Vitamina B5 – O Que é, Benefícios e Deficiência!

Revisado por

Graduado em Nutrição!

Especialista do Cura Natural

Vitamina B5 – O Que é, Benefícios e Deficiência!
4.9 (97.14%) 14 votes

Você conhece os benefícios da Vitamina B5? Já se perguntou se é benéfica para a saúde? Pois confirmamos que é. Você vai amar saber tudo sobre a Vitamina B5. Além disso, a Vitamina B5, é chamada de ácido pantotênico, um dos seu principal benefício da Vitamina B5 é reduzir o cansaço. Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos como carnes frescas, couve-flor, brócolis, cereais integrais, ovos e leite, e sua deficiência pode provocar sintomas como cansaço, depressão e irritação frequente.Vitamina B5Os nosso organismo só sobrevive de forma saudável porque diariamente nos alimentamos com substâncias que são necessárias para o seu funcionamento.

As vitaminas são os componentes mais importantes de todo o corpo humano. Então, confira agora tudo sobre a Vitamina B5 – O Que é, Benefícios e Deficiência:

O Que é a Vitamina B5:

Ela, também chamada de ácido pantotênico, desempenha funções no corpo como produzir colesterol, hormônios e hemácias, que são as células que carregam o oxigênio no sangue.

Para que Serve a Vitamina B5:

Assim como as demais vitaminas do complexo B (como a tiamina, niacina, etc.), a B5 ajuda o corpo a converter os carboidratos e gorduras da alimentação em energia para as células.

Fontes de Vitamina B5:

As principais fontes dela, são:

Ela é importante para a saúde de maneira geral, mas quem pratica esportes ou está fazendo dieta deve prestar ainda mais atenção ao consumo de ácido pantotênico. Então, confira os benefícios da Vitamina B5:

Benefícios da Vitamina B5

Benefício da Vitamina B5 Para Manter o Coração Saudável:

A ácido pantotênico tem um registo impressionante no que se refere a manter o coração nas condições normais de funcionamento. Ela regula o nível de colesterol e também ajuda no controlo da tensão arterial.

Benefício da Vitamina B5 Para Pele e Cabelo:

Mais do que qualquer outra coisa, a ácido pantotênico ajuda a manter a pele saudável. Além disso, ela ajuda a adiar o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento sobre a pele.

Benefício da Vitamina B5 Para Reduzir o Cansaço:

Ela ajuda a reduzir a fadiga e o cansaço corporal colocando o funcionamento correto do corpo.

Isto significa que esta vitamina é capaz de construir a resistência do corpo humano para um bom desempenho em várias tarefas.

Este é um benefício importante desta vitamina, especialmente do ponto de vista de profissionais como atletas.

Benefício da Vitamina B5 Para Aliviar o Estresse:

Ela ajuda a eliminar o estresse e outros problemas mentais graves, como a ansiedade e a depressão para garantir uma adequação da mente. Fá-lo através da regulação das hormonas responsáveis ​​pela criação desses estados mentais.

A Vitamina B5 Ajuda a Reforça o Nível de Hemoglobina:

Ela ajuda a reforça o nível de hemoglobina no corpo. Além disso, ela auxilia no metabolismo no fígado de substâncias tóxicas. Além disso, também incentiva a divisão celular e a reprodução do DNA nas células.

Benefício da Vitamina B5 Para o Sistema Imunológico:

Ela é importante no fortalecimento do sistema imunológico do corpo humano. Isso ajuda o corpo a lutar contra uma série de infecções e doenças. Assim, tira-se partido desta vitamina para diminuir a possibilidade do corpo contrair infecções.

Benefício da Vitamina B5 Para Prevenir Varias Doenças:

Ela alivia o corpo de uma série de problemas prejudiciais como a asma, candidíase, autismo, osteoartrite, doença de Parkinson, síndroma pré-menstrual e muitos mais. Assim, esta vitamina é uma solução para uma série de doenças.

Benefício da Vitamina B5

Outros Benefícios da Vitamina B5 Para Saúde:

  • Reduz o colesterol alto e os triglicerídios;
  • Ajuda a controlar os sintomas da artrite reumatoide;
  • Ajuda a diminuir cansaço e o fatiga;
  • Acelera a cicatrização de feridas e cirurgias;
  • Produz energia e manter o bom funcionamento do metabolismo;
  • Mantem a produção adequada de hormônios e de vitamina D.

Agora que já conhecemos os benefícios dela, conheça também os sinais da deficiência dela:

Sinais da Deficiência da Vitamina B5:

A deficiência dela pode ser considerada bastante rara, mas pode incluir sintomas como a insônia, depressão, irritabilidade, fadiga, sensação de queimação nos pés, câimbras, dores de estômago e infecções respiratórias.

Quantidade Recomendada da Vitamina B5:

A quantidade recomendada de consumo dela varia de acordo com a idade e o gênero, como mostrado na tabela a seguir: Idade e Quantidade dela por dia:

  • 0 a 6 meses – 1,7 mg
  • 7 a 12 meses – 1,8 mg
  • 1 a 3 anos – 2 mg
  • 4 a 8 anos – 3 mg
  • 9 a 13 anos – 4 mg
  • 14 anos ou mais – 5 mg
  • Mulheres grávidas – 6 mg
  • Mulheres que amamentam – 7 mg

Em geral, a suplementação com ela só é recomendada em casos de diagnóstico de carência dessa vitamina.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Leandro Almeida

Olá, meu nome é Leandro Cardoso de Almeida sou graduado no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 2011 e Mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Portugal. Atualmente atendo em consultório particular no Brasil.

5 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

  4. Pingback:

  5. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *