Kino – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

O Kino, também conhecido como Kiwano, pepino “chifrudo” africano, melão “chifrudo” africano ou melão gelatina (jelly melon), é originário do continente africano, sendo cultivado também nos Estados Unidos, Israel e, mais recentemente, na Europa. Em nosso país, o cultivo da fruta ainda é pequeno, motivo pelo qual a fruta ainda é pouco conhecida.beneficios do Kino

A cada dia pipocam novas frutas, novos alimentos e novos ativos que prometem ajuda no quesito “emagrecimento”, o que acho ótimo, porque, ao menos, dá pra ver que os cientistas e estudiosos estão “se mexendo” para encontrar soluções para a obesidade.

E hoje temos mais uma fruta de nome estranho e aparência esquisita que vem conquistando os brasileiros pelos benefícios proporcionados: o Kino! O Kino, também chamado de kiwano, pepino africano e melão chifrudo, é uma fruta originária do continente africano.

Segundo relatos, o sabor é uma mistura de doce e azedo, que lembra maracujá com melão. Não deve ser delicioso, mas se fizer bem, que mal tem?

O que é o  Kino

Kino, maduro, tem casca amarela e sabor estranho – dizem os que já o provaram que lembra algo entre pepino, kiwi e banana e se acentua no sabor banana quando é colhido maduro.

Esta é uma planta nativa do deserto do Kalahari, na África Austral (Angola, Botswana, Namíbia e África do Sul).

O Kiwano lembra um pequeno melão oval, com casca rugosa e espinhuda, polpa gelatinosa, amarelo esverdeada e sementes esbranquiçadas (lembram as do pepino).

Por dentro, quando aberto, lembra um maracujá ou romã.

Sua polpa é consumida crua, fresca. Seu consumo é preferencialmente como sobremesa mas, nada impede de que seja usada para compor pratos cozidos ou assados.

O Kino colhido em estado selvagem é muito amargo pois contêm cucurbitacinas – tem toxicidade para os mamíferos, causa vômitos, cólicas e diarreias – mas, as variedades cultivadas não são tóxicas nem amargas.

Esta é uma fruta que estraga na geladeira mas, se a temperatura ambiente está entre os 20º e os 24º C, ela permanece boa, na fruteira, durante meses. Então confira a seguir algumas razões para consumir o Kino:

Benefícios do Kino Para a Saúde:

1. Benefício do Kino Para Digestão:

O alto teor de fibra no Kiwano torna uma ótima ajuda digestiva. A fibra dietética ajuda a estimular movimento peristáltico e limpar o trato gastrointestinal, mantendo seus movimentos intestinais regulares e prevenindo as cólicas, constipação, inchaço, assim como as condições mais graves, como: úlceras gástricas e também câncer de cólon.

2. Combate o Envelhecimento:

Entre vitamina A, vitamina C, antioxidantes naturais e compostos orgânicos abundantes, o Kino é maravilhoso para ficar jovens, tanto dentro como fora.

O Kino ou melão com chifres é conhecido por proteger a integridade da pele e reduzir manchas senis e rugas, além de diminuir o aparecimento de cicatrizes e manchas.

Estes mesmos nutrientes são importantes para manter o interior do corpo mais jovens, impedindo o aparecimento de doenças crônicas através da intensa atividade antioxidante.

3. Melhora a Função Cognitiva:

Embora muitos nutrientes possam afetar positivamente o cérebro, a vitamina E está ligada especificamente ao retardação e aparecimento do mal de Alzheimer e demência. Os altos níveis de tocoferol presente no Kiwano torna-o um ideal para jovens e velhos que querem manter sua mentalidade em dia.

4. É Rica Fonte de Antioxidante:

Estudos realizados mostraram que o Kino possui uma alta concentração de alfa-tocoferol, um potente antioxidante da vitamina E. Ele é importante para a saúde dos nervos e vasos sanguíneos, como também procura e neutraliza radicais livres.

Propriedades do Kino

O Kino é rico em vitamina A e vitamina C, em fibras, potássio, ferro e cálcio e possui poucas calorias (aproximadamente 25 em uma porção de cem gramas).

Os benefícios proporcionados pela fruta são muitos, incluindo o fortalecimento do sistema imunológico, o auxílio no processo de emagrecimento e no equilíbrio da flora intestinal.

O Kiwano é considerado refrescante, digestivo e um isotônico natural, por possuir baixos teores de sódio e altos teores de potássio.

Pela quantidade considerável de fibras que ele contém, a fruta proporciona uma maior sensação de saciedade e possui efeito laxante, auxiliando na perda de peso. (Remédio-Caseiro)kino

Receitas com Kino

Suco de Kino, limão e hortelã

Ingredientes:

  • 1 Kino
  • Suco de 2 limões
  • 400ml de água gelada
  • Folhas de hortelã
  • açúcar a gosto
  • Gelo a gosto

Modo de Preparo:

  • No liquidificador bata a polpa do Kino, o suco de limão, a água gelada, folhas de hortelã e açúcar.
  • Passe pela peneira e sirva com gelo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *