Benefícios das Frutas

20 benefícios da macaúba para saúde!

A macaúba contém nutrientes que auxiliam na saúde geral do corpo, ela possui um dos melhores benefícios para equilibrar os hormônios, pois é rica em proteínas. Além disso,  macaúba (nome científico Acrocomia aculeata) é uma palmeira pertencente à família Arecaceae é podem alcança até 20 metros de altura é são bastante resistente a queimadas e secas e ainda possui espinhos longos e pontiagudos.

No entanto, ela podem ser encontrada em quase todo o Brasil e por isso é também conhecida por outros nomes, como coco-baboso, bocaiúva e coco-de-espinho.

macauba
macaúba

Valor nutricional da  macaúba:

Quantidade por 100 gramas: A fruta é rica em carboidratos 14,0g; proteínas 2,1g; Gorduras saturadas 7,1g; Gorduras monoinsaturadas 25,3g; Gordura poli-insaturada 6,5g; Fibra alimentar 13,4g; Cálcio 66,5mg; vitamina C 13,4mg; Piridoxina B6 0,0mg; Manganês 0,1mg; Magnésio 66,1mg; Lipídios 40,7g; Fósforo 43,9mg; Ferro 0,8mg; potássio 305,8mg; Cobre 0,4ug; Zinco 0,7mg; Tiamina B1Riboflavina B2Sódio e além de fitoquímicos que auxiliam na prevenção e tratamento de doenças.

Benefícios da macaúba para saúde:

1. Estimula o apetite:

Se você tem um apetite fraco, ela é uma ótima opção para melhorá-lo. Além disso, estudos têm mostrado que ele pode relaxar a tensão do estômago, o que, em seguida, estimula o apetite.

Veja Também: Suco de Maçã com Pera Para Controlar o Apetite e Emagrecer

2. Fortalece as Articulações:

No entanto, ela ajuda a manter uma boa saúde das articulações e prevenir lesões durante a prática de exercícios físicos, que forçam muito as articulações.

3. Equilibrar os hormônios:

Os hormônios também são substâncias no organismo formados por proteínas, e por isso para ter um bom equilíbrio hormonal é necessário consumir adequadamente esta fruta, pois ela é rica proteínas.

beneficios da macauba
benefícios da macaúba

4. Ajuda ganhar massa muscular:

As proteínas presente nela são essenciais para a manutenção e aumento da massa muscular, pois para o músculo crescer é preciso ter, além da prática de atividade física regular, No entanto, o consumo adequado de proteínas de boa qualidade, como as encontradas na Macauba.

5. Acabar com o resfriado:

Comer ela reduz a gravidade dos sintomas do frio e atua como um anti-histamínico eficaz que diminui os efeitos desagradáveis ​​do resfriado comum, incluindo inflamação, corrimento nasal e dores. Portanto, ela também controla a alergia que causa o resfriado. Reduz o nível de histamina e muitas vezes reduz a duração do resfriado.

6. Combate os radicais livres:

Além disso, ela é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso corpo de radicais livres que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, que pode levar a uma série de condições médicas severas, como a aterosclerose, que podem causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

7. Acelerar o emagrecimento:

Quem quer perder peso ou mantê-lo saudável deve certamente acrescentar ela a sua dieta diária. Além disso, ela ajuda a dissolver a gordura que se acumula em áreas como o fígado, vesícula biliar, sistema linfático e muito mais.

Veja Também: Beba Isto Antes de ir Dormir e Queime Toda Gordura da Barriga!

8. Sistema gastrointestinal:

Além disso, parasitas intestinais são os habitantes indesejáveis ​​do sistema gastrointestinal, que podem causar desconforto e aumentar o risco de contrairmos várias doenças. No entanto, ela é muito eficiente na eliminação desses parasitas, através de dois agentes antimicrobianos chamados timol e carvacrol, presentes nele.

9. Preveni o câncer:

Como é uma boa fonte de fibra, ela remove os sais biliares e toxinas causadoras de câncer do cólon e outras áreas do corpo. No entanto, ela também é antibacteriano e anti-inflamatório, e pode ser usado ​​para retardar o progresso de alguns tipos de câncer, como os de mama e próstata.

beneficios da macauba
benefícios da macaúba

10. Fornecer energia:

Ela pode ser utilizada como substrato para produzir energia no organismo e regular a glicemia, especialmente em dietas pobres em carboidratos.

11. Para pele:

Além disso, o óleo dela possui um eficiente filtro solar que diminui o ressecamento da pele e também possui propriedades que proporcionam elasticidade para a pele e combate o envelhecimento.

Veja Também: Bebida Detox Para Ter uma Pele Perfeita em 7 Dias

12. Vasos sanguíneos:

No entanto, ela ajuda na dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.

Outros benefícios da macaúba para saúde:

  • Comer ela por dia ajuda na formação de novos tecidos, ela é muito útil para acelerar a recuperar de problemas como feridas e cortes de cirurgias;
  • O óleo dela tem a propriedade de manter a pele revitalizada através das suas propriedades energizadora e emoliente;
  • Ela fortalece o sistema imunológico por ser rica em vitamina C;
  • Rica em betacaroteno que é um nutriente essencial para a saúde dos olhos;
  • Ela são utilizada na alimentação, na indústria química, na fabricação de cosméticos, ceras e biodiesel;
  • Ela diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada;
  • Rica em betacaroteno que é um nutriente essencial para a saúde dos olhos;
  • Além disso, ela tem muitos benefícios para o cabelo, tanto para as raízes como para as pontas;
  • É antibacteriano e anti-inflamatório, e pode ser usado ​​para retardar o progresso de alguns tipos de câncer, como os de mama e próstata;
  • No entanto, ela é uma grande fonte de potássio, um substância que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Como utilizar a macaúba?

  • Polpa: Utilizada na alimentação e extraído óleo para a produção de biodiesel
  • Endocarpo: Utilizado na produção de carvão vegetal e também como carvão ativado
  • Amêndoa: Óleo utilizado para fabricação de cosméticos. A torta formada com os restos de amêndoa, após extração do óleo, alimenta o gado.
  • Broto – Retira se o palmito.
  • Tronco – Utilizado na construção de casas.
  • Folhas – Aproveitadas na produção de linhas de pesca e confecção de redes.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário