Alimentos Saudáveis Alan Costa

15 benefícios do caroço da pitomba para saúde!

O caroço da pitomba oferece os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo, e para tratar diversas condições de saúde. Além disso, a pitomba é bem também conhecida como olho-de-boi, sendo muito cultivada no Nordeste, principalmente em Pernambuco.

Árvore da Pitomba podem chega até 13 metros de altura e pode ser utilizada na recuperação de áreas degradadas,pois serve de alimentação para inúmeras espécies de aves.

beneficios do caroço da pitomba

benefícios do caroço da pitomba

Valor nutricional do caroço da pitomba:

A Pitomba podem ser consumida naturalmente ou na forma de licores. Além disso, a Pitomba é uma excelente Fonte de Vitamina CVitamina AFerroCálcio e de uma proteína especial, que retirada da pitomba e eficaz contra fungos e carunchos nas plantações de cana-de-açúcar e café, e também em grãos de feijão e Soja que ficam estocados.

Benefícios do caroço da pitomba:

1. Combate os problemas intestinais:

O caroço da pitomba possui fibras e ação antidiarreica e adstringente, podendo ser usada por quem sofre de problemas intestinais. Especialmente, é eficaz no tratamento de diarreias graves.

2. Fortalece a imunidade:

A Vitamina C, presente no caroço da pitomba não age apenas no envelhecimento da pele, mas também de todas as células do organismo. Além disso, a ação do nutriente fortalece o sistema imunológico e ajuda a proteger o corpo.

3. Combater a anemia:

O caroço da pitomba por ser rico em Vitamina C, Vitamina A, ferro, Cálcio e proteína. Além disso, a Pitomba ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e também age na proteção do sistema vascular.

4. Combater as rugas:

Com o passar dos anos, é inevitável que comecem a surgir as primeiras linhas de expressão no rosto.

5. Manter a saúde do sangue:

Outro benefício do caroço da pitomba, que contribui para a formação de hemoglobina. Além disso, de ser essencial para o bom funcionamento das células, para a síntese de DNA e para o metabolismo energético do organismo.

6. Protege os Ossos:

O Benefício do caroço da pitomba também rica em Cálcio, contribuindo para o desenvolvimento dos ossos e a proteção contra problemas como osteoporose.

7. Para os cabelos:

Para os cabelos, o benefício do caroço da pitomba quando ingerida, ajudando a manter os fios mais bonitos e revitalizados. Além disso, seus nutrientes ajudam ainda a devolver a elasticidade e a maciez natural dos fios.

8. Prevenir o envelhecimento da pele:

A Pitomba Possuir uma grande concentração de Vitamina C, a Pitomba possui ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres.

9. Propriedades cicatrizantes:

Ela auxilia na função glandular, favorecendo, inclusive, a cicatrização de feridas.

10. Fortalecer o sistema imunológico:

O benefício do caroço da pitomba é rico em Vitamina C, vitamina A, ferro, Cálcio e proteína, o fruto ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

caroço da pitomba

caroço da pitomba

Como consumir pitomba:

Este fruto encontra-se em licores, mas, pode, igualmente, ser consumido na sua forma natural. Além disso, a sua adaptação culinária não é muito fácil, daí ser raro aparecer em biscoitos, doces ou bolos.

Se a quiser comer crua, tem de primeiro partir a casca, usando os dentes, e depois, ingerir a parte interior até restar apenas o caroço. Além disso, apesar de ser uma fruta com poucas maneiras de comê-la, não deixe de introduzi-la em sua alimentação, pois os seus benefícios são bem motivadores.

Confira outros benefícios do caroço da pitomba para saúde:

  • Funciona como um remédio natural contra as rugas;
  • Age como um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres;
  • Contribui para a formação de hemoglobina;
  • Também ajuda no combate à anemia e colabora com a formação de hemoglobina;
  • Rica em Cálcio, contribuindo para o desenvolvimento dos ossos.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.