Ômega 9 – O Que é, Fontes, Benefícios e Deficiência

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Ômega 9 – O Que é, Fontes, Benefícios e Deficiência
4.9 (97%) 20 vote[s]

Ômega 9 – O Que é, Fontes, Benefícios e Deficiência que todos devem conhecer. Além disso, o Ômega 9 é tão importante quanto os outros nutrientes. Não existe uma boa explicação para as poucas falas sobre o Ômega 9. Sua presença na alimentação diária é muito maior se comparada aos outros. A quantidade de alimentos em que ele se encontra é bem variada e acessível.

omega 9

Além disso, os benefícios do seu consumo são muito valiosos para a vida. Por tanto, vale a pena manter e controlar a ingestão de suas fontes nutricionais principalmente porque ele só pode ser conquistado pela alimentação, já que o corpo não é capaz de o produzir.

O que é o Ômega 9?

O Ômega 9 é uma gordura monoinsaturada e recebe essa classificação porque possui uma única dupla ligação de carbono em sua molécula, o que a torna muito mais flexível e fácil de ser metabolizada, diferentemente das gorduras saturadas.

As gorduras, assim como os carboidratos, também são fontes de energia. Antes de abolir de vez a palavra gordura do seu vocabulário e de sua dieta, é preciso compreender melhor o seu papel no organismo. As gorduras possuem funções importantes e fundamentais para a saúde.

Para que Serve o Ômega 9?

Conhecemos sem grandes dificuldades os benefícios do ômega 3 e do ômega 6, mas quais serão as vantagens que o consumo do Ômega 9 pode trazer ao nosso organismo? Veja a lista a seguir:

  • O Ômega 9 Auxilia demais na produção dos nossos hormônios, seja o estrogênio no caso da mulher ou a testosterona no caso dos homens;
  • O Ômega 9 Funciona como um verdadeiro isolante térmico, protegendo os órgãos vitais das temperaturas extremas;
  • O Ômega 9 é responsável pela formação das membranas que envolvem e protegem as células;
  • O Ômega 9 também é importante no transporte e na absorção da vitamina A, Vitamina D, Vitamina K e vitamina E no nosso corpo.

Alimentos Ricos em Ômega 9

Assim como o ômega 3 e o ômega 6 o Ômega 9 precisa ser consumido na nossa dieta, ou ser consumido de forma suplementar. Os alimentos onde mais facilmente você encontra o Ômega 9 são…

Agora que você já sabe quais são os principais alimentos ricos em Ômega 9, conheça também os Benefícios do Ômega 9 Para Saúde:

Benefícios do Ômega 9 Como Fonte de Energia

A gordura boa presente no Ômega 9 é tida como uma das mais saudáveis fontes de energia para o corpo, favorecendo o bom funcionamento do metabolismo e da atividade hormonal. Essa energia é essencial para que as pessoas se sintam dispostas no dia a dia e tenham maiores condições de praticar atividades físicas.

Benefícios do Ômega 9 Para Produção de Hormônios

Outro importante papel desempenhado por esse ácido graxo consiste na estimulação da produção de hormônios, evitando problemas relacionados à falta deles no corpo.

O Ômega 9 é responsável tanto por produzir testosterona (no caso dos homens) quanto estrogênio (no caso das mulheres), sendo fundamental para a atividade sexual e fertilidade.

Benefícios do Ômega 9 na Proteção de Órgãos Vitais

Por exercer a função de um antitérmico natural, o Ômega 9 é de suma importância na proteção dos órgãos vitais frente a situações em que eles ficam mais expostos a grandes temperaturas, como episódios de febre.

Benefícios do Ômega 9 na Formação de Membranas Celulares

Para que as células trabalhem da forma que se espera, elas possuem “camadas” que as envolvem e protegem, evitando o risco de oxidação ou alterações celulares muitas vezes responsáveis por causar o câncer.

Benefícios do Ômega 9 no Transporte de Vitaminas

Outra das atribuições do Ômega 9 consiste em colaborar para o transporte de vitaminas no organismo, principalmente as vitamina A, Vitamina D, vitamina E e Vitamina K.

Isso diminui os riscos de deficiência quanto a esses nutrientes, promovendo também o bom funcionamento do corpo como um todo.

Benefícios do Ômega 9 Para Prevenir Doenças do Coração

A presença desse ômega no organismo é vital para a saúde do coração, já que ele reduz os níveis de colesterol ruim (LDL), equilibra a pressão arterial e diminui os triglicerídeos.

A combinação desses três fatores é perfeita para reduzir drasticamente os riscos de infartos, derrames, tromboses etc.

Benefícios do Ômega 9 no Aumento da Imunidade

Por favorecer a absorção de vitaminas e desempenhar uma série de outras funções no organismo, o Ômega 9 naturalmente contribui para a resistência imunológica. Ou seja, o organismo fica menos suscetível a quadros infecciosos em geral, gripes, dores de garganta, candidíase, viroses etc.

Pessoas que sofrem de doenças autoimunes, como o Lúpus e o HIV positivo devem manter um rigoroso controle quanto aos níveis de ômega 3, e Ômega 9 no organismo assim como demais elementos, evitando a ocorrência das chamadas doenças oportunistas.

fontes de omega 9

Principais Sintomas de Deficiência de Ômega 9

Ao sofrer com a deficiência de Ômega 9, o organismo sinaliza com os seguintes sintomas e problemas:

  • Maior incidência de caspa;
  • Queda de cabelo;
  • Problemas na Pele, tais como erupções cutâneas;
  • Bruscas alterações de humor (a falta desse ácido graxo também afeta o sistema nervoso central);
  • Problemas de impotência sexual ou esterilidade nos homens;
  • Presença de hematomas na região que fica atrás da parte superior do braço;
  • Dificuldades de crescimento (crianças);
  • Pele ressecada;
  • Olhos secos;
  • Irregularidade quanto aos batimentos cardíacos;
  • Rigidez e dor nas articulações;
  • Aborto espontâneo.

Ao menor sinal dos sintomas e problemas relatados acima é imprescindível consultar um médico. Gestantes e crianças devem fazer um acompanhamento ainda mais detalhado quanto aos níveis de Ômega 9 no organismo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *