Benefícios das Frutas Brenda Lima

20 benefícios do kiwi para saúde e beleza!

Os benefícios do kiwi são diversos, pois possui muitos nutrientes capazes de proporcionar a boa manutenção da saúde geral do corpo. Além disso, é o favorito dos amantes da salada. Esta fruta exótica é conhecida por sua atraente cor verde brilhante e seu sabor maravilhoso e distinto.

No entanto, não se sabe muito sobre este fruto, pois é produzido em poucos países e não está disponível facilmente. Também conhecida como groselha chinesa e fruta de macaque, o kiwi é uma fruta comestível de uma árvore que tem origem na China.

beneficios do kiwi

benefícios do kiwi

O kiwi é basicamente uma fruta de forma oval com uma pele fibrosa e castanha esverdeada e uma carne de tonalidade verde que contém várias fileiras de pequenas sementes comestíveis pretas. É aproximadamente o tamanho de um ovo de galinha e pesa cerca de 125 gramas.

Sua carne tem uma textura macia e um sabor suave e único, que é uma mistura de frutas de morango, maçã, abacaxi e banana.

Valor nutricional:

O kiwi é uma excelente fonte de vitamina C. Um kiwi médio fornece 570 gramas, ou 95% do valor diário recomendado desta vitamina. Desta forma, uma xícara verde ou dourado pode satisfazer todo o consumo diário recomendado de vitamina C. É também uma boa fonte de folato.

Uma dose de 1 xícara de kiwi dourado fornece 63 microgramas, ou 16% do consumo diário recomendado de folato, enquanto a mesma quantidade de kiwi verde fornece 45 microgramas, ou 11% da quantidade diária recomendada de folato. Também contém níveis muito bons de vitamina A, vitamina E e vitamina K.

Os verdes e dourados são boas fontes de potássio e cobre. Além disso, uma dose de 100 gramas de kiwi verde ou dourado fornece cerca de 312 miligramas, ou 7% da quantidade diária recomendada deste eletrólito.

Uma xícara de kiwi verde contém 234 microgramas de cobre, enquanto uma quantidade igual de kiwi dourado contém 273 microgramas de cobre, contribuindo para 26% e 30% do consumo diário recomendada desse mineral, respectivamente.

Benefícios do kiwi para saúde:

1. Melhorar a digestão:

O kiwi é uma fonte muito boa de fibra dietética que melhora a saúde digestiva e se liga e remove as toxinas do cólon, evitando assim o câncer de cólon. Além disso, também previne a constipação e outros problemas gastrointestinais. A actinidain é uma enzima de dissolução de proteína que ajuda na digestão e é similar à papaína em mamão papaia ou bromelina em abacaxi.

2. Função imunológica:

O alto teor de vitamina C juntamente com vários outros compostos antioxidantes no kiwi comprovou ser eficiente na modulação benéfica do sistema imunológico. Também contém vitamina E, que pode fortalecer o sistema imunológico e reduzir o colesterol. Desta forma, o consumo de kiwi é uma ótima maneira de prevenir os efeitos da inflamação, estresse e ataque de bactérias e vírus.

3. Controlar a pressão sanguínea:

O alto nível de potássio desempenha um papel importante nas células do corpo, mantendo o equilíbrio de fluidos corporais e eletrólitos. Além disso, ele controla a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, contrariando os efeitos do sódio.

4. Saúde cardiovascular:

O kiwi é tão eficaz quanto a aspirina para a saúde do coração, só que com menos efeitos colaterais, como inflamação e sangramento no trato intestinal. Além disso, um estudo realizado na Universidade de Oslo na Noruega observou que as pessoas que comeram 2 a 3 em um dia por 28 dias reduziram sua coagulação sanguínea em 18% e triglicerídeos em 15%.

O consumo evita a acumulação de placas e depósitos nas paredes arteriais, protegendo assim as doenças cardiovasculares.

5. Propriedades anticâncer:

Os flavonoides e os carotenoides no kiwi possui efeitos antioxidantes. Estes fitoquímicos protegem seu DNA dos danos causados pelos radicais livres e estresse oxidativo. Além disso, ao prevenir o dano do DNA, inibem e impedem o crescimento de células cancerosas.

6. Para diabetes:

O kiwi tem um índice glicêmico baixo, o que significa que não eleva o açúcar no sangue rapidamente. A carga glicêmica 4 é segura para diabéticos.

7. Saúde ocular:

O kiwi ajuda no aumento da taxa de visão. Isso ocorre porque contém altos níveis de luteína e zeaxantina, os produtos químicos naturais encontrados no olho humano. Além disso, a luteína evita a degeneração macular relacionada com a idade e o desenvolvimento de glaucoma e catarata ao filtrar a luz azul prejudicial.

A zeaxantina também funciona de mãos dadas com a luteína, contribuindo assim para a saúde dos olhos. Além disso, um estudo provou que comer 3 ou mais porções de kiwi pode diminuir a degeneração macular em 36%, o que é principalmente responsável pela perda de visão em adultos mais velhos.

8. Manter o equilíbrio alcalino:

O kiwi cai na categoria de frutos mais alcalinos, o que significa que possui um rico suprimento de minerais que podem substituir o excesso de alimentos ácidos consumidos pelos indivíduos. Isso ajuda no mantimento do equilíbrio ácido/alcalino no corpo, o que resulta em vários benefícios, como sono mais profundo, energia física, menos sintomas de resfriamento e artrite e reduz a osteoporose.

9. Impotência masculina:

O kiwi contém o aminoácido arginina que é um vasodilatador bem conhecido e tem sido usado para tratamento da impotência em homens. Além disso, é também uma boa fonte de zinco que ajuda no aumento da testosterona em homens.

10. Facilitar a perda de peso:

O baixo índice glicêmico e o alto teor de fibras presente no kiwi previnem uma forte queda de insulina ao contrário de outras frutas com alto teor de açúcar. Além disso, evita o armazenamento de gordura, tornando este fruto benéfico para a perda de peso.

11. Para gravidez:

O kiwi é uma fonte rica de ácido fólico que é vital para uma gravidez e bebê saudáveis, além de prevenir defeitos congênitos. Além disso, a quantidade de folato contida é igual ao de pêssegos. O folato desempenha um papel importante no desenvolvimento de células sanguíneas para o bebê no útero.

12. Propriedades antienvelhecimento:

A rica variedade de antioxidantes no kiwi pode atrasar os efeitos do envelhecimento em todo o corpo. Além disso, esses antioxidantes podem neutralizar os radicais livres que danificam as células e aceleram o processo de degeneração resultando em mudanças na espessura, elasticidade e firmeza da pele.

O óleo de kiwi e o óleo extraído de suas sementes são utilizados em vários produtos antienvelhecimento. Além disso, a incrível combinação de vitamina C, E, licopeno e outras substâncias pode combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento prematuro da pele.

13. Manter a firmeza da pele:

Têm um alto teor de vitamina C solúvel que está envolvido na formação de colágeno. Além disso, o colágeno é uma proteína conectiva que confere firmeza à sua pele. A produção de colágeno diminui com o envelhecimento da pele, fazendo com que perca a elasticidade.

O extrato de kiwi é um ingrediente estimulante de colágeno, cujo é adicionado em vários produtos de cuidados da pele para diminuir o processo de envelhecimento e minimizar os sinais de envelhecimento, como rugas, linhas finas e manchas.

14. Suavizar a pele:

A vitamina C não só proporciona firmeza à sua pele, como também a repara. Têm mais vitamina C do que as laranjas. Além disso, a vitamina C proporciona uma cicatrização rápida de cortes e abrasões, além de evitar uma pele áspera e seca. Desta forma, o consumo fornece-lhe uma pele mais macia.

15. Para proteção UV:

Os kiwis são uma boa fonte de vitamina E que previne a degeneração da pele. Constatou-se que previne o câncer de pele induzido por UV. Além disso, a aplicação tópica de vitamina E pode diminuir as linhas faciais e a profundidade das rugas. Desta forma, é uma maneira eficaz de aumentar seu consumo de vitamina E.

16. Pele limpa:

São produtos de limpeza particularmente bons para a sua pele, pois contêm uma enzima chamada actinidina que ajuda a dissolver as células de pele mortas com base na proteína e a sujeira na pele.

Assim, o consumo desta fruta é uma ótima maneira de tornar sua pele limpa e fresca. Além disso, a alta quantidade de fibra facilita a digestão adequada, o que definitivamente contribui para a pele saudável de dentro para fora.

17. Prevenir a perda de cabelo:

Como afirmado anteriormente, são uma rica fonte de vitamina C, que é um poderoso antioxidante. Esta vitamina desempenha um papel importante na criação de colágeno que evita que o cabelo se divida e quebrar. Ao proteger o corpo do dano dos radicais livres, este composto ajuda a prevenir o estresse e os desequilíbrios que muitas vezes levam à perda de cabelo.

kiwi beneficios

kiwi benefícios

18. Crescimento do cabelo:

A vitamina C no kiwi pode estimular o crescimento do cabelo, mantendo a integridade da microcirculação, cujo fornece sangue aos folículos pilosos. Além disso, também contêm vitamina E que melhora o crescimento do cabelo através do seu efeito positivo no sistema imunológico, pois suporta a saúde circulatória e possibilita a absorção de oxigênio.

19. Problemas no cabelo:

O extrato e o óleo de kiwi são ricos em várias vitaminas e nutrientes que ajudam na manutenção da saúde do cabelo. Além disso, sua aplicação tópica pode tratar problemas de cabelo, como a caspa e os cabelos secos e rugosos.

Sobre o autor | Website

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.