizadas como antimicrobianas, cicatrizantes e anti-inflamatórias, e as pesquisas estão confirmando esse saber popular.

As frutas do Bacupari Miúdo são uma parte importante de uma dieta saudável. Bacupari Miúdo são ricos em nutrientes vitais que são necessários para nosso corpo se manter saudável. Enquanto frutas como mangas, laranjas, bananas, abacaxis , melancias, uvas, maçãs, etc, são comumente consumidos por todos nós, existem algumas frutas, que a maioria de nós não têm conhecimento.

O Bacupari Miúdo é uma daquelas frutas raras, que são carregadas com os nutrientes e podem fornecer diversos benefícios para saúde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *