Alimentos Saudáveis Byanca Stefany

6 benefícios da castanha de caju para saúde!

castanha de caju geralmente é conhecida como caju, e que possuem muitos benefícios para saúde, além de ajudar tratar várias doenças. Elas são lanches delicados. Também é usado como um ingrediente popular em pratos salgados em todo o mundo. É facilmente disponível e encontrado nos mercados locais durante todo o ano. Esta noz é na verdade uma semente de forma cônica anexada a fruta conhecida como caju. O caju é um parente próximo do pistache e das mangas.

beneficios da castanha de caju

beneficios da castanha de caju

Na aparência, estas nozes têm cerca de uma polegada de comprimento com uma ponta pontiaguda, lisa e curvilínea. É macio e branco com uma delicada superfície cremosa. Quando assada, as nozes de caju ficam dourada com uma textura amendoada e um aroma frutado.

A castanha de caju foi introduzida pela primeira vez pelos exploradores portugueses no século XVI para fins de conservação do solo e arborização. Agora surgiu como uma grande cultura comercial e é amplamente cultivada no Brasil, no Vietnã, na Índia e em outros países africanos.

Valor nutricional:

O caju é uma das nozes extremamente nutritivas. Estas nozes delicada e doce são embaladas com energia, fibra, antioxidantes, minerais, vitaminas e fitoquímicos. É rico em minerais como manganês, potássio, ferro, cobre, zinco, selênio e fósforo.

Também contém vitaminas do complexo B como ácido pantotênico, tiamina, piridoxina, riboflavina e folato. A fruta de caju contém cinco vezes mais vitamina C do que a maioria das frutas cítricas. No entanto, o caju é um alimento de alta caloria e cada 100 gramas fornecem 553 calorias.

Óleo de castanha de caju:

O método de compressão a frio é usado para extrair o óleo das conchas de caju. Este óleo é extremamente benéfico para o mantimento da pele saudável. A alta concentração de óleo gordo essencial mantém a umidade da pele. A castanha de caju é rica fonte de vitamina E, que pode prevenir os sinais de envelhecimento, como linhas finas e rugas, quando usado regularmente em massagens corporais.

Benefícios da castanha de caju:

Assim como muitas outras nozes, até mesmo a castanha de caju tem uma ampla lista de benefícios para saúde. Aqui, observamos alguns dos benefícios comuns.

1. Ajuda na saúde dentária:

Os pesquisadores descobriram que os produtos químicos presentes nas castanhas de caju podem matar bactérias gram-positivas e compostos penetrantes na boca que causam cárie dentária. O consumo moderado de castanha de caju também pode eliminar os dentes abscessados, embora ainda não tenha sido comprovado.

2. Auxilia na saúde dos olhos:

As castanhas de caju contêm pequenas quantidades de zea-xantina, um antioxidante importante, que é absorvido seletivamente na mácula da retina no olho. Isso protege nossos olhos filtrando os raios UV, evitando a degeneração macular relacionada à idade nos idosos.

3. Ajuda na perda de peso:

A castanha de caju é um alimento altamente gordo, mas com boa gordura e 75% da gordura é insaturada. As gorduras insaturadas fornecem mais energia ao corpo, facilitando o metabolismo do organismo. Isso pode ajudar na perda de peso, quando consumida com moderação.

4. Ajuda na função cerebral:

Nosso cérebro depende de dois tipos de gorduras – gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas para a produção de células cerebrais. O caju contém ambas as gorduras. Também melhora a circulação de oxigênio para o cérebro, o que ajuda no melhoramento da memória.

5. Bom para saúde do coração:

Os cajus são ricos em vários ácidos graxos mono insaturados, como ácido oleico e palmitoleico. Esses ácidos graxos essenciais ajudam na redução da lipoproteína nociva de baixa densidade, enquanto aumenta o colesterol bom. Os ácidos graxos monoinsaturados podem reduzir os níveis de triglicerídeos, prevenindo doenças das artérias coronárias.

castanha de caju

castanha de caju

6. Previne problemas nos ossos:

O magnésio encontrado nas castanhas de caju promove a estrutura óssea saudável. Também contém cálcio que previne a perda de densidade mineral óssea.

Conheça antes de comer:

A anafilaxia é uma alergia comum causada pelo consumo de castanha de caju. A reação pode variar de dificuldade respiratória, dor no abdômen, vômitos, diarreia para urticária. A anafilaxia é causada principalmente devido ao composto químico urushiol presente em conchas, nozes e caju.

Outros efeitos colaterais comuns do excesso de consumo de castanha de caju são os vômitos e a diarreia, que são uma reação natural do organismo para eliminar as impurezas. Caso não seja tratada, pode causar desidratação.

Sobre o autor | Website

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.