Alimentos Saudáveis

6 benefícios da castanha de caju para saúde!

beneficios da castanha de caju

castanha de caju geralmente é conhecida como caju, e que possuem muitos benefícios para saúde, além de ajudar tratar várias doenças. Elas são lanches delicados. Também é usado como um ingrediente popular em pratos salgados em todo o mundo. É facilmente disponível e encontrado nos mercados locais durante todo o ano. Esta noz é na verdade uma semente de forma cônica anexada a fruta conhecida como caju. O caju é um parente próximo do pistache e das mangas.

beneficios da castanha de caju
beneficios da castanha de caju

Na aparência, estas nozes têm cerca de uma polegada de comprimento com uma ponta pontiaguda, lisa e curvilínea. É macio e branco com uma delicada superfície cremosa. Quando assada, as nozes de caju ficam dourada com uma textura amendoada e um aroma frutado.

A castanha de caju foi introduzida pela primeira vez pelos exploradores portugueses no século XVI para fins de conservação do solo e arborização. Agora surgiu como uma grande cultura comercial e é amplamente cultivada no Brasil, no Vietnã, na Índia e em outros países africanos.

Valor nutricional:

O caju é uma das nozes extremamente nutritivas. Estas nozes delicada e doce são embaladas com energia, fibra, antioxidantes, minerais, vitaminas e fitoquímicos. É rico em minerais como manganês, potássio, ferro, cobre, zinco, selênio e fósforo.

Também contém vitaminas do complexo B como ácido pantotênico, tiamina, piridoxina, riboflavina e folato. A fruta de caju contém cinco vezes mais vitamina C do que a maioria das frutas cítricas. No entanto, o caju é um alimento de alta caloria e cada 100 gramas fornecem 553 calorias.

Óleo de castanha de caju:

O método de compressão a frio é usado para extrair o óleo das conchas de caju. Este óleo é extremamente benéfico para o mantimento da pele saudável. A alta concentração de óleo gordo essencial mantém a umidade da pele. A castanha de caju é rica fonte de vitamina E, que pode prevenir os sinais de envelhecimento, como linhas finas e rugas, quando usado regularmente em massagens corporais.

Benefícios da castanha de caju:

Assim como muitas outras nozes, até mesmo a castanha de caju tem uma ampla lista de benefícios para saúde. Aqui, observamos alguns dos benefícios comuns.

1. Ajuda na saúde dentária:

Os pesquisadores descobriram que os produtos químicos presentes nas castanhas de caju podem matar bactérias gram-positivas e compostos penetrantes na boca que causam cárie dentária. O consumo moderado de castanha de caju também pode eliminar os dentes abscessados, embora ainda não tenha sido comprovado.

2. Auxilia na saúde dos olhos:

As castanhas de caju contêm pequenas quantidades de zea-xantina, um antioxidante importante, que é absorvido seletivamente na mácula da retina no olho. Isso protege nossos olhos filtrando os raios UV, evitando a degeneração macular relacionada à idade nos idosos.

3. Ajuda na perda de peso:

A castanha de caju é um alimento altamente gordo, mas com boa gordura e 75% da gordura é insaturada. As gorduras insaturadas fornecem mais energia ao corpo, facilitando o metabolismo do organismo. Isso pode ajudar na perda de peso, quando consumida com moderação.

4. Ajuda na função cerebral:

Nosso cérebro depende de dois tipos de gorduras – gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas para a produção de células cerebrais. O caju contém ambas as gorduras. Também melhora a circulação de oxigênio para o cérebro, o que ajuda no melhoramento da memória.

5. Bom para saúde do coração:

Os cajus são ricos em vários ácidos graxos mono insaturados, como ácido oleico e palmitoleico. Esses ácidos graxos essenciais ajudam na redução da lipoproteína nociva de baixa densidade, enquanto aumenta o colesterol bom. Os ácidos graxos monoinsaturados podem reduzir os níveis de triglicerídeos, prevenindo doenças das artérias coronárias.

castanha de caju
castanha de caju

6. Previne problemas nos ossos:

O magnésio encontrado nas castanhas de caju promove a estrutura óssea saudável. Também contém cálcio que previne a perda de densidade mineral óssea.

Conheça antes de comer:

A anafilaxia é uma alergia comum causada pelo consumo de castanha de caju. A reação pode variar de dificuldade respiratória, dor no abdômen, vômitos, diarreia para urticária. A anafilaxia é causada principalmente devido ao composto químico urushiol presente em conchas, nozes e caju.

Outros efeitos colaterais comuns do excesso de consumo de castanha de caju são os vômitos e a diarreia, que são uma reação natural do organismo para eliminar as impurezas. Caso não seja tratada, pode causar desidratação.

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

3 comentários

  • […] igual a 1 colher de chá. Outros alimentos que são boas fontes de polifenóis são nozes, como castanha de caju e […]

  • […] 1 colher de sopa de Castanha de Caju. […]

  • […] Castanhas; […]

Deixe um comentário