Os 13 Benefícios do Melaço Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Os 13 Benefícios do Melaço Para Saúde
4.7 (94.29%) 77 vote[s]

Os Benefícios do Melaço Para Saúde são incríveis, pois o Melaço contém grandes nutrientes indispensáveis para saúde geral do corpo. Além disso, o Melaço é um adoçante de consistência espessa criado pelo processamento de açucares provenientes tanto da beterraba quanto da cana de açúcar. A categoria e o tipo de melaço dependerá da maturidade da cana de açúcar ou da beterraba e do método de extração empregado. Os diferentes melaços possuem nomes como: primeiro melaço, segundo melaço, melaço sem enxofre, melaço com enxofre e melaço de cana de açúcar escuro (ou melado de cana de açúcar escuro).

Valor Nutricional do Melaço: 

melaço contém um grande número de minerais essenciais, tais como Cálcio,MagnésioManganêsPotássioCobreFerroFósforoCrómio, cobalto e de Sódio. É uma boa fonte de hidratos de carbono e de energia e contém açúcares. Além disso, o melaço oferece várias vitaminas tais como NiacinaVitamina B6Tiamina e riboflavina. Então, veja agora Os 13 Benefícios do Melaço Para Saúde:

Melaço

1. Melhora a Saúde Óssea  os Ossos: 

Ele é uma boa fonte de Cálcio, que desempenha um papel importante na manutenção da saúde dos ossos, o funcionamento do sistema de enzima, a remoção de toxinas do cólon e função da membrana celular. Também é necessária para manter os dentes saudáveis e protege o corpo contra doenças ósseas comum durante a menopausa. Além de ossos saudáveis, a capacidade de contração muscular também é atribuída à presença de Cálcio no corpo.

2. Ajuda a Tratar o Reumatismo: 

melaço é utilizado eficazmente na preparação de medicamentos para o tratamento de reumatismo e neuralgia. As propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes do melaço torná-lo um ingrediente fiável para a cura de tais desordens.

3. Ajuda a Tratar a Diabetes: 

Ele ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Ele tem um baixo índice glicêmico e ajuda retardar o metabolismo da glicose e carboidratos, que, posteriormente, significa menos produção de insulina. Isso ajuda a evitar a acumulação de excesso de gorduras ou lipídios no sangue.

4. Ajuda a Acabar com a Acne:

Ele contém ácido lático, que ajuda a aliviar os sintomas da acne. O ácido láctico é produzido por bactérias de ácido láctico e desempenha um papel importante no metabolismo de hidratos de carbono. É efetivamente utilizado na elaboração de tratamentos naturais, não-tóxico e não-alérgicos de natureza fisiológica para curar acne e outras doenças da pele. Além do melaço, o ácido láctico também está presente no leite azedo, Maçã e suco de Tomate.

5. Aumenta a Hemoglobina: 

O conteúdo de Ferro no melaço ajuda a manter níveis saudáveis de hemoglobina. A hemoglobina desempenha um papel chave no fornecimento de oxigênio a partir de pulmões para outras partes do corpo. Também é vital para a produção de energia e auxilia na manutenção de um metabolismo saudável.

6. Ajuda na Formação de Novas Células: 

Ele também, por vezes, referido como o chá da gravidez, devido à presença de Ferro, a vitamina B (isto é, Ácido Fólico) e outros minerais essenciais. O consumo de melaço durante a gravidez também fornece Cálcio, o que é necessário para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

7. Contribui Para o bom Funcionamento do Sistema Nervoso: 

melaço contém Magnésio, que contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso. Ele mantém os nossos nervos e vasos sanguíneos relaxados, equilibrando volume de Cálcio e impedindo de correr para os nervos. Os fluxos de desbloqueio de Cálcio para os nervos podem ativá-los e levar à transmissão de muitos sinais e contração nervosa excessiva. A deficiência de Magnésio no organismo pode levar a hipertensão, cãibras musculares, espasmos e fadiga geral do corpo.

8. Acaba com a Dor de Cabeça:

Ele é uma boa fonte de vários minerais e vitaminas, como a Vitamina B6 e ácido patogênico. A deficiência dessas vitaminas pode causar dores de cabeça, asma, fadiga e estresse. O consumo dele irá ajudar a fornecer essas vitaminas e minerais necessários e vai ajudar na manutenção da boa saúde em geral.

9. Ajuda a Prevenir o Câncer:

Além de várias vitaminas e minerais, ele também contém o Selênio, que é benéfico no tratamento do câncer.

10. Fonte de Antioxidante:

Os estudos têm mostrado que ele contém a maior quantidade de antioxidantes em comparação com o açúcar refinado, xarope de milho, cana-de-açúcar bruta e outros adoçantes prontamente disponíveis. Estes antioxidantes protegem o corpo contra o dano oxidativo associado com o câncer, doenças cardiovasculares e doenças degenerativas. Isso faz com que ele seja uma alternativa muito melhor para o açúcar refinado.

11. Benefícios do Melaço Para a Menstruação:

Ele é uma boa fonte de Ferro e é muito eficaz para mulheres menstruadas que estão em maior risco de deficiência de Ferro devido à perda de sangue. Sem gordura e poucas calorias, Ele é a melhor alternativa para contribuir com conteúdo de Ferro no organismo, em comparação com outras fontes gordurosos, como a carne vermelha.

12. Melhora a Saúde Sexual: 

melaço é rico no rastreamento mineral do Manganês, que ajuda na produção saudável de hormônios do sexo. Também desempenha um papel fundamental no funcionamento do sistema nervoso, na prevenção da formação de coágulos de sangue e produção de energia a partir de proteínas e hidratos de carbono. A deficiência de Manganês pode levar à infertilidade, fadiga geral e ossos fracos.

13. Ajuda Tratar a Constipação:

Ele foi provado como valioso no tratamento da constipação. Diversas investigações têm mostrada que os enemas de leite e melaço são tão eficazes como enemas de fosfato de Sódio, dadas no departamento de emergência pediátrica para curar a constipação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *