Licuri – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Licuri – O que é, Benefícios e Como Usar
4.6 (91.43%) 14 vote[s]

Licuri – O que é, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, a Licuri possui valores nutricionais importantes para saúde humana de forma complexa. O Licuri é um coquinho bem pequeno que dá em cachos grandes, numa palmeira bem alta, abundante no norte de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. É comido cru, quando maduro, torrado, em diversas receitas culinárias.

licuri

Estudos revelaram que o efeito nutricional da ingestão da polpa de Licuri é praticamente o mesmo do açaí. Nela também encontra-se zinco, potássio e fósforo em quantidades mais elevadas do que no açaí. Por isso muitas pessoas usam-no para fins culinários.

O fruto também é utilizado na fabricação de doces, como a cocada, de licores e do leitei, especialidade da cozinha baiana. Os resíduos da extração do óleo da amêndoa são empregados na alimentação animal”.

Valores Nutricionais da Licuri:

O fruto é uma ótima fonte nutricional. Segundo uma pesquisa do Ministério da Educação, ele contém nutrientes como cobre, ferro, manganês, zinco, cálcio e magnésio. Com tais propriedades, o óleo pode garantir o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico, prevenir a osteoporose e fortalecer os ossos, além de prevenir aterosclerose, problemas cardíacos, artrite reumatoide, infecções, hipoglicemia, inflamações, lúpus, etc. Confira agora os Benefícios da Licuri Para Saúde:

Benefícios da Licuri Para Saúde:

  • O Fruti é rico em ácidos graxos e possui benefícios bem parecidos com o Óleo de Coco.
  • Na pele, o Licuri atua como hidratante, protetor e suavizante, aumentando a elasticidade do tecido cutâneo, reduzindo rugas e marcas de expressão.
  • O Licuri também tem ação positiva no tratamento de diabetes. Isso tudo por conta de possuir manganês em sua composição, que ajuda na síntese de ácidos graxos liberação da insulina e no metabolismo da glicose.
  • Segundo o site Plantas que Curam a água do coco verde de Licuri é usada, pelas populações locais, como colírio, para todo tipo de afecções dos olhos.
  • O ácido caprílico presente no fruto tem papel fundamental no metabolismo da glicose e dos lipídeos. Auxiliando na perda de peso.
  • Seu conteúdo nutricional ajuda o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico, previne a osteoporose, fortalece os ossos, previne aterosclerose, problemas cardíacos, artrite reumatoide, infecções, hipoglicemia, inflamações, lúpus e muitas outras doenças.

licuri beneficios

Alertas Sobre o Uso da Lucuri:

O descarte não adequado do Óleo da Licuri pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Qualquer tipo de óleo pode contaminar águas e solos e causar riscos ambientais, portanto coloque os resíduos em um recipiente plástico e os leve a um local adequado.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *