Benefícios das Frutas

10 Benefícios do murici da mata para saúde!

murici da mata

O murici da mata possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, ele é amplamente comercializado, e em termos comerciais pode ser comparado à pitomba, caju e jambo. Muitas pessoas, principalmente a população carente, utiliza a polpa dessa fruta misturada à farinha, resultando em um prato calórico e nutritivo.

A polpa também é muito utilizada na preparação de doces, sorvetes e licores. O muricizeiro pode ser considerado uma árvore ornamental, por florescer e frutificar durante o ano todo. No cerrado, a árvore do murici pode atingir até 4m de altura, com folhas grandes e pilosas.

murici da mata
murici da mata

Valor nutricional do murici da mata:

O murici da mata é extremamente rica em carboidratos, Proteínas, Niacina, sais minerais (ferro, fósforo, Cálcio), vitaminas do complexo B. Pode ser consumida in natura ou na forma de sucos e sobremesas.

Benefícios do murici da mata para saúde:

1. Fortalece os ossos e dentes:

O murici da mata é rico em fósforo que é necessário para a saúde os ossos e dentes, por isso deve-se ter certeza de que você está recebendo fósforo suficiente. Não é apenas cálcio que é exigido pelos ossos, o fósforo é igualmente importante. Além disso, ele ajuda a manter os ossos e dentes fortes e saudáveis. O mineral é mais necessário nos estágios da puberdade para o hormônio do crescimento.

2. Promove a saúde do cérebro:

O fósforo contido no murici é altamente necessário para manter as funções mentais adequadas. Funções como a concentração, memória e o próprio funcionamento mental podem ser melhorados com o consumo deste mineral.

No entanto, o nível adequado de fósforo garante o crescimento e desenvolvimento cognitivo, fazendo assim com que seja um ótimo alimento para tratar esses transtornos.

3. Beneficia a memória:

Das folhas do murici da mata se faz um chá para redução do colesterol e que também ajuda a fortalecer a memória, regula o intestino e elimina o corrimento e limpa o útero. Com o mesmo chá de folhas também se combatem os sintomas da gripe.

4. Fornece energia:

Como o fósforo ajuda a criar energia que é usada pelo corpo todos os dias, então, usar o murici pode lhe trazer um aumento dessa energia. O murici da mata ajuda no fluxo de energia e garante que é eficientemente usado pelos diferentes órgãos. Ajuda a quebrar os nutrientes, liberando a energia nos alimentos que se come. Além disso impede que você se sinta cansado ou fadigado.

5. Combate problemas urinários:

A infusão da casca da árvore do murici da mata se usa para tratar problemas urinários diversos e, o banho de assento reduz as hemorroidas. Já o banho das folhas é um poderoso relaxante muscular.

6. Beneficia o sangue no organismo:

A formação de hemoglobina é a principal função do ferro, que ricamente encontrado no murici da mata. Não só isso, uma vez que o ferro é uma parte da hemoglobina, que dá o tom escuro de vermelho para o sangue e também auxilia no transporte de oxigênio para as células do corpo, sendo assim, o consumo do murici da mata pode melhor a ação do sangue no organismo.

7. Auxilia no tratamento do câncer:

Estudos realizados descobriram que um alto consumo de murici da mata ajudam a diminuir os riscos de vários tipos de câncer. Os estudos mostraram também que o aumento do consumo de vitamina CC está ligado a uma diminuição da possibilidade de ocorrer cânceres de pulmões, boca, cordas vocais, garganta, do cólon, do reto, do estômago e do esófago.

8. Trata a síndrome da perna inquieta:

A deficiência de ferro é uma das causas da síndrome das pernas inquietas, e o murici é usado como uma forma de tratar esse mal. A maioria das pesquisas sobre essa síndrome tem se concentrado em ferro.

Os baixos níveis de ferro no sangue são a principal causa da condição, de modo que a ingestão adequada de alimentos ricos em ferro, como é o caso, pode curar este problema.

beneficios do murici da mata
benefícios do murici da mata

9. Promove a saúde muscular:

O murici da mata contem Proteínas que desempenham um papel importante na contração muscular e coordenação. As Proteínas estão presentes nos tecidos musculares sob a forma de diversos microfilamentos e fornece a estrutura muscular. O crescimento dos músculos depende da adequação de Proteínas no corpo, então caso você queira ter belos músculos use como fonte de proteína.

10. Trata a anemia nas mulheres:

O ferro também podem apresentar os seus benefícios para a saúde na cura de doenças como a anemia, que ocorre em mulheres durante a gravidez ou a menstruação, por exemplo.

Os novos glóbulos vermelhos devem substituir os que foram perdidos, por isso, o consumo de quantidades significativas de ferro é necessário para aquelas mulheres nesses mesmos pontos na vida delas, então, o murici da mata pode ser usado para regularizar essa situação.

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Deixe um comentário