Os 25 Benefícios da Jabuticaba Para Saúde

Revisado por

Formado em Clínico Geral pela USP!

Especialista do Cura Natural

Benefícios da Jabuticaba Para Saúde que além de saborosas são ideais para quem quer perder peso. Além disso, a Jabuticaba também conhecida como jaboticaba, jabuticaba-sabará. Faz parte da família das Myrtaceae, a jabuticabeira (Plima Cauliflora) é uma árvore nativa da Mata Atlântica, com 5 a 10 metros de altura, formato arredondado, folhas miúdas e frutos redondos, que nascem grudados no tronco e galhos.

jabuticabaAs folhas da jaboticabeira caem antes da floração, e lindas flores brancas (caulifloria) e perfumadas surgem presas ao caule e tronco da árvore e trazem lindas e brilhantes bolinhas, que quando maduras.

Valor Nutricional da Jabuticaba:

É Rica em nutrientes e minerais muito popular no Brasil. Ao comer jabuticaba, você pode esperar consumir as seguintes vitaminas e minerais: Minerais: um alto conteúdo mineral, contém cálcio, fósforo e ferro.

Vitaminas: ricas em vitaminas, jabuticaba tem um conteúdo muito alto de Vitamina C, tornando-se uma potência antioxidante. Também contém vitaminas do complexo B, como a niacina, riboflavina e tiamina. Aminoácidos: os aminoácidos são essenciais para a nossa saúde, por isso é bom que contenha aminoácidos como a lisina e o triptofano. Veja Agora Os 25  Benefícios da Jabuticaba Para Saúde:

1. Benefício da Jabuticaba o Cabelo:

Os nutrientes desta fruta promove o crescimento saudável e brilhante do cabelo e são também úteis na prevenção da Perda de cabelo. Vários produtos para o cabelo feito com extrato de Jabuticaba estão disponíveis no mercado.

Veja Também: As 10 Maneiras Natural Para Alisar o Cabelo…

2. Jabuticaba Ajuda a Prevenir do Câncer:

Jabuticaba é muito popular por seus poderosos efeitos antioxidantes, devido à presença de compostos fenólicos, como as antocianinas e muitos outros. As antocianinas, que agem como antioxidantes potentes também possuem anti-inflamatória, com propriedades anti-câncer. Estes antioxidantes ajudam no combate aos radicais livres que são responsáveis ​​por causar danos às células e mutações no DNA.

3. Benefício da Jabuticaba Para Combater o Envelhecimento Precoce Pele:

A Jabuticaba tem um dos melhores e mais poderoso antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e também a prevenção da ocorrência de sinais de envelhecimento, como manchas escuras, rugas e linhas finas. Esta fruta exótica tem nutrientes importantes,  especialmente em sua casca que foi provada ser muito benéfica para a pele. Estudos descobriram que Jabuticaba ajuda no rejuvenescimento e hidratação a pele.

4. Jabuticaba é Rica em Ácido Fólico:

Antigamente, A Jabuticaba foi dado a mulheres grávidas por causa das altas quantidades de ferro nela. Este fruto é também uma boa fonte de ácido fólico, que desempenha um papel importante no crescimento e desenvolvimento do bebé.

5. Ajuda na Perda de Peso:

Jabuticaba é uma boa adição na dieta para a perda de peso, pois é pobre em gordura e calorias. Além disso, a pele é uma rica fonte de fibra dietética que controla o apetite e impede que você comer demais por manter-se completa por um longo período de tempo.

6. Benefícios da Jabuticaba como Anti-inflamatório:

Jabuticaba é muito popular por seus poderosos efeitos antioxidantes, devido à presença de compostos fenólicos, como as antocianinas e muitos outros. As antocianinas, que agem como antioxidantes potentes também possuem anti-inflamatória, com propriedades anti-câncer. Estes antioxidantes ajudam no combate aos radicais livres que são responsáveis ​​por causar danos às células e mutações no DNA.

7. Benefícios da Jabuticaba Para Digestão:

O alto teor de fibra na Jabuticaba ajuda a fazer seus movimentos intestinais regulares e na prevenção da constipação. Os nutrientes desta fruta ajuda na digestão e também na limpeza e desintoxicação do intestino.

8. Jabuticaba Ajuda a Aliviar Artrite:

Devido às suas potentes propriedades anti-inflamatórias, Jabuticaba é útil para aliviar a artrite e outras doenças relacionadas com a inflamação.

10. Forma de Consumir a Jabuticaba:

Como a Jabuticaba é rica em açúcar, deve ser colhida e consumida na hora (fresca), para evitar-se a sua fermentação, consequentemente, a alteração do seu sabor e de seu valor nutricional. Quando colhidas, as jabuticabas se deterioram muito rapidamente, por isso devem ser consumidas no mesmo dia. Se desejar pode consumir logo após o almoço como sobremesa, ao invés de doces e outros alimentos mais calóricos, bem como em xaropes, geleia ou principalmente através de sucos.

11. Benefício da Jabuticaba Para Combater Doenças Cutâneas:

Na naturopatia, utiliza-se o suco fresco e o chá da casca nos casos de alergias, imunodeficiências, fragilidade capilar, doenças degenerativas da visão, amigdalite, angina pectoris, disenterias (infecção intestinal), varizes e erisipela (doença cutânea infectocontagiosa aguda); o chá e o xarope (com mel) da entrecasca e polpa da fruta, nos casos de anemia, estresse, asma, bronquite, gripes e resfriados.

12. Benefício da Jabuticaba Para Ossos e Dentes Fortes:

Os altos níveis de cálcio, Potássio e Magnésio da Jabuticaba é benéfica para os ossos e dentes. Estes minerais ajudam no fortalecimento seus ossos e na prevenção de doenças como a osteoporose.

13. Benefício da Jabuticaba Para o Coração:

Verificou-se que dietas ricas em antocianinas ou polifenóis pode reduzir os riscos de doenças cardiovasculares através da regulação do metabolismo lipídico. Um estudo realizado em ratos obesos confirmou que tais dietas ajudam na redução do colesterol total e triglicérides e também no aumento do colesterol bom (HDL). Casca Jabuticaba é uma rica fonte de fibra dietética que é capaz de reduzir os níveis de LDL e colesterol total.

Veja também: As 3 Frutas que Protegem a Saúde do Coração…

14. Benefícios da Jabuticaba Para Tratar Diarreia:

Na América do Sul, Jabuticaba tem sido comumente usado para ajudar a tratar crises de diarreia. Quando secos, esmagados, e misturado com a água, a pele do Jabuticaba retarda os movimentos intestinais. Uma vez que você é capaz de manter o alimento em seu sistema, comer a carne da fruta restaura nutrientes e vitaminas perdidas quando doente. Isso ajuda a acelerar o tempo de recuperação e ajuda a prevenir a desidratação.

15. Benefícios da Jabuticaba Para Combater Artrite:

A rica atividade antioxidante em Jabuticaba tem fortes efeitos anti-inflamatórios. Ao desfrutar de uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, você ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças como diabetes e doenças cardíacas. Os alimentos anti-inflamatórios são grandes quando sofrem tais condições inflamatórias como artrite, que são dolorosas e podem reduzir a qualidade geral da vida.

16. Jabuticaba Atua como Desintoxicante Natural:

É ótimo para o fígado pois ajuda a tirar o stress fora deste órgão ocupado, ajudando a filtrar as toxinas, enquanto Nutrir o corpo com vitaminas e minerais. Consumir regularmente esta fruta ajuda a manter seu corpo livre de toxinas causando doenças.

17. Benefícios da Jabuticaba como Fonte em Antocianina:

alguns estudos preliminares descobriram que a fruta pode ajudar a proteger contra o desenvolvimento do câncer. contém tais compostos anticancerosos como antocianina, que é acreditado para inibir o desenvolvimento e propagação de células cancerosas.

18. Jabuticaba Combate a Anemia:

A Jabuticaba é importante no tratamento e prevenção da anemia, graças ao ferro, principal nutriente para o enfrentamento do problema. A anemia é caracterizada pela ínfima quantidade de glóbulos vermelhos, e provoca indisposição, mal estar, fraqueza e falta de apetite.

19. Benefícios da Jabuticaba Para Ajudar o Metabolismo:

O fósforo, juntamente com outros minerais, pode auxiliar no melhor desempenho do metabolismo de energia no nosso corpo; ele também ajuda a combater o estresse e a aumentar a imunidade do organismo

20. Benefício da Jabuticaba Para Combater a Gripe:

A Vitamina C é conhecida como uma aliada do nosso corpo no combate à gripe, também pode ajudar em infecções no geral, e ainda auxiliar em casos de alergia, asma, glaucoma, varizes, hipertensão arterial, anemia, fadiga crônica A Niacina, ou também chamada de vitamina B3, se não ingerida em quantidade suficiente, pode causar indigestão, erupções na pele e fraqueza muscular

21. Benefícios da Jabuticaba Para Saúde Bucal:

Como a polpa desta fruta possui altos níveis de minerais como o cálcio, potássio e magnésio, os benefícios podem se estender aos nossos ossos e dentes, pois estes minerais ajudam a fortalecê-los, prevenindo de doenças mais graves, como a osteoporose

22. Benefícios da Jabuticaba Para Ajudar na Gravidez:

Por possuir ácido fólico e ferro, a Jabuticaba também pode ser muito recomendada à mulheres grávidas, pois pode auxiliar no crescimento e desenvolvimento do feto.

23. Benefício da Jabuticaba Para Saúde do Coração:

Os médicos sempre dizem que para ter o coração sadio e evitar doenças cardiovasculares é preciso fazer atividades físicas e comer bem. É um desses alimentos nutritivos que faz bem ao coração por conter fibras dietéticas capazes de reduzir o colesterol ruim (LDL) e propriedades como os polifenóis e antocianinas que reforçam a proteção contra o Acidente Vascular Cerebral e o infarto no miocárdio.

jabuticaba24. Benefício da Jabuticaba Para Ajudar na Perda de Peso:

Deixar de lado guloseimas hipercalóricas, carne vermelha e o chopp do final de semana. Estão entre as melhores atitudes para quem deseja ficar em forma. Substituir o lanche da tarde por frutas também é uma ótima receita, e é aí que esta fruta

entra. A frutinha por ter uma gama de nutrientes e ser rica em fibras, alimenta e proporciona sensação de saciedade. Aliviando aquela devastadora vontade de comer toda hora.

Veja Também: Os 8 Alimentos que Vão te ajudar a Perde Peso….

25 Benefícios da Jabuticaba Para Combater o Estresse:

Capaz de aliviar o estresse e com a ação de antioxidantes evitar o envelhecimento precoce da pele, a fruta é matéria prima para uma série de produtos para o cabelo, afinal os seus nutrientes garantem um crescimento bonito e saudável dos fios.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *