Benefícios das Frutas Ana Karolynne Goncalve

Os 30 Benefícios da Ervilha Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Benefícios da Ervilha são basteante variados. Portanto, a Ervilha possui elementos nutricionais importantes para saúde. Além disso, a Ervilha é comumente usadas em diversos pratos que vão desde saladas sofisticadas até os cachorros quentes de lanchonetes. Amadas ou odiadas pelo seu sabor e textura, essa leguminosa pode ser, além de um complemento de sabor para o prato, uma bomba de benefícios para a saúde de quem as consome.Benefícios da Ervilha

Em dois tipos de grãos, as Ervilhas podem ser encontradas no tipo liso, que é pequena e pouco apreciada, e no tipo rugoso, que é maior e mais saborosa, levemente adocicada.

Valor Nutricional da Ervilha: 

Rico em nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo. A Ervilha é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, vitamina K, além de minerais como magnésio, potássio, zinco, ferro e cálcio, que podem não só dar aquela forcinha para a perda de peso, como também prevenir e tratar diversos tipos de doenças.

Quer saber mais sobre os Benefícios da Ervilha para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra como o pequeno vegetal verde pode ser o pontapé inicial para impulsionar sua saúde e boa forma. Confira Alguns dos Principais Benefícios da Ervilha Para Saúde:

O consumo da Ervilha deve estar aliado a hábitos saudáveis. Usar o vegetal como ingrediente para pratos calóricos e gordurosos não surte efeito. A alimentação precisa ser equilibrada e saudável.

Opções saudáveis com Ervilha são saladas ou sopas. É importante aliar a dieta a exercícios físicos. Então, confira Detalhadamente Os 30 Benefícios da Ervilha Para Saúde:

1- A Ervilha Ajuda a Emagrecer:

A Ervilha pode ser a aliada que você estava procurando para compor a sua dieta de perda de peso. Isso porque, além de suas propriedades antioxidantes, o vegetal também possui baixos índices calórico e glicêmico, o que significa que você pode inseri-lo no seu cardápio diário sem medo de engordar.

2- A Ervilha Previne Doenças Cardiovasculares:

A ingestão regular de Ervilhas pode ajudar a equilibrar a pressão arterial e, portanto, melhorar o funcionamento geral do sistema cardiovascular.

Isso porque esses pequenos vegetais verdes possuem funções antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ser essenciais na eliminação de células mortas e na melhora do fluxo sanguíneo, dois fatores essenciais para proteger o coração de problemas como hipertensão, AVC, ataques cardíacos, derrames e aterosclerose.

3- Beneficio da Ervilha Para Ajudar Aumenta os Níveis de Energia no Corpo:

Comer Ervilhas vai aumentar seus níveis de energia por causa de sua fartura em ferro. Perda de ferro no organismo provoca cansaço e incapacidade de se concentrar. Se comer alimentos ricos em ferro, você será capaz de aumentar seus níveis de energia e proteger-se contra riscos de infecção. É muito importante consumir alimentos ricos em ferro diariamente.

4- Ervilha Melhora a visão:

Além de luteína, Ervilhas também estão concentradas com a vitamina A, que trabalham juntas para o maior benefício dos olhos. A luteína protege os olhos em um nível celular através da prevenção da oxidação que pode levar à catarata. A vitamina A mantém sua visão clara por mais tempo. Se você deseja ter os olhos saudáveis ​​à medida que envelhecem, consumir Ervilhas em sua dieta será de grande ajuda.

5- A Ervilha Funciona como Anti-inflamatório Natural:

Os antioxidantes presentes nas Ervilhas são capazes de parar a inflamação e os seus maus efeitos. Ervilhas contêm flavonóides, carotenóides, ácidos fenólicos e polifenóis que são propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes. A inflamação é a principal causa de doenças do coração, artrite e mesmo câncer.

6- A Ervilha Regula o Açúcar no Sangue:

Ervilhas têm boas quantidades de proteína e fibra, devido ao fato de que a digestão é lenta ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue estável.

7- A Ervilha Controla a Obesidade:

Consumo de Ervilhas ajuda no controle de peso. Elas têm colesterol zero e tem uma boa quantidade de proteínas e fibras. Comer Ervilhas irá saciá-lo por horas, reduzindo ainda mais a ingestão de alimentos. Os bons níveis de zinco também melhoram o metabolismo auxiliando na manutenção do peso.

8- Contribui Para a Saúde do Coração:

Ervilha é fonte de licopeno. O licopeno é um poderoso antioxidante que previne danos nas células do coração. Altos níveis de vitamina K e o teor de colina em Ervilhas também reduzem o risco de doença cardiovascular, enquanto que o elevado teor de fibra mantém os níveis de colesterol controlados evitando a obstrução das artérias e um possível infarto.Benefícios da Ervilha Para Saúde

9- Alivia a Constipação Intestinal:

Quando se tem prisão de ventre, é importante consumir alimentos ricos em fibras para melhorar o metabolismo. Isso contribui para uma melhor digestão. Comer Ervilhas pode ajudá-lo a aliviar a constipação.

10- Combate a Depressão:

Além disso, é aconselhado comer alimentos ricos em antioxidantes porque ajudam a combater a depressão. Ervilhas têm muitos antioxidantes e estão facilmente disponíveis.

11- Acaba com a Fadiga:

Isto acontece porque Ervilhas contêm ferro, um mineral que pode prevenir a fadiga, especialmente em mulheres. Além disso, o alto teor de vitaminas neste vegetal garante que você não se sinta fadigado depois de um dia cansativo.

12- As Ervilhas Fortalecem o sistema imunológico:

Aumentar a imunidade a Ervilha é essencial para manter a saúde sempre em dia. Neste caso, a Ervilha também pode te ajudar a fortalecer o sistema imunológico e dar mais resistência ao organismo.

13- As Ervilhas Promovem o Ganho de Massa Muscular:

Por serem grandes fornecedoras de proteínas, as Ervilhas podem ser consumidas por atletas ou praticantes de atividades físicas para aumentar o ganho de massa muscular. Isso porque o valor proteico encontrado nos vegetais é considerado muito superior ao de suplementos industrializados, o que pode ser de grande ajuda para a construção dos músculos.

14- As Ervilhas Previne o Câncer:

A Ervilha possui alta concentração de fitonutrientes, como é o caso dos polifenois, que são importantes para auxiliar na proteção do corpo contra o desenvolvimento. Especialistas recomendam que o consumo desses nutrientes na alimentação seja de, pelo menos, uma porção diária de 2 mg.

15- Benefícios das Ervilhas Para Controlar a Diabetes:

A Ervilha também pode ser uma excelente alternativa para compor a dieta de pacientes diabéticos. Isso porque ela possui baixo índice de açúcares, além de ser uma ótima fonte de fibras e proteínas. Os efeitos do vegetal sobre a resistência de insulina estão relacionados à ação dos componentes anti-inflamatórios e antioxidantes presentes em sua composição.

16- A Ervilha Regula o Intestino:

Devido às altas quantidades de fibras presentes em sua composição, a Ervilha também pode ser utilizada para combater desconfortos estomacais, principalmente no caso de quem está em uma dieta de emagrecimento, que podem retardar o processo digestório e a eliminação de toxinas pelo corpo.

Sendo assim, ao consumir o vegetal, você pode melhorar a digestão como um todo e evitar todos esses problemas, bem como a prisão de ventre e quadros de diarreias.

17- Ajuda no Controle de Peso:

Uma xícara dessa leguminosa tem menos de 100 calorias e um baixo índice glicêmico. Portanto o consumo, mesmo em excesso, deste vegetal, não fará com que você engorde. São baixas em gordura e tem um elevado teor de ômega-3, betacaroteno, minerais e vitaminas A, B, C, e E.

18- As Ervilhas Ajudam a Manter uma Visão Saudável:

A luteína que, como já dissemos, está presente em grandes quantidades nas Ervilhas, promove a saúde dos olhos, agindo como um filtro que impede que a radiação nociva afete o sentido da visão. Este tipo de radiação, proveniente do sol, tem consequências graves na região macular da retina. Por isso, é conveniente comer diariamente, pelo menos, 10 mg de luteína.

19- Benefícios da Ervilha Por Ajudar a Digestão:

Excelente fonte de fibras, a Ervilha auxilia no bom funcionamento intestinal, na medida em que facilita a digestão, tornando-a mais eficiente, e reduzindo as chances de desenvolvimento de problemas, como prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, entre outras.

20- Beneficio da Ervilha Para os Músculos:

Reconhecidamente uma boa fonte de proteínas, as Ervilhas  ajudam no fortalecimento muscular, sendo muito melhor do que boa parte dos suplementos industrializados.

21- As Ervilha É Boa Para a Pele:

Por conter antioxidantes, como os flavonoides, carotenoides, ácidos fenólicos e polifenóis, que ajudam a evitar os radicais livres, que, em longo prazo, degradam as células; as Ervilhas são boas para a pele também. Elas auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce.

22- As ervilhas Fazem Bem Para o Cérebro:

O magnésio, ferro, fósforo e zinco presentes na Ervilha são minerais importantes para a boa saúde do sistema nervoso. A vitamina K, que também compõe o alimento, é importante para o cérebro e pode ajudar na prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer.

23- A Ervilha Previne a Depressão:

A Ervilha contém folato, uma substância que auxilia na redução dos sintomas da depressão. Os antioxidantes auxiliam ainda a prevenir o aparecimento da doença.

24- Ervilha na Prevenção do Câncer de Estômago:

As Ervilhas contêm grandes quantidades de um polifenol protetor de saúde chamado coumestrol. Um estudo na Cidade do México determinou que você só precisa de 2 miligramas por dia deste fito nutriente para evitar câncer de estômago. Uma xícara de Ervilhas tem pelo menos 10.

25- As Ervilhas São Grandes Aliadas do Sistema Nervoso:

Os minerais podem justificar diversos dos benefícios da Ervilha, e o sistema nervoso também pode ser favorecido. Dentre os principais contribuintes, podemos destacar 62 mg de Magnésio que pode ser encontrado em uma xícara de Ervilhas, Fósforo, Ferro, Zinco, e muito mais.

26- As Ervilhas Preveni Rugas e Alzheimer:

Estes benefícios da Ervilha provêm pelas fortes propriedades anti-inflamatórias deste alimento.

O excesso de inflamação também tem sido associado, doença cardíaca, câncer e envelhecimento em geral. As propriedades das Ervilhas  incluem:

  • Pisumsaponins I e II e pisomosides A e B são fitonutrientes anti-inflamatórios encontrados quase que exclusivamente nas Ervilhas.
  • Vitamina C e vitamina E, e uma boa quantidade de zinco mineral antioxidante
  • Gordura omega-3 na forma de ácido alfa-linolênico (ALA).

27- As Ervilhas Ajudam a Reduzir o Colesterol Ruim:

A niacina nas Ervilhas ajuda a reduzir, a produção de triglicerídeos e VLDL (lipoproteína de baixa densidade, que resulta em menos colesterol ruim, aumento do colesterol HDL (“bom”) e diminuição dos triglicerídeos.

28- Benefícios da Ervilha Com Anti-envelhecimento:

Com o avanço da idade, o uso de cremes rejuvenescedores e que retardam os efeitos temporais é cada vez mais comum. A adoção de cuidados estéticos pode ser substituída pelos benefícios da Ervilha. Outros contribuintes contidos na Ervilha, que agem contra o envelhecimento são as vitaminas C e E, ômega-3, Zinco, ácidos fenólicos, alfa e betacaroteno, flavonoides, polifenois e muito mais.

29- As Ervilhas por Serem Ricas em Fibras:

Muitas pessoas que estão em dieta lidam com desconfortos estomacais, os quais são consequência do funcionamento intestinal irregular. Esse problema retarda o processo digestório e eliminação de toxinas, por isso, é válido ter conhecimento de que os benefícios da Ervilha podem agir preventivamente contra essas consequências, graças à porção de fibras oferecidas.

30- As Ervilhas são Rica em Folatos:

As Ervilhas são ricos em folatos, que podem ser útil na redução da depressão. A Baixa ingestão de folatos podem resultar em sintomas depressivos melancólicos.

Contraindicações da Ervilha:

Algumas contraindicações da Ervilha são um pouco controversas: alguns especialistas afirmam que a alta quantidade de isoflavonas, quando ingeridas em excesso, podem:

  • causar problemas de tireoide em pessoas com hipotireoidismo,
  • estimular a puberdade precoce e
  • prejudicar a fertilidade, no caso dos homens.

No entanto, outros estudiosos garantem que, apesar de as isoflavonas serem similares ao estrogênio, elas não são iguais e atuam de modo diferente no organismo.

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Sobre o autor | Website

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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