Os 10 Benefícios da Mangabinha Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Cura Natural

Os 10 Benefícios da Mangabinha Para Saúde
4.7 (93.33%) 3 vote[s]

Os Benefícios da Mangabinha Para Saúde são variados, pois, a Mangabinha possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a Mangabinha é o fruto da árvore mangabeira. Que se assemelham a pêssegos mas que são do tamanho de uma ameixa.

A Mangabinha é nativa de regiões tropicais brasileiras. A árvore cresce geralmente a uma altura de 5-6 metros, mas pode atingir 10 metros. No estado do Ceará, há uma cidade como nome de Lavras da Mangabeira, assim denominada devido à ocorrência natural dessa árvore.

beneficios da mangabinha
Valor Nutricional da Mangabinha:

A Mangabinha é uma excelente fonte de ferro , cálcio, fósforo, fibras além das vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C. Então confira agora Os 10 Benefícios da Mangabinha Para Saúde:

1. Controla a Diabetes:

A Mangabinha é capaz de regular o colesterol e ajudar aos diabéticos a manter seus níveis de glicose no sangue dentro do normal.

2. Regula a Pressão Arterial:

O chá de folhas da Mangabinha pode ser usado no tratamento de pacientes hipertensos devido à ação que regula e mantém a pressão arterial em bons níveis.

3. Combate o Resfriado:

Por possuir altos índices de vitamina C, a Mangabinha pode ser utilizada para alivio dos sintomas de gripe e resfriado, além de auxiliar no aumento da imunidade.

4. Alivia Dores e Infecções:

Algumas partes da Mangabeira são usadas na medicina popular: a pele tem propriedades adstringentes, o látex é utilizado para contusões, inflamações, diarreia, tuberculose, úlceras e herpes. Uma infusão das folhas de Mangabinha diminuem a dor menstrual.

5. Promove a Saúde da Visão:

A Mangabinha é rica em vitamina A, a vitamina A se relaciona amplamente à boa visão, sendo necessária aos olhos para reconhecer pequenas quantidades de luz. Além disso, a vitamina A protege os olhos dos constantes ataques dos radicais livres, de modo que degeneração dos olhos ao longo do envelhecimento se dá de modo mais lento.

6. Auxilia no Tratamento de Úlceras:

As fibras encontradas na Mangabinha ajudam a combater úlceras que são lesões na mucosa que podem acometer todo o trato gastrointestinal. As refeições ricas em fibras alimentares insolúveis e solúveis possivelmente estimulam positivamente os fatores de proteção da mucosa e reduzem hormônios que estimulam a secreção gástrica (como a gastrina), potencialmente auxiliando em menores lesões na mucosa.

7. É Benéfica Para uma Vida Ativa:

A vitamina B1 é um dos princípios ativos encontrados na Mangabinha, e um dos principais benefícios da vitamina B1 (tiamina) é o seu envolvimento na ativação do sistema de enzimas que auxiliam na oxidação do açúcar, a principal fonte de energia para o corpo humano.

8. Fortalece o Sistema Imunológico:

Outro nutriente que é encontrado em grande quantidade na Mangabinha é a vitamina C. O efeito mais conhecido da vitamina C também não pode deixar de ser mencionado. Mesmo que a vitamina C não seja uma substância mágica que previne totalmente doenças como a gripe, suas funções na manutenção de um sistema imunológico forte são importantíssimas.

9. Combate a Anemia:

O ferro é um dos principais componentes da hemoglobina, e ele é encontrado em grande escala na Mangabinha. A falta do mineral faz com que o organismo produza menos células vermelhas, o que irá caracterizar o quadro de anemia.

10. Auxilia no Emagrecimento:

A Mangabinha é uma fruta rica em vitaminas do complexo B. As vitaminas do complexo B poderiam auxiliar no emagrecimento, por melhorar o organismo e, consequentemente, o metabolismo dos alimentos, fazendo com que o corpo gaste melhor os nutrientes e as possíveis reservas corporais.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *