Nutrientes

Ferro: o que é, fontes, benefícios e malefícios

O ferro faz tudo por você, desde o transporte de oxigênio pelo corpo até o sono melhor, mas a deficiência de ferro é uma das deficiências mais comuns. Além disso, o ferro em quantidade adequada é fundamental para a sobrevivência e para o perfeito funcionamento do organismo humano. Por isso ele é de suma importância para todos e, principalmente para os praticantes de atividade física.

O que é ferro?

ferro é um mineral encontrado em cada célula do corpo humano, responsável por nos fornecer energia suficiente para uma série de importantes funções, como transportar o oxigênio pelo sangue.

Ferro: o que é, fontes, benefícios e malefícios
o que é ferro?

Como é parte da hemoglobina, metaloproteína dos glóbulos vermelhos, este mineral ajuda a carregar o oxigênio dos pulmões para todo o corpo, um processo que exige bastante energia.

O corpo humano necessita deste mineral para a produção de células vermelhas do sangue. O corpo humano é capaz de preservar até 25% dele para uso futuro, especialmente nos casos de ingestão de dieta inadequada.

Fontes de ferro:

  1. Espinafre;
  2. Vegetais verde-escuros, como brócolis, Espinafre e couve;
  3. Batata;
  4. Soja;
  5. Feijão Preto;
  6. Leguminosas, como grão-de-bico, Lentilha, Ervilha e feijão;
  7. Carne vermelha;
  8. Tofu (queijo de Soja);
  9. Damascos;
  10. Morangos;
  11. Algas, como kombu e wakame;
  12. Cereais integrais, como aveia e quinoa;
  13. Castanha de caju;
  14. Melaço da cana;
  15. Açúcar mascavo;
  16. Coentro;
  17. Uva-passa e Damasco secos;
  18. Arroz Integral;
  19. Sementes de Gergelim, de Abóbora e de Girassol.

Ele requer quantidade adequada de cálcio e cobre para o funcionamento adequado, enquanto que o ácido ascórbico ajuda a aumentar a sua absorção no sangue. E quando em quantidade certa, ele traz diversos Benefícios a Saúde.

Quais os benefícios do ferro?

1. Participa da síntese de neurotransmissor:

Ele participa ativamente da síntese de vários neurotransmissores essenciais como dopamina, norepinefrina e serotonina. Esses produtos químicos desempenham um papel importante em diferentes atividades envolvendo neurônios e o cérebro humano.

2. Função do cérebro:

O aumento do desenvolvimento do cérebro é também um dos muitos benefícios do ferro. Uma vez que o fornecimento de oxigênio no sangue é auxiliado por este mineral e o cérebro utiliza cerca de 20% do oxigênio no sangue, ele está diretamente relacionado com a saúde do cérebro e suas funções.

3. Perder peso:

O ferro ajuda as células vermelhas do sangue transportar oxigênio no corpo para funcionar corretamente. É difícil ter a energia para o exercício, sem este elemento, e você facilmente se sentir cansado, atropelar e exausto o tempo todo. Daí exercer com alta energia pode levar a perda de peso. Ele é um dos minerais mais importantes que você pode comer para perder peso.

4. Formação da hemoglobina:

A formação de hemoglobina é a principal função deste mineral. Não só isso, uma vez que ele é uma parte da hemoglobina, que dá o tom escuro de vermelho para o sangue e também auxilia no transporte de oxigênio para as células do corpo.

5. Regular a temperatura corporal:

Ele é muito benéfico para regular a temperatura do corpo conforme a capacidade de absorção do seu corpo. Quando a temperatura do seu corpo é regulada por este mineral, isso significa que a sua temperatura será estável, o que permite que as funções metabólicas e enzimáticas maximizem seus desempenhos em seus melhores ambientes e temperatura globais.

6. Curar doenças crônicas:

Ele também ajuda no tratamento de distúrbios crônicos, como anemia por insuficiência renal e outras doenças crônicas do sistema intestinal e excretor.

7. Melhorar a função muscular:

É um elemento vital para a saúde muscular. Está presente nos tecidos musculares e ajuda a fornecer o fornecimento de oxigênio necessário para a contração dos músculos. Sem ele, os músculos perdem o tom e a elasticidade; A fraqueza muscular é um dos sinais mais óbvios de anemia.

8. Suportar o sistemas de órgãos:

Ele é o componente mais importante de vários sistemas enzimáticos e outros constituintes importantes, como a mioglobina, citocromos e catalase. Sem que isso funcione adequadamente, uma série de sistemas de órgãos diminuirão.

9. Prevenção da anemia:

O ferro também podem apresentar os seus benefícios para a saúde na cura anemia que ocorre em mulheres durante a gravidez ou a menstruação. Os novos glóbulos vermelhos devem substituir os que foram perdidos, por isso, o consumo de quantidades significativas deste mineral é necessário para aquelas mulheres nesses mesmos pontos na vida delas.

10. Melhora a concentração:

Quando consumido em quantidades suficientes, este mineral pode ajudar a melhorar a concentração e aumentar o desempenho cognitivo e mental. Um aumento do fluxo de sangue para o cérebro devido à atividade de glóbulos vermelhos do ferro é o que resulta neste importante benefício.

11. Prevenir a fadiga crônica:

O ferro é um dos nutrientes mais importantes do seu corpo para evitar que você tenha fadiga crônica inexplicada. Este mineral pode protegê-lo de fadiga súbita porque ele possui uma grande quantidade de hemoglobina.

12. Ajuda a melhorar a pele:

A falta deste mineral no corpo irá levá-lo a várias doenças, como a anemia, por exemplo. Na maioria dos casos, a anemia afetará sua aparência geral e sua pele ficará mais pálida do que antes, e também o círculo escuro aparecerá logo abaixo dos seus olhos.

A falta deste mineral levará à deficiência de hemoglobina, o que significa que o oxigênio não está fluindo adequadamente. Se o fluxo de oxigênio for interrompido, sua pele ficará tão pálida, portanto, afetará sua aparência.

13. Tratamento da síndrome das pernas inquietas:

A deficiência dele é uma das causas da síndrome das pernas inquietas. O nível baixo do sangue é uma das principais causas da condição, por isso a ingestão adequada de seus suplementos nos níveis exigidos conforme as recomendações do médico pode curar esse problema. Isso está conectado a espasmos musculares, que podem ser um dos sintomas de sua deficiência.

14. Ajuda a tratar a insônia:

É útil no tratamento da insônia e melhora os hábitos de sono e a qualidade das pessoas, regulando seus ritmos circadíacos. A contagem adequada de glóbulos vermelhos também pode resultar em menor flutuação da pressão arterial, o que muitas vezes pode manter as pessoas acordadas à noite.

15. Saúde dos homens:

Os homens devem receber este mineral a partir de fontes de alimento somente, e não a partir de suplemento dele. Isto é porque o corpo de um homem pode absorver ele de forma mais eficiente a partir de fontes naturais. Considerando que, as mulheres perdem ferro muito facilmente através da perda de sangue experimentado através de menstruação.

16. Melhora o metabolismo:

Ele é um dos nutrientes que desempenhou um papel vital no processo do metabolismo. A hemoglobina contida nele pode estimular o processo de metabolismo no corpo, que então irá transportar uma energia do alimento que você acabou de comer em todas as partes do órgão em seu corpo.

Ferro: o que é, fontes, benefícios e malefícios
quais os benefícios do ferro?

17. Ajuda no transporte o oxigênio:

Um dos mais importantes benefícios deste mineral para saúde é que ele age como um transportador de oxigênio e, portanto, participa na transferência de oxigênio de uma célula do corpo para outra.

18. Evitar a queda de cabelo:

Um estudo comprovou que mulheres sem o devido nível de ferro no sangue são mais propensas para a perda de cabelo (as mulheres do estudo não estavam no período da menopausa). Além de evitar esse problema, este mineral também melhora a textura dos fios, deixando mais nutridos e sedosos.

19. Cura de feridas:

Ele também pode fazer suas feridas se afastarem de seu corpo em pequenas quantidades de tempo. Se você tiver uma quantidade suficiente deste mineral em seu corpo, a formação de glóbulos vermelhos ocorrerá de repente e, em seguida, fornecerá oxigênio para ferimentos.

Este fluxo de oxigênio adequado fará com que suas feridas desapareçam e permitam que você experimente uma recuperação rápida dele.

20. Melhora os sintomas da TPM:

Ingestão deste mineral adequada pode reduzir os sintomas de sintomas pré-menstruais, como tonturas, alterações de humor, hipertensão, etc. A Deficiência deste mineral pode aumentar mudanças de humor pré-menstrual, como irritabilidade e depressão.

Sintomas de deficiência de ferro:

Sintomas de Deficiência deste mineral geralmente incluem cansaço, fraqueza, enfraquecimento do sistema imunológico e comprometimento da função cerebral:

  1. Fadiga crônica e baixa energia;
  2. Palidez, pele amarela;
  3. Falta de ar;
  4. Batimentos cardíacos anormais;
  5. Sinais de desequilíbrio hormonal;
  6. Problemas para fazer exercícios físicos;
  7. Fraqueza muscular;
  8. Alterações de apetite;
  9. Problemas para dormir;
  10. Problemas para se concentrar, aprender ou lembrar das coisas;
  11. Feridas na boca ou na língua;
  12. Mudanças de humor.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.