Caqui do Mato – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Caqui do Mato – O que é, Benefícios e Como Usar
4.6 (92%) 5 vote[s]

O Caqui do Mato é uma fruta exótica e não é tão conhecida pela a grande maioria das pessoas, entretanto o Caqui do Mato é rico em vários nutrientes, e carrega inúmeros benefícios para o corpo. A árvore é de médio porte, tem de 6 a 9 metros de altura. As folhas são simples, duras e lisas, de 6 cm. O Caqui do Mato é semelhante a um Caqui Normal de uns 3 cm, mais duro e de cor preta.Caqui do Mato

Dono de uma aparência similar à do tomate, o Caqui do Mato tem um sabor doce e suave. Não está entre as frutas mais populares mas está ganhando destaque por conta de suas propriedades. Veremos aqui para que serve o Caqui do Mato.

Quando se encontra maduro, o Caqui do Mato é fonte de nutrientes como fibras, proteínas, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina K, cálcio, magnésio, manganês, fósforo e potássio. A cada 100 g, ele possui 70 calorias, 18,6 g de carboidratos, 0,6 g de proteínas, 3,6 g de fibras e 0,2 g de gorduras.

No artigo de hoje a gente vai conhecer esse alimento um pouco melhor, descobrir quais são os benefícios do Caqui do Mato, conhecer suas propriedades e para que serve essa fruta.

O que é o Caqui do Mato

O Caqui do Mato é uma fruta tradicional da China, posteriormente se espalhou pelo Japão e hoje é cultivada no mundo todo. É uma fruta do outono que e apresenta diferentes espécies ao redor do mundo.

O Caqui do Mato apresente uma grande variedade de nutrientes, é uma excelente fonte de fibras, de antioxidantes, de vitamina A, vitamina C e vitamina E, contém sais minerais, como o ferro, cálcio e fósforo, fonte também de licopeno, tanino e açúcares.

Preferencialmente deve-se consumir o Caqui do Mato cru, mas algumas pessoas gostam de prepará-lo na forma de suco, que deve ser bebido logo após o preparo para não perder as vitaminas da fruta. Algumas receitas também usam o Caqui do Mato na preparação de doces e sobremesas. Devido a sua riqueza de nutrientes, selecionamos uma série de benefícios dessa fruta para a saúde.

Outros Tipos de Caqui:

Caqui Fuyu: Possui consistência firme, cor alaranjada e altos níveis de vitamina A e vitamina C;

Caqui Rama Forte: De cor avermelhada, este Caqui do Mato é mole e de consistência gelatinosa, é rico em amido e frutose e não possui acidez;

Caqui Giombo: Conhecido também como Chocolate, tem consistência firme e crocante, formato oval, cor alaranjada em tonalidade escura e é a variedade mais doce;

Caqui Taubaté: Esta variedade se aproxima muito do tipo Rama Forte, podendo ser confundido no momento da compra. Então confira a seguir os Benefícios do Caqui do Mato

1. Beneficia a Saúde dos Olhos:

Rica em vitamina A, o Caqui do Mato se torna essencial para prevenir a perda da visão, danos na retina e a degeneração macular, prevenindo assim a catarata e até os riscos de glaucoma. A substância também é responsável por prevenir as doenças cardiovasculares e aumentar a imunidade.

2. Benefícios do Caqui do Mato Por ser Detox:

O caqui pode e deve estar presente nos refrescantes sucos detox. A fruta tem ação desintoxicante, que elimina os metais pesados do organismo, deixando-o mais saudável e facilitando a absorção dos nutrientes necessários para o nosso bem-estar. Além disso, essa propriedade da fruta age diretamente no cólon, prevenindo o câncer.

3. Benefício do Caqui do Mato Para a Emagrecer:

Por ser uma fruta rica em fibras alimentares, o Caqui do Mato é ideal para quem deseja perder os incômodos quilinhos. As fibras ajudam a promover a saciedade e impedir que comamos mais que o necessário, além disso, quando incluída como lanche da tarde, por exemplo, ela irá impedir que a fome venha com mais intensidade na próxima refeição.

4. Retarda o Envelhecimento Precoce da Pele:

Fonte de poderosos antioxidantes, e substâncias como a vitamina C, vitamina A e vitamina K, o consumo regular da fruta ajuda a impedir as ações dos radicais livres, retardando o envelhecimento das células e concedendo uma pele mais jovem e bonita.

5. Benefícios do Caqui do Mato Para o Sistema Digestivo:

Fonte de fibras alimentares e outros nutrientes, o Caqui do Mato ajuda a regular o nosso corpo, atuando no processo de digestão, prevenindo a constipação e ajudando nas funções do organismo, tais como o crescimento e o fornecimento de energia.

6. Aumenta a Imunidade:

Com bons níveis de vitamina C em sua composição, o Caqui do Mato atua como um reforço para o nosso sistema imunológico. Seu consumo ajuda a manter o nosso corpo livre de gripes, infecções, resfriados e outras enfermidades causadas pela baixa imunidade.

As Propriedades do Caqui do Mato

Em um Caqui do Mato médio ou em 100 gramas

Como Usar o Caqui do Mato

Panqueca doce de Caqui do Mato

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • ¼ xícara (chá) de leite
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • Geleia de Caqui do Mato

Modo de Preparo:

  • Bata os ovos inteiros.
  • Junte o leite, a farina de trigo, o sal e o óleo.
  • Frite pequenas quantidades da massa (1 xícara de café), dos dois lados, em uma frigideira
  • apenas untada com manteiga.
  • Recheie com a geleia de Caqui do Mato e enrole.
  • Salpique açúcar e canela a gosto.

Geleia de Caqui do Mato

Ingredientes:

  • 1 ½ kg de Caqui do Mato maduro
  • 1 kg de açúcar
  • ½ limão
  • 1 copo de águaO que e o Caqui do Mato

Modo de Preparo:

  • Retire os talos dos caquis e lave-os um a um.
  • Descasque-os (basta puxar a casca com os dedos ou com a lâmina de uma faca).
  • Passe por uma peneira e reserve.
  • Leve a água e o açúcar ao fogo brando até dissolvê-lo.
  • Acrescente a casca do limão.
  • Retire a casca do limão e coloque a fruta.
  • Cozinhe em fogo brando e mexa até engrossar.
  • Quando esfriar, guarde em vidros previamente higienizados e secos e feche bem.​

Caqui do Mato Contraindicações e Precauções

Apesar de seus benefícios, o Caqui do Mato possui contraindicações e precauções. Por ser rico em açúcares, pacientes que tenham diabetes não devem consumir o fruto. Além disso, a presença em grande quantidade de taninos faz com que, quando consumida em grandes quantidades, a fruta provoque diarreias.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *