Betacaroteno – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!

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Nutrição - CRN6-MA 16199

Betacaroteno – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!
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Betacaroteno – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência que iremos lhe mostrar agora neste artigo. Além disso, entre os inúmeros benefícios do Betacaroteno um dos principais é sua atuação como antioxidante.

Pesquisas recentes comprovaram que este nutriente atua no combate aos radicais livres, que estão associados a algumas doenças e aceleram o envelhecimento.betacaroteno

O que é Betacaroteno:

Este nutriente, também conhecida como vitamina A, vitamina anti-infecciosa, retinol ou antixeroftálmica, foi a primeira vitamina ser identificada como essencial aos seres humanos e outros vertebrados.

O termo Betacaroteno inclui os carotenoides, precursores de origem vegetal, também conhecidos como pró-vitamina A e responsáveis pela coloração dos alimentos. Existem por volta de 600 tipos diferentes de carotenoides e 500 deles já isolados, mas somente alguns possuem atividade biológica. Para terem atividade pró-vitamínica, devem conter pelo menos um anel B-ionona não-hidroxilado. As formas mais ativas são: A-caroteno, B-caroteno, licopeno, luteína e zeaxantina.

Veja Também: Os 10 Alimentos Ricos em Betacarotenos

No Brasil, a hipovitaminose A é considerada uma das principais deficiências na área de Saúde Pública. Em 1983, Simpson estimou que os carotenoides provenientes de vegetais contribuem com cerca de 68% deste nutriente da dieta em termos mundiais e 82% nos países em desenvolvimento.

Alimentos Ricos em Betacaroteno:

  • Melão,
  • Manga,
  • Mamão,
  • Ervilhas,
  • Abóbora,
  • Pimenta,
  • Tomates,
  • Pêssegos,
  • Espinafre,
  • Mostarda,
  • Cenouras,
  • Batata doce,
  • Manjericão,
  • Pimentão Vermelho,
  • Óleo de Fígado de Bacalhau,

Para quem procura ganhar massa muscular, estamos falando de um nutriente que deve esta presentes em nosso dia a dia. No sentido nutricional, este nutriente é especialmente necessária para as crianças, uma vez que garante o bom desenvolvimento dos ossos e do sistema nervoso, conduzindo a um aprendizado mais eficaz.

Benefícios do Betacaroteno Para Saúde:

1. Este Mineral Ajuda Cabelos e Unhas:

A vitalidade dos cabelos possui relação direta com este mineral em seu organismo. Porém, neste caso, a melhor maneira de adquiri-la é pelos alimentos como a cenoura ou beterraba, por exemplo, e não por meio de suplementos. Isso porque o Betacaroteno, contido em grande quantidades nesses alimentos, será transformado em Betacaroteno.

No entanto não acarretará em excesso e agirá diretamente nos cabelos e nas unhas. Alguém que ingere Betacaroteno abaixo do recomendável costuma ter queda de cabelo, assim como unhas que se quebram facilmente.

2. O Betacaroteno Para Ossos e Dentes:

Este Mineral também fortalece os ossos e dentes. O Betacaroteno ajuda na formação da dentina, uma camada de material duro logo abaixo da superfície dos dentes, aumentando assim a sua resistência.

3. Mantem ossos e Pele Saudáveis:

Outro dos benefícios do Betacaroteno é manter ossos e dentes saudáveis, pois influencia no processo de crescimento de ambos. Por isso, este nutriente é indispensável durante a infância e o desenvolvimento.

Veja Também: Os 11 Benefícios do Betacarotenos Para Saúde

4. Benefícios do Betacaroteno Para Olhos:

Este Nutriente melhora a visão porque protege a córnea, parte do olho que transmite e concentra a luz que entra no olho. A baixa ingestão deste nutriente pode fazer com que a pessoa tenha dificuldade em enxergar em locais com a luz fraca e causar alterações oculares. Em casos extremos, pode levar à cegueira total.

5. Benefício do Betacaroteno Para Reparação e substituição de tecidos velhos:

Betacaroteno desempenha um papel importante na substituição de tecidos antigos e desgastados por outros novos, bem como mantém seus ossos e dentes fortes.

6. Este Mineral Aumenta o Sistema Imunológico:

Este nutriente é essencial para manter um sistema imunitário forte que nos ajude a lutar contra as infeções e doenças, pois favorece a produção de defesas e melhora a resposta aos anti-corpos. Esta vitamina também participa na criação de membranas que protegem das infeções os órgãos como os pulmões ou o trato digestivo.

7. Alimentos Ricos em Betacaroteno Contribui Para o Crescimento:

Este nutriente contribui para o crescimento de diferentes maneiras. Ela é essencial para a proliferação e divisão celular e também regula a expressão do gene para a formação do hormônio de crescimento, o GH.betacaroteno

8. O Betacaroteno Ajuda na Prevenção da Distrofia Muscular:

Ao manter os ossos saudáveis e sua forma, a este mineral desempenha um papel essencial para garantir o crescimento muscular adequada em crianças e adolescentes em crescimento, evitando assim as chances de desenvolver distrofia muscular.

9. O Betacaroteno Na Redução do Colesterol:

Ela reduz os níveis de colesterol no sangue, protegendo-o assim contra os riscos graves de doenças do coração e acidente vascular cerebral.

10. Este Mineral Tem Efeito Antioxidante:

Betacaroteno tem um efeito antioxidante. Assim ela evita a ação dos radicais livres que teriam efeito nocivo para as células e são tidos como causadores de arteriosclerose, catarata, tumores, doenças de pele, entre outros.

11. O Betacaroteno Ajuda a Manter uma Pele Saudável:

Ajuda na saúde da pele pois age na reparação do epitélio da pele. Alguns estudos tentaram comprovar que este nutriente ajuda a prevenir ou tratar o câncer de pele, porém nada ainda foi comprovado. Veja Também: Suco Detox Para Limpar a Pele Em Poucos Dias

12. Aumenta o Nível Celular:

Uma das contribuições e benefícios do Betacaroteno mais importantes ocorre a nível celular. Este nutriente influencia no processo de crescimento e reparação das células que compõem a nossa visão, mucosas, pele, unhas, esmalte dentário e cabelo.

13. O Betacaroteno Para Sistema Imunológico:

Este Mineral aumenta a imunidade do corpo contra infecções, aumentando as respostas dos linfócitos contra antígenos que causam doenças. Mantem-se as membranas mucosas úmidas para assegurar uma melhor imunidade e também aumenta a atividade de células brancas do sangue.

Ela não só impede os germes de entrar em seu corpo, mas também ajuda a combater as infecções uma vez que os germes ganham a entrada no sistema do corpo, garantindo assim um duplo núcleo de proteção. Veja Também: Suco Detox de Uva Para Fortalecer o Sistema Imunológico

14. Benefício do Betacaroteno Para Acne:

Betacaroteno ajuda a reduzir a produção de oleosidade em excesso, reduzindo assim o risco de acne. E também reforça os tecidos da pele, aumentando, assim, a saúde geral e a vitalidade da superfície da pele.

Veja Também: Os 5 Benefícios do Betacarotenos Para Saúde da Pele

Esse nutriente é essencial para a manutenção adequada dos tecidos da pele e membranas mucosas. Ela libera as toxinas do corpo e purifica o sistema em virtude de suas propriedades antioxidantes.

15. O Betacaroteno Auxiliar o Sistema Reprodutivo:

Este Mineral é amplamente conhecida por ajudar a saúde e funcionalidade do sistema reprodutivo.

16. Ajuda na Prevenção de Pedras nos Rins:

Betacaroteno previne a formação dos cálculos urinários, devido à formação de cálcio fosfato. Ela também ajuda a manter o revestimento do trato urinário em forma. Além disso, reduz assim a possibilidade de retorno de pedras.

17. Benefício do Betacaroteno Na Prevenção de Alguns Tipos de Câncer:

Ele também é um poderoso antioxidante, que pode evitar certas formas de câncer.

18. O Betacaroteno Retarda o Processo de Envelhecimento:

Betacaroteno é famosa por suas propriedades de eliminação de rugas, que podem reduzir a mancha de idade. Ela pode retardar o processo de envelhecimento, melhorando a saúde geral da pele.

19. Evita Infecções e Melhora a Imunidade:

É importante destacar que as células da pele e das mucosas, que revestem as vias respiratórias, do aparelho digestivo e do trato urinário, atuam como uma barreira e são a primeira linha de defesa do corpo contra infecções. Desta forma, o Betacaroteno é importante porque mantém as funções e a integridade dessas células.betacaroteno

Deficiências de do Betacaroteno:

A deficiência deste nutriente é identificada por meio de um exame de dosagem de retinol sérico. A deficiência do nutriente pode causar uma série de problemas de saúde Como:

  • Cegueira noturna
  • Ressecamento da escalera (parte branca) e córnea dos olhos, podendo levar à cegueira
    Inflamação da pele (dermatite)
  • Endurecimento das membranas mucosas do trato respiratório, gastrointestinal e geniturinário
  • Risco de infecções e morte

A melhor maneira de incluir este mineral no nosso dia a dia, é ingerir boas doses de óleo de fígado de bacalhau, porém, para muitos é difícil. Nos alimentos comuns do dia a dia dificilmente conseguimos boas doses deste mineral, justamente a conversão do Betacaroteno presente neste nutriente sempre acontece de forma eficiente. Então, existe a possibilidade de suplementação. Nesse caso, 10.000UI por dia é razoável, e pode ser feito em farmácia de manipulação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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