Bicuíba – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Bicuíba – O que é, Benefícios e Como Usar
4.6 (92.63%) 19 vote[s]

Bicuíba – O que é, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, a Bicuíba possui propriedades importantíssimas para saúde de forma geral. A Bicuíba também pode ser conhecida como noz moscada brasileira, bucuuvaçu e Bicuíba de folha miúda.

bicuiba

Além do uso medicinal, através do óleo extraído das sementes, as pessoas obtinham combustível para pequenas combustões. Ela é uma árvore grande, que pode atingir até 25 metros de altura na idade adulta.

Ela é uma planta originária da Mata Atlântica, especialmente nas regiões do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Em minas seu óleo é reputado como antiferruginoso para armas de fogo

Propriedades da Bicuíba:

Na medicina natural, o uso da Bicuíba é aplicado a muitos problemas de saúde, entre eles: asma brônquica e bronquite, preparo como expectorante e estimulante do centro respiratório; já no combate a diarreia agudas ou crônicas, a planta agia como adstringente e antiespasmódico. Agora que conhece suas propriedades, confira também os Benefícios da Bicuíba Para Saúde:

Benefícios da Bicuíba Para Saúde:

  • Contém antioxidantes que são capazes de destruir os radicais livres e prevenir o stress oxidativo prejudiciais causadas por eles.
  • Alguns dos componentes ativos encontrados nas folhas são capazes de prevenir a infecção fúngica e depressão.
  • É usada como expectorante e estimulante do centro respiratório;
  • O efeito antioxidante presente na fruta é útil na prevenção do envelhecimento precoce e também na prevenção de diversos tipos de doenças como o câncer.
  • As náuseas podem ser curadas com consumo dessa fruta fresca com mel.
  • Alguns dos componentes ativos encontrados na fruta são capazes de prevenir a infecção fúngica e depressão.
  • É indicada para tratar a diarreia aguda ou crônica, também age como adstringente e antiespasmódico.

Usos da Bicuíba:

Ela é utilizada como tempero. Para não perder o aroma, ela deve ser triturada ou ralada apenas na hora de colocar no prato.

Seu sabor levemente adstringente acentua o gosto de carnes de sabor suave, como aves, e é apreciado em purês de legumes e receitas que levam queijos e leite. Também pode ser empregada em doces e compotas de frutas.

bicuiba beneficios

Atenção Para o uso da Bicuíba:

As sementes da fruta podem apresentar toxidade em doses (muito) elevadas. Os sintomas são: hipotensão, instabilidade, hemodinâmica, convulsão, agitação, alucinações, confusão mental e óbito caso não haja tratamento efetivo.

Para resolver o problema, o procedimento médico mais indicado é a lavagem gástrica. O procedimento consiste no esvaziamento gástrico, lavagem com soro fisiológico e colocação de sonda naso-gástrica.

Também é recomendado hidratação venosa, monitoração hemodinâmica, bloqueadores H2 da histamina e sedação para casos de agitação e convulsões.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *