Benefícios das Frutas

25 benefícios da mexerica para saúde e beleza!

beneficios da mexerica

Os benefícios da mexerica que são incríveis, pois, também conhecida como fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado, que possui diversos benefícios para saúde. Essa fruta é conhecida pelo seu sabor fresco e citrino com seu baixo teor de calorias e alto teor de nutrientes.

O conteúdo vitamínico na fruta é o melhor da sua classe. Também é uma rica fonte de vitamina C, folato e beta-caroteno. O sabor dessa fruta é mais forte do que a laranja, além de ser muito mais doce.

beneficios da mexerica
benefícios da mexerica

Propriedades nutricionais:

A mexerica é uma rica fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina B1 e B2, bioflavonóides (como o nobiletin), folato (semelhante ao Ácido Fólico) e sais minerais, como o potássio, o cálcio, o fósforo e o magnésio. Além disso, a fruta inteira pode ser aproveitada para melhor utilização de suas propriedades, pois sua casca e folha também são muito ricas em nutrientes.

Benefícios da mexerica para saúde e beleza:

1. Combater o câncer:

Mexerica contém carotenoides, que impede vários tipos de câncer, devido a presença de vários antioxidantes. Além disso, em pacientes com hepatite C foi observada uma proteção contra o câncer de fígado pela ingestão do suco dessa fruta devido à presença de beta-cripto xantina em grande quantidade.

2. Fonte de vitamina C:

Por ser rica em vitamina C, essa fruta ajuda a combater os radicais livres com suas propriedades antioxidantes que podem combater doenças infecciosas e o câncer. Com a eliminação dos radicais livres, a vitamina C também evita danos celulares.

3. Controle do colesterol:

Mexerica produz a sinefrina, que reduz a produção de colesterol ruim no sangue. Além disso, consequentemente regulando os níveis do colesterol bom no corpo, que é ocasionado devido a presença de antioxidantes.

4. Regula a pressão arterial:

Devido à presença dos minerais e nutrientes como o potássio nessa fruta, ela auxilia na regulação dos níveis da pressão arterial. Além disso, o potássio mantém a pressão arterial normal, permitindo o fluxo de sangue através das artérias sem problemas.

5. Combate doenças infecciosas:

Como a vitamina C é um antioxidante solúvel em água natural, a presença de 87% da vitamina C na mexerica ajuda a lutar contra os agentes infecciosos e combate os radicais livres que podem ser uma causa para o câncer.

6. Para a pele:

Por ser rica em antioxidantes e possuir por volta de um terço da dose diária de vitamina C que precisamos, essa fruta possui benefícios sensacionais para a saúde da pele. Além disso, prevenindo e também tratando várias condições que afetam a pele.

7. Queda de cabelo:

Mexerica possui um alto teor de vitamina B12, e dessa forma, ela ajuda no crescimento e fortalecimento dos fios de cabelo, ajudando a evitar a queda exagerada dos cabelos, e ainda desacelera o processo de branqueamento dos fios.

8. Fortalecimento dos dentes:

A vitamina C, aliada ao cálcio e ao fósforo presente nessa fruta, são os principais responsáveis pelo desenvolvimento e o fortalecimento dos dentes. Além disso, pesquisadores publicaram uma pesquisa em que dizia que pessoas que não consomem sua dose diária de vitamina C, tem mais vulnerabilidade de desenvolver problemas bucais.

9. Fortalece o sistema imunológico:

É bem conhecido por todos que a vitamina C ajuda a manter o nosso sistema imunológico do corpo mais forte. Além disso, e por isso é a vitamina mais encontrada em remédios para prevenir e combater gripes.

10. Combate diabetes:

Uma pesquisa acadêmica diz que uma bioflavanoide chamada Nobiletin encontrada na mexerica. Além disso, é comprovada uma potente substância que ajuda o nosso organismo a combater a diabete tipo 2, pois ela ajuda a regular o nível de insulina no sangue.

11. Auxilio da perda de peso:

Essas frutas são ricas em fibras e podem ajudar na perda de peso, mantendo o estômago cheio por intervalos de tempo mais longos. Além disso, ela também reduz insulina e usa os açúcares e gorduras armazenadas convertidos como combustível, o que leva à perda de peso.

12. Fortalece os ossos:

Os ossos são formados pela hidroxiapatite, com a combinação de cálcio e Fósforo. Além disso, ambos os minerais devem ser incluídos na dieta para prevenir a osteoporose. Por ser rica nesses minerais, essa fruta ativa enzimas e regula a formação de hidroxiapatite, que é necessária para manter uma saúde dos ossos.

13. Eliminação das rugas:

A mexerica ajuda a lutar com problemas relacionados as rugas. Além disso, aqueles com trinta e poucos anos que sentem uma má disposição na pele pode ser devido à falta de nutrientes que potencializam a pele. Devido as suas propriedades, essa fruta ajuda a se livrar das rugas de uma forma eficaz.

14. Evitar a constipação:

Devido à presença do alto teor de fibra nessa fruta, a mesma ajuda a evitar a constipação. Além disso, a prisão de ventre é tratada, com uma boa quantidade de fibras solúveis promovendo a digestão, e apoiando os movimentos intestinais fáceis.

mexerica
mexerica

15. Combate os radicais livres:

A mexerica é rica em vitamina C, que atua como um antioxidante. Além disso, ajuda na proteção do nosso corpo contra o ataque de radicais livres.

16. Tratamento da caspa:

A caspa é um problema comum no nosso dia a dia. Aplicando as bagas dessa fruta no couro cabeludo ajuda eficientemente a tratar a caspa. Além disso, devido as suas propriedades anti-inflamatórias que eliminam qualquer tipo de fungos.

17. Auxilia no crescimento do cabelo:

Devido à sua riqueza em Vitamina E e vitamina B12, essa fruta proporciona um cabelo bonito, grosso e com o crescimento acelerado. Além disso, a aplicação de uma pasta de mel com mexerica no cabelo mantendo durante meia hora, auxilia no crescimento rápido dos cabelos.

Confira através do vídeo abaixo outros benefícios da mexerica:

Outros benefícios da mexerica para saúde:

  • A mexerica contém um flavonoide chamado hesperidina, que ajuda a aumentar a produção de colágeno;
  • Além disso, essa fruta protege nosso corpo do ataque de micro-organismos que causam doenças e infecções;
  • As propriedades da mexerica evita danos causados ​​pelo sol, causados ​​pelos raios UV;
  • Além disso, essa fruta contém fibras e antioxidantes, que restringem a absorção do colesterol pelo fígado;
  • Por ser uma fruta diurética, suas vitaminas e sais mineiras colaboram para o tratamento da anemia;
  • Além disso, o potássio presente nessa fruta possui uma função positiva em vários órgãos, células e tecidos do corpo;
  • Essa fruta é rica em folato, uma versão natural do Ácido Fólico, que proporciona benefícios para as gestantes;
  • Além disso, as propriedades da mexerica ajudam a combater doenças como a aterosclerose e os cálculos renais.

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

6 comentários

  • […] de ser macia. Tem uma casca muito fina que o torna fácil de descascar e dividi-la em segmentos. A Mexerica é mais tolerante à seca, já o frio pode danificá-la […]

  • […] antioxidantes que estão presentes no Chá Branco fortalecem o sistema imunológico, proporcionando proteção contra várias doenças e problemas de saúde relacionados com a baixa […]

  • […] pois, a Tangerina todos conhecem, é a Citrus reticulata, também popularmente conhecida como mexerica, poncã, mandarina, fuxiqueira, manjerica, laranja-cravo, mimosa, bergamota, clementina, entre […]

  • […] 51. Mexerica: […]

  • […] também pode adicionar Suco de Limão e Mexerica e Mel para benefícios […]

  • […] indispensáveis para saúde geral do corpo. Além do mais, o Suco de Mexerica é extraído da mexerica que pertence a família dos cítricos. A mexerica ou tangerina (as formas mais populares como a […]

Deixe um comentário