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Ácido pantotênico – o que é, fontes, benefícios e deficiência!

acido pantotenico

O ácido pantotênico ou A Vitamina B5  é amplamente conhecida por ser benéfica no tratamento de perturbações mentais graves, como o estresse e ansiedade crônica. Uma dieta saudável deve conter uma quantidade adequada de ácido para garantir uma boa saúde e bom funcionamento de todos os sistemas de órgãos.

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Ele executa uma ampla variedade de funções no nosso corpo, incluindo a produção de neurotransmissores no cérebro, a fabricação de esteroides e a extração de gorduras, proteínas e outros nutrientes vitais a partir de alimentos .

O que é ácido pantotênico? para que serve?

Também conhecido como vitamina B5, o ácido pantotênico é uma vitamina hidrossolúvel que quebra os nutrientes dos alimentos que ingerimos transformando-os na energia que o metabolismo das células precisa.

Os sintomas de deficiência de ácido pantotênico:

Os sintoma mais comum e irritante de Deficiência de ácido é a queimação do pé, em que uma pessoa experimenta falta de sentimento em seus pés acompanhada de dor inflamatória intensa. Junto com isso vem uma constante sensação de fadiga e fraqueza em todo o corpo. Outros sintomas importantes incluem insônia, anemia, vômitos, contração dos músculos e desenvolvimentos anormais da pele.

Alimentos ricos em ácido pantotênico:

Os alimentos ricos em ácido  incluem cogumelos, brócolis, repolho, legumes, salmão e couve. Existem outras fontes significativas para esta vitamina solúvel em água, incluindo alimentos como ovos, peixe, levedura de cerveja, nozes, leite e produtos lácteos, como queijo. Você também pode obter a vitamina a partir do trigo,Amendoim e Soja.

Veja agora os alimentos ricos em ácido pantotênico:

  • Sementes de girassol.
  • Abacate.
  • Batata doce.
  • Farelo (arroz e trigo).
  • Carne Bovina.
  • Cogumelos.
  • Carne de Frango.
  • Fígado.
  • Gema de ovo.
  • Leite e derivados.
  • Legumes.
  • Cereais de Grão.
  • Lentilha.
  • Laranja.

Além disso, o ácido  está presente em diversos alimentos e a quantidade de ingestão diária recomendada pelo médico são de pelo menos 5 gramas de Vitamina B5 por dia. Os indivíduos que consomem alimentos ricos em vitamina b5 diariamente têm cabelos mais longos e mais forte do que os que não consomem.

Benefícios do ácido pantotênico:

1. Sintetizador:

Atua como um sintetizador de muitos componentes importantes necessários pelo corpo humano. Por exemplo, é essencial para a formação de gorduras, proteínas, hidratos de carbono, aminoácidos e antibióticos, ao mesmo tempo que estimula hormonas adrenais.

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2. Reduzir o estresse:

O ácido tem a reputação de reduzir o estresse e outros problemas mentais graves, como ansiedade e depressão, o que garante a aptidão de espírito. Ele faz isso através da regulação dos hormônios responsáveis por causar essas condições mentais.

3. Coração:

O ácido  tem um impressionante recorde de manter o coração humano em condições normais de trabalho. Ela regula o nível de colesterol e também ajuda a controlar a pressão arterial.

Contraindicações do ácido pantotênico:

  • Pessoas que usam antibióticos;
  • Pessoas que tomam remédio para Alzheimer

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2015. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

2 comentários

  • […] disso, o limão também contem uma pequena quantidade de Tiamina, Folato, Ácido Pantotênico, Cálcio, Magnésio e […]

  • […] ricos em vitaminas do complexo B, como Riboflavina, Niacina, Tiamina, piridoxina e ácido pantotenico, fundamentais para as funções metabólicas do organismo humano. Contém micronutrientes como o […]

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