Cambucá – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Cambucá – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (94.55%) 11 vote[s]

Cambucá O que é, Benefícios e Como Usar que todos devemos conhecer. Além disso, Cambucá é uma arvore frutífera endêmica do Brasil e nativa da zona litorânea da Mata Atlântica. Seu fruto fez parte cotidiano dessa região até a primeira metade do século vinte, mas hoje é pouquíssimo conhecido. Da família à qual pertencem frutas populares, como Goiaba, Jabuticaba e Pitanga e outras menos conhecidas, como cambuci, araçá e gabiroba ou guariroba, o cambucá (palavra indígena, que significa “fruta de mamar”) é considerado uma das frutas mais saborosas que há no Brasil e no mundo.

cambucaSuas flores são brancas, nascem solitárias ou em grupos no caule, no qual, como as jabuticabas, os frutos da cambucá brotam direto. Estes têm de 4 a 7 cm de diâmetro, são arredondados e achatados nos pólos, coma casca lisa, sulcos com leve relevo longitudinais e coloração intensamente amarelo-alaranjada. Sua polpa é suculenta e também amarelo-alaranjada. Seu sabor lembra o da jabuticaba, porém mais intenso e de um agridoce balanceado sem adstringência.

Considerada uma raridade da Mata Atlântica, a cambucá está praticamente limitada ao que restou de seu ambiente natural, alguns pomares de produtores de frutas raras, jardins botânicos e poucas chácaras e quintais anônimos.

O que é Cambuca:

O cambucá é uma baga subglobosa, lisa, ligeiramente costada, ou seja, com estrias longitudinais, amarela ou amarelo-alaranjada quando bem maduro, medindo de 3 a 5 cm de diâmetro e 2 a 3 cm de altura.

A casca é grossa, coriácea, e a polpa é abundante, com mais de 50% do fruto, doce a acidulada, sabor agradável, e cada fruto contém usualmente uma semente de 2 a 2,5 cm , ou duas menores, achatadas. O florescimento ocorre em setembro-outubro, para colheita de seus frutos no verão, em janeiro-fevereiro, podendo ir até março.

Floradas temporãs são mais raras, ao contrário da jabuticabeira, e, diferentemente desta, também não tem floradas intensas, sendo as flores distribuídas esparsamente nos ramos.

Valores Nutricionais do Cambucá:

cambucá é rico em Cálcio, Ferro, Fósforo, Vitamina A, Vitamina B1 e Vitamina C, antioxidantes, carboidratos e proteínas. É uma fruta mucilaginosa e adstringente cujo óleo essencial tem atividade antimicrobiana. Também possui importante teor de carotenoides e antocianinas. Agora, confira Os Benefícios do Cambucá Para Saúde.

1. Fonte de Vitamina C:

O cambucá possui muito mais quantidade de Vitamina C do que frutas cítricas como a Laranja, podendo ser até 5 vezes mais potente do que esta fruta no combate a doenças como gripes e resfriados. Por conta disto, o cambucá é indicado para tratar doenças como o escorbuto, que ocorre devido à falta de vitaminas no organismo. Além disso, a fruta ajuda a aumentar a imunidade da pessoa.

2. Melhora a Visão:

A falta de Vitamina A no organismo pode causar cegueira noturna, ou então deixar a pessoa com a visão fraca. O cambucá ajuda a controlar este problema, pois em sua composição existe uma grande quantidade de vitamina A. Ao consumir cambucá, a pessoa fica livre de doenças da visão, como catarata, prevenindo doenças nos olhos.

3. Fonte de Fibras:

Entre as propriedades do cambucá encontramos a fibra dietética, que faz com que a fruta se torne um remédio natural no combate de doenças como colesterol ruim alto, doenças cardíacas e níveis altos de açúcar no sangue. Por ser uma fruta fibrosa, o cambucá é excelente para combater a obstipação, ajudando na regularização do intestino preso.

4. Controle da Diabetes:

O cambucá é muito eficiente para promover a perda de peso e manter a pressão sanguínea em níveis normais. Devido a estas características, a fruta ajuda a controlar o consumo de açúcar pelo organismo, reduzindo os níveis de glicose e insulina no corpo.

5. Digestão:

As fibras e a Vitamina C do cambucá estimulam a boa digestão, fazendo com que os alimentos sejam empurrados por meio do intestino delgado. Com isso, a fruta se torna uma aliada no combate aos problemas causados pela má digestão.

6. Câncer:

O cambucá possui propriedades anticancerígenas, sendo assim um alimento que não pode faltar na mesa das pessoas. Isto ocorre porque a fruta contém antioxidantes, como os polifenois, que ajudam a retirar do nosso corpo os radicais livres nocivos que provocam tumores.

7. Tireoide:

cambuca

Por ser uma fonte rica de cobre, o cambucá ajuda a regularizar o metabolismo, contribuindo para a regularização e produção de hormônios da tireoide.

Usos do Cambucá:

O fruto do cambucá é consumido principalmente in natura de maneira semelhante à Jabuticaba e é extremamente atrativo a várias espécies de pássaros e pequenos mamíferos. Tanto a polpa quanto a parte carnosa da casca ainda podem ser aproveitadas no preparo de doces, sucos, sorvetes, geleias e licores.

Como Consumir Cambucá?

O fruto pode ser consumido em sua forma natural, podendo ser usado na fabricação de sucos ou ainda doces em pasta, geleias ou cristalizados.

Contraindicações e Efeitos Colaterais do Cambucá:

Não foram relatados, até o momento, nenhum tipo de efeito colateral ou contraindicação quanto ao consumo dessa fruta, mas é importante lembrar que o consumo demasiado de qualquer alimento pode causar danos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *