Frutas

Caqui do Mato: O que é, tipos, propriedades, benefícios e como usar

o que e o caqui do mato

O caqui do mato é uma fruta exótica e não é tão conhecida pela a grande maioria das pessoas, entretanto ela é rico em vários nutrientes, e carrega inúmeros benefícios para o corpo. Além disso, a árvore é de médio porte, tem de 6 a 9 metros de altura a as folhas são simples, duras e lisas, de 6 cm. O caqui do mato é semelhante a um caqui normal de uns 3 cm, mais duro e de cor preta.

Dono de uma aparência similar à do tomate, o caqui do mato tem um sabor doce e suave. Não está entre as frutas mais populares mas está ganhando destaque por conta de suas propriedades.

Caqui do Mato ajuda a visão: veja 6 benefícios dessa fruta
caqui do mato

Quando se encontra maduro, o caqui do mato é fonte de nutrientes como fibras, proteínas, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina K, cálcio, magnésio, manganês, fósforo e potássio. A cada 100 g, ele possui 70 calorias, 18,6 g de carboidratos, 0,6 g de proteínas, 3,6 g de fibras e 0,2 g de gorduras.

No artigo de hoje a gente vai conhecer esse alimento um pouco melhor, descobrir quais são os benefícios do Caqui do Mato, conhecer suas propriedades e para que serve essa fruta.

O que é o caqui do mato?

O caqui do mato é uma fruta tradicional da China, posteriormente se espalhou pelo Japão e hoje é cultivada no mundo todo. É uma fruta do outono que e apresenta diferentes espécies ao redor do mundo.

Além disso, o caqui apresente uma grande variedade de nutrientes, é uma excelente fonte de fibras, de antioxidantes, de vitamina A, vitamina C e vitamina E, contém sais minerais, como o ferro, cálcio e fósforo, fonte também de licopeno, tanino e açúcares.

Preferencialmente deve-se consumir o caqui do mato cru, mas algumas pessoas gostam de prepará-lo na forma de suco, que deve ser bebido logo após o preparo para não perder as vitaminas da fruta.

Algumas receitas também usam o caqui na preparação de doces e sobremesas. Devido a sua riqueza de nutrientes, selecionamos uma série de benefícios dessa fruta para a saúde.

Outros tipos de caqui:

  1. Fuyu: Possui consistência firme, cor alaranjada e altos níveis de vitamina A e vitamina C;
  2. Rama Forte: De cor avermelhada, é mole e de consistência gelatinosa, é rico em amido e frutose e não possui acidez;
  3. Giombo: Conhecido também como Chocolate, tem consistência firme e crocante, formato oval, cor alaranjada em tonalidade escura e é a variedade mais doce;
  4. Taubaté: Esta variedade se aproxima muito do tipo Rama Forte, podendo ser confundido no momento da compra.

Benefícios do caqui do mato para saúde:

1. Saúde dos olhos:

Rica em vitamina A, o caqui do mato se torna essencial para prevenir a perda da visão, danos na retina e a degeneração macular, prevenindo assim a catarata e até os riscos de glaucoma. Portanto, a substância também é responsável por prevenir as doenças cardiovasculares e aumentar a imunidade.

2. Detox:

O caqui pode e deve estar presente nos refrescantes sucos detox. Além disso, a fruta tem ação desintoxicante, que elimina os metais pesados do organismo, deixando-o mais saudável e facilitando a absorção dos nutrientes necessários para o nosso bem-estar essa propriedade da fruta age diretamente no cólon, prevenindo o câncer.

3. Ajuda emagrecer:

Por ser uma fruta rica em fibras alimentares, o caqui é ideal para quem deseja perder os incômodos quilinhos. No entanto, as fibras ajudam a promover a saciedade e impedir que comamos mais que o necessário, além disso, quando incluída como lanche da tarde, por exemplo, ela irá impedir que a fome venha com mais intensidade na próxima refeição.

4. Retarda o envelhecimento precoce da pele:

Fonte de poderosos antioxidantes, e substâncias como a vitamina C, vitamina A e vitamina K, o consumo regular da fruta ajuda a impedir as ações dos radicais livres, retardando o envelhecimento das células e concedendo uma pele mais jovem e bonita.

5. Para o Sistema Digestivo:

Além disso, as fonte de fibras alimentares e outros nutrientes, o caqui do mato ajuda a regular o nosso corpo, atuando no processo de digestão, prevenindo a constipação e ajudando nas funções do organismo, tais como o crescimento e o fornecimento de energia.

6. Aumenta a imunidade:

Com bons níveis de vitamina C em sua composição, deste fruto atua como um reforço para o nosso sistema imunológico. Além disso, o seu consumo ajuda a manter o nosso corpo livre de gripes, infecções, resfriados e outras enfermidades causadas pela baixa imunidade.

Propriedades do caqui do mato:

Em um caqui do mato médio ou em 100 gramas

  • Calorias – 71 kcal;
  • Fibras – 6,5 g;
  • Cálcio – 18 mg /li>;
  • Vitamina C – 29,6 mg;
  • Potássio – 164 mg;
  • Fósforo – 18 mg;
  • Carboidrato – 19,3 g;

Como usar o caqui do mato?

1. Panqueca doce de caqui do mato;

Ingredientes:

– 3 ovos;
– 3 colheres (sopa) de farinha de trigo;
– ¼ xícara (chá) de leite;
– 1 pitada de sal;
– 1 colher (sopa) de óleo;
– Geleia de caqui do mato;

Modo de preparo:

  • Em primeiro bata os ovos inteiros.
  • Junte o leite, a farina de trigo, o sal e o óleo.
  • Em seguida, frite pequenas quantidades da massa (1 xícara de café), dos dois lados, em uma frigideira
  • apenas untada com manteiga.
  • Recheie com a geleia e enrole.
  • Salpique açúcar e canela a gosto.

 

Caqui do Mato ajuda a visão: veja 6 benefícios dessa fruta
caqui do mato

2. Geleia de caqui do mato:

Ingredientes:

– 1 ½ kg de caqui do mato maduro;
– 1 kg de açúcar;
– ½ limão;
– 1 copo de água;

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, retire os talos dos caquis e lave-os um a um.
  2. Em seguida, descasque-os (basta puxar a casca com os dedos ou com a lâmina de uma faca).
  3. Passe por uma peneira e reserve.
  4. Leve a água e o açúcar ao fogo brando até dissolvê-lo.
  5. Acrescente a casca do limão.
  6. Em seguida, retire a casca do limão e coloque a fruta.
  7. Cozinhe em fogo brando e mexa até engrossar.
  8. Quando esfriar, guarde em vidros previamente higienizados e secos e feche bem.​

Contraindicações do caqui do mato:

Além disso, o caqui do mato possui contraindicações e precauções. Por ser rico em açúcares, pacientes que tenham diabetes não devem consumir o fruto. portanto, a presença em grande quantidade de taninos faz com que, quando consumida em grandes quantidades, a fruta provoque diarreias.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.