Benefícios das Frutas

30 benefícios do cambuci para saúde!

cambuci beneficio

O cambuci é rico em propriedades que favorecem a saúde da nossa pele e do nosso corpo em geral. O cambuci é um fruto do Brasil, nativo da Mata Atlântica, cujo nome científico é Campomanesia phaea, outrora muito abundante no sudoeste do nosso país.

cambuci
cambuci

O Fruto cambuci é muito gostoso, saudável e ótimo para a saúde. Da família das Myrtaceae, é um parente da goiaba, da pitanga e de muitas outras frutas boas das nossas matas. Sua abundância deu o nome a um antigo bairro paulistano, o bairro do cambuci, e seu nome de origem indígena, indica o seu formato, de pote ou melhor, de disco voador.

Valor Nutricional do Cambuci:

O cambucis são muitos ricos em diversos nutrientes, como: Vitamina C, além de possuir agentes antioxidantes e adstringentes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e fortalecem o sistema imunológico. Também possuem em sua composição: magnésio, sódio, Potássio, fósforo e cálcio.

Benefícios do cambuci para saúde:

1. Ajuda a eliminar o catarro:

Benefício pouco conhecido desta fruta, Os cambucis Possuem ricos nutrientes expectorantes e adstrigentes, que ajudam a eliminar os mucos e os catarros acumulados.

Veja Também: Suco Detox de Couve Para Eliminar o Catarro…

2. Fortalecimento muscular:

Este benefício não poderia ficar de fora, a fruta é rica em aminoácidos que reforçam os níveis de testosterona e o crescimento muscular, por isso, é bastante indicado para praticantes de ginsticas e musculação.

3. Combate a ação dos raios solares:

A fruta também é rica em vitamina E, que ajuda a favorecer a saúde da pele, reforçando-a para melhor combater e prevenir contra a ação dos raios solares.

4. Combater o envelhecimento:

Estudos Evidenciam, que o consumo regular do Cambuce, nos fornecerá substancias essencias para prevenir e combater os sinais e sintomas do envelhecimento precoce.

5. Os Cambucis previnem gripes e fesfriados:

Os cambucis também possui propriedades antibacterianas que ajudam a eliminar bactérias causadoras de gripes e resfriados.

6. Controle do diabetes:

Estudos recentes comprovaram que o consumo regular desta fruta antes das principais refeições ajuda a controlar o diabetes.

cambuci beneficios
cambuci beneficios

7. Favorece a saúde da pele:

A fruta possui ricos nutrientes que são essenciais para a saúde da pele, mantendo sua umidade, o que faz ela ser mais forte, linda e saudável.

8. Prevenção de rugas:

A fruta age profundamente na pele e ajuda a manter os tecidos da pele macios e flexíveis, assim, reduz o aparecimento de rugas e linhas finas. A Fruta, portanto, é um hidratante natural e antienvelhecimento.

9. Ajudam a combater a acne:

Dietas ricas em nutrientes adstringentes são bastante recomendadas por dermatologistas para a prevenção de acne. A fruta é rica em princípios adstringentes, por isso, ele é uma excelente alternativa para combater a oleosidade de sua pele combatendo assim, as acnes.

10. Controle da pressão arterial:

Devido a grande quantidade de fibras e Potássio encontrados na fruta, o tornam um alimento eficaz que ajuda a manter os níveis de pressão controlados, se você sofre de problemas de pressão, os cambucis são uma excelente alternativa para ajuda-lo a manter sua pressão equilibrada.

11. Favorece a saúde do coração:

Os cambucis são ricos em nutrientes antioxidantes taninos, Estes antioxidantes ajudam a protege contra diversas doenças cardíacas como o cancro, impedindo lesões das células.

12. Rico em vitamina C:

A Vitamina C, encontrada em grandes quantidades nos cambucis, o fazem dele um poderoso alimento antioxidante, que favorece toda a saúde do corpo em geral, por isso, se você sofre de deficiencia de Vitamina A, passar a consumir esta fruta regularmente o beneficiará grandiosamente.

13. Inibe a ação dos radicais livres:

Estudos comprovaram que os cambucis possuem diversos princípios ativos antioxidantes que combatem e inibem a ação dos radicais livres em nosso organismo.

beneficios do cambuci
beneficios do cambuci

14. Aumento da imunidade:

O Cambuci é rico em Vitamina C, que age como um poderoso antioxidante, como relatado anteriormente, por isso, esta fruta ajuda a aumentar o sistema imunológico do corpo drasticamente.

15. Ajuda na regulação intestinal:

Estudos revelam que o Cambuci é bastante rico em fibras e Potássio que ajudam na regulação e funcionamento do intestino em geral.

16. Ajuda a melhorar a memoria:

Estudos Comprovaram que princípios ativos encontrados no Cambuci como o ácido carnósico ajudam a prevenir problemas mentais, como doenças cerebrais, além de estimular a memória fazendo com que o cérebro tenha um melhor funcionamento.

17. Combate a câimbra:

O Cambuci é rico em Potássio. A atividade e o relaxamento dos músculos dependem do Potássio, que ajuda a combater e relaxar as Câimbras. Este relaxamento pode ser voluntário ou involuntário, em função do tipo de músculo que está trabalhando.

18. O Cambuci Combate o Estresse e Ansiedade:

Como relatado anteriormente, este fruto possui quantidades significativas de Potássio, os benefícios do Potássio sobre a ansiedade e o estresse. Esses males modernos são relacionados a níveis excessivamente altos de cortisol e de adrenalina, dois hormônios que se tornam mais comportados quando há bons níveis de Potássio no corpo.

19. Contra pedra nos rins:

Ainda sobre o Potássio presente no cambuci, este nutriente é totalmente eficaz para reduzir a excreção desse mineral na urina, por isso, o Potássio é indicado para evitar problemas maiores como a pedra nos rins.

20. Atua no equilíbrio hormonal:

Nutrientes presentes no Cambuci, como o fósforo trabalham conjuntamente com o sistema endócrino, o fósforo também ajuda a manter os hormônios devidamente equilibrados.

Veja no vídeo abaixo, outros benefícios do cambuci para saúde:

Então, confira outros benefícios do cambuci para saúde:

  • Combate fraturas Ósseas;
  • Combate Dores nas Articulações;
  • Promove Saciedade;
  • Previne Problemas de Crescimento;
  • Previne Cabelos e unhas quebradiços;
  • Aumenta da libido;
  • Combate a Taquicardia;
  • Combate Problemas de memória;
  • Previne a Irritabilidade ou ansiedade;
  • Combate a Fadiga e cansaço.

Efeitos colaterais:

Como Relatado acima, o Cambuci é rico em Potássio, Este mineral, fundamental para o corpo humano, é denominado eletrólito. Ou seja, é uma partícula carregada de íons, onde sua pequena carga elétrica auxilia no envio de mensagens através dos nervos. Logo, excesso de Potássio também afeta o sistema nervoso.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • queremos saber se a pesquisa foi feito com casca ou sem casca.

Deixe um comentário