Início » Benefícios das Frutas » 32 benefícios do pêssego para saúde!

32 benefícios do pêssego para saúde!

benefícios do pêssego

O pêssego é tão delicioso que parece um presente dos deuses para a humanidade, certo? A fruta carrega uma grande quantidade de propriedades valiosas para a saúde do corpo. E é ótima fonte de vitamina C. Quer mais? O pêssego ajuda a evitar doenças cardiovasculares e síndrome metabólica, possui ação diurética, importante para insuficiência renal, conta com propriedades antioxidantes, previne o envelhecimento precoce e também doenças degenerativas e cardiovasculares além de sua ação anti inflamatória.

benefícios do pêssego
benefícios do pêssego

Valor nutricional do pêssego:

O pêssego é rico em vitamina A e C. Ele também apresenta as vitaminas K e E. É rico em sais minerais como o ferro, potássio, sódio, fósforo, iodo, cobre, manganês, carboidratos, fibras e cálcio. Repleto de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros conteúdos químicos, os pêssegos são muito parecidos nutricionalmente com outros membros da sua família, como as ameixas, nectarina e amêndoas.

Benefícios do pêssego para saúde:

  • Fonte de antioxidantes e fibras;
  • Ajuda no controle do diabetes e obesidade
  • Mantém a pele saudável;
  • Colabora para reduzir a ansiedade e o estresse;
  • Reduz a queda de cabelo e possui efeito positivo sobre o couro cabeludo;
  • Ajuda a prevenir o câncer;
  • Contribui para a saúde dos olhos.

Este delicioso e aveludado fruto é mais benéfico do que você possa acreditar. Não somente seus nutrientes são bons para nossa saúde, mas, além disso, nos fornece propriedades e torna-se mais cobiçado no âmbito da beleza.

1. Protege os olhos:

O betacaroteno é responsável pela saúde ocular e os pêssegos contêm uma boa quantidade deste antioxidante, juntamente com as vitaminas A e C. O consumo regular de pêssegos pode melhorar a saúde da sua visão aumentando a circulação sanguínea em todo o corpo. O beta-caroteno também nutre e protege as retinas em seus olhos de danos nos radicais livres, além de ajudar a prevenir cataratas e degeneração macular relacionada com a idade.

2. Promove a saúde da pele:

Eles são grande fonte de vitaminas A e C, que são altamente essenciais para a saúde da pele. A vitamina A fornece umidade na pele, o que melhora a textura da pele tornando-a macia e flexível. A vitamina C é um poderoso antioxidante que protege a pele do dano dos radicais livres.

3. Mantém o peso corporal:

Estas frutas são livres de gordura e contêm uma média de apenas 68 calorias. A quantidade elevada de açúcar nos pêssegos é natural e, portanto, não tem um efeito adverso na saúde. Se você estiver em uma missão de perda de peso, ter pêssegos à mão ajudará você a evitar lanches mais engorda e processados.

4. Previne o câncer:

Os pêssegos são ricos em antioxidantes que ajudam a prevenir o crescimento de células cancerosas. Os pêssegos são conhecidos particularmente por proteger eficazmente o organismo contra cânceres de pulmão, cólon e câncer bucal. Além disso, os ácidos fenólicos, conhecidos como ácido clorogênico e neoclorogênico, em pêssegos parecem impedir que as células celulares de câncer de mama cresçam sem danificar células normais.

5. Ajudar controlar o colesterol alto:

Comer pêssegos em base regular pode ajudar a controlar o colesterol alto e os problemas que levam a diabetes e doenças cardíacas. Isto é principalmente porque os pêssegos contêm compostos fenólicos que impedem a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade, ou LDL, colesterol. Além disso, os alimentos ricos em beta-caroteno como pêssegos são bons para baixar o nível de colesterol na corrente sanguínea.

6. Ajuda a melhorar a saúde cardiovascular:

pêssego melhora a saúde cardiovascular
pêssego melhora a saúde cardiovascular

Os antioxidantes presentes na fruta beneficiam seu coração, destruindo radicais livres que iniciam reações em cadeia dentro do corpo e podem danificar ou matar células. Este fruto também contêm compostos bioativos que ajudam a combater a síndrome metabólica, uma combinação de fatores de risco que causam inflamação, obesidade e problemas cardíacos.

7. Apoia saúde digestiva:

Comer esta fruta ajuda a limpar as toxinas do seu cólon, rins, estômago e fígado devido ao alto teor de fibra e potássio.

O alto conteúdo de fibra impede qualquer excesso de matéria tóxica do seu cólon e a quantidade elevada de potássio reduz doenças renais e reduz suas chances de desenvolver úlceras. Estas frutas são fáceis digeridas no sistema digestivo e geralmente não causam desconforto no estômago.

8. Ajudar a controlar a pressão sanguínea:

Um grande pêssego contém uma quantidade elevada de potássio e muito baixo teor de sódio, o que pode ajudá-lo a manter a pressão arterial saudável. O potássio funciona com sódio para regular o equilíbrio hídrico do corpo e, por sua vez, ajuda a manter a pressão arterial normal.

9. Trata a anemia:

Para aqueles com anemia ferropriva, especialistas em saúde sugerem aumentar a ingestão dietética de alimentos ricos em ferro como Pêssegos. O ferro ajuda a aumentar a produção de hemoglobina, minimizando e prevenindo a anemia. Os pêssegos também têm uma grande quantidade de vitamina C que ajuda o corpo a absorver melhor o ferro.

10. Reduzir a inflamação:

Eles possuem excelentes propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes. Dietistas recomendam que aqueles que sofrem de gota ou reumatismo comem Pêssegos regularmente. A alta vitamina A nos pêssegos também ajuda a tratar o reumatismo. Os pêssegos também podem ter um diurético ou um efeito laxante leve que ajuda a reduzir a inflamação, um dos principais sintomas de gota e reumatismo.

11. Rico em antioxidante:

As cascas e a polpa de pêssegos possuem propriedades antioxidantes significativas . A presença de ácido clorogênico nestas frutas também contribui para seus efeitos protetores. Antioxidantes como a luteína, zeaxantina e beta-criptoxantina ajudam a eliminar os radicais livres derivados de oxigênio e proteger o corpo contra os efeitos nocivos de diversas doenças.

12. Previne a hipopotassemia:

Os pêssegos contêm potássio, o que é vital para a sinalização nervosa adequada e o funcionamento celular do corpo. O teor de potássio em pêssegos também ajuda nos processos metabólicos, utilizando carboidratos, mantendo o equilíbrio de eletrólitos e a regulação dos tecidos musculares. A falta de potássio no corpo pode levar à hipocalemia que pode afetar a força muscular e pode causar batimentos cardíacos irregulares.

13. Previne o câncer:

Os pêssegos são ricos em compostos fenólicos e carotenoides, que possuem propriedades antitumorais e anticancerígenas, bem como ajudam na luta contra vários tipos de câncer, como câncer de mama , câncer de pulmão e câncer de cólon .

14. Mantém a pele saudável:

Os pêssegos ajudam a manter a pele saudável devido à presença de uma boa quantidade de vitamina C. Que também fornece uma defesa contra radicais livres e infecções nocivas. Eles também exercem efeitos protetores sobre a pele contra a radiação ultravioleta.

15. Útil na gravidez:

Os frutos são valiosos durante a gravidez devido à presença de uma ampla gama de vitaminas e minerais essenciais. A vitamina C ajuda no crescimento saudável dos ossos, dentes, pele, músculos e vasos sanguíneos do bebê. Também ajuda na absorção de ferro, o que é extremamente crucial durante a gravidez.

16. Acalma o sistema nervoso:

A presença de magnésio na fruta ajuda a prevenir o estresse e ansiedade no organismo e ajuda a manter o sistema nervoso em calma. Uma deficiência de magnésio pode afetar o funcionamento do sistema nervoso central, resultando em músculos hiper-excitados e aumento da atividade dos sinais nervosos.

17. Tratar a obesidade:

Os frutos contêm componentes bioativos que demonstraram efeitos benéficos na luta contra distúrbios relacionados à obesidade. Um estudo de pesquisa investigativa sugeriu que a presença de compostos fenólicos na fruta possui propriedades anti-inflamatórias e anti-obesidade que ajudam na luta contra síndromes metabólicas que, de outra forma, podem causar graves preocupações com a saúde.

18. Ajuda a perder peso:

Um pêssego faz com que você se sinta cheio e o impede de comer demais. O bônus: um pêssegos só contém cerca de 35-50 calorias e sem gordura!

19. Trata a diabetes:

O pêssegos prevenir diabetes e doenças cardiovasculares relacionadas à obesidade. Os pêssegos são ricos em fitoquímicos chamados fenóis que atuam como antioxidantes.

20. Ajuda a manter pele saudável:

A vitamina A e C tornam esta fruta um ótimo hidratante natural; Eles são freqüentemente usados ​​em cosméticos. Estas vitaminas podem ajudar a regenerar o tecido da pele.

21. Ajuda a prevenir o câncer:

O pêssegos é um mineral com propriedades antioxidantes que podem ajudar a proteger as células de danos.

pêssego ajuda a prevenir o câncer
pêssego ajuda a prevenir o câncer

22. Tratar gota e reumatismo:

Para aqueles que sofrem de gota e reumatismo são recomendados por dietistas para comer esta fruta porque elas tendem a ter um diurético e um leve efeito laxante.

23. Ajuda a prevenir o câncer:

Esta fruta contém selênio – um mineral com propriedades antioxidantes que podem ajudar a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres.

24. Age como hidrante de pele:

A Vitamina A e C presentes nesta fruta fazem desta fruta um grande hidratante natural que ajuda a regenerar o tecido da pele. Curiosidade: você sabia que os compostos encontrados no nas frutas são muitas vezes usados em cosméticos?

25. Reduz o nível de colesterol:

A pesquisa mostrou que os compostos fenólicos presentes na casca e a polpa dos pêssegos de grampo ajudam na manutenção de níveis mais baixos de colesterol LDL e estimulam o bom colesterol HDL. Isso ajuda a reduzir o risco de desenvolver doenças relacionadas ao coração e manter uma saúde cardiovascular ideal.

26. Possui propriedades anti-envelhecimento:

Os pêssegos são uma fonte de zinco, que tem propriedades anti-envelhecimento. O consumo de alimentos ricos em zinco , como pêssegos, promove a produção de anticorpos e inibe o dano celular causado pelos radicais livres. Também interfere com o processo de envelhecimento dos órgãos reprodutores masculinos, aumentando os níveis de testosterona do hormônio reprodutivo no organismo.

27. Melhora a saúde celular:

Esta fruta contêm ferro, o que é vital para a formação de hemoglobina nos glóbulos vermelhos. O consumo de alimentos como pêssegos é importante durante todos os estágios da vida, incluindo infância, adolescência, idade adulta e fases, como menstruação e gravidez.

28. Previne transtornos cerebrais:

Estudos demonstraram que os extratos de pêssego exercem efeitos benéficos sobre o sistema colinérgico central. O sistema colinérgico é um sistema neurotransmissor que atua como a espinha dorsal da memória e das funções de aprendizagem. Os componentes presentes nos pêssegos impedem o sistema colinérgico de degenerar e prevenir vários distúrbios como a doença de Alzheimer.

29. Reduz a ansiedade e o estresse:

Alguns especialistas em nutrição referem-se ao pêssego como o “Fruto da Calma”.

30. Fonte de antioxidantes e fibras:

Entre os antioxidantes, destaca-se o o ácido clorogênico, que funciona como um anti-inflamatório no organismo. As fibras são boa para a digestão e previnem a constipação.

Para obter os melhores benefícios para a saúde consumindo pêssegos, coma-os cru com a pele. Apenas coma um pêssego fresco diariamente como parte de uma dieta de estilo de vida saudável.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

16 comentários

  • […] mais doces ajudam a dar mais sabor à bebida. As mais indicadas são melão, melancia, laranja e pêssego são diuréticos e dão sabor mais doce e palatável à […]

  • […] o que impede que as madeixas se quebrem. Pode ser encontrado em frutas e vegetais como abacate, pêssegos, espinafre e cenouras. Suplementos com vitamina A são sempre bons para seus cabelos. portanto a […]

  • […] Pêssegos […]

  • […] Casca de 1  Pêssego. […]

  • […] de amendoim; Ovos; Romã; Feijões da Soja; Pão Integral; Nozes; Mel; Pêssego; Maçã; Melaço; Grãos Integrais; Castanha; Fígado; Mandioca; Chuchu; Quinoa; Frutas Vermelhas; […]

  • […] 33. Néctar de Pêssego: […]

  • […] Damasco; Amoras; Páprica; Abacates; Sementes de girassol; Pêssegos; Morangos; Maçãs; Laranjas; Framboesas; Espinafre; […]

  • […] 2 Pêssegos. […]

  • […] Casca de um pêssego; […]

  • […] Pêssego é uma fruta rica em água. Por isso, é excelente para manter sua pele hidratada. Isso a tornará […]

  • […] Pêssego; […]

  • […] 18. Pêssego. […]

  • […] deixe de comer as seguintes frutas, apenas não comer em excesso: Mamão, Manga, Uva, Abacaxi, Pêssego, Pera, Ameixa, […]

  • […] além de prevenir defeitos congênitos. Além disso, a quantidade de folato contida é igual ao de pêssegos. O folato desempenha um papel importante no desenvolvimento de células sanguíneas para o bebê no […]

  • […] Pêssegos […]

  • […] (nectarina, pêssego e […]

Deixe um comentário