Os 25 Benefícios da Castanha de Caju Para Saúde

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Os 25 Benefícios da Castanha de Caju Para Saúde
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Os Benefícios da Castanha de Caju Para Saúde que todos devemos conhecer. Além disso, a castanha de caju é o verdadeiro fruto do Caju. O Caju é um fruto constituído pela castanha e pelo pedúnculo floral ou pseudofruto, que é a parte suculenta do caju. A castanha é constituída por casca, uma película e a semente que é a parte comestível.

Benefícios da Castanha de Cajucastanha de caju é nativa do Brasil, com predominância em todo o país, principalmente na região nordeste, e presente em vários países do mundo. O Brasil é um grande exportador dessa castanha, assim como outros países.

A castanha de caju é um fruto que possui a consistência dura e é classificada como uma fruta oleaginosa da mesma família da castanha do Pará, nozes e amêndoas.

Valor Nutricional da Castanha de Caju:

Os principais nutrientes presentes na castanha de caju são:

  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Fibras;
  • Antioxidantes;
  • Gorduras: ácidos graxos poli-insaturados (ômega 3 e 6), ácidos graxos monoinsaturados (ômega 9) e ácidos graxos saturados (palmítico, esteárico, entre outros);
  • Vitaminas: vitaminas do complexo B;
  • Minerais: Zinco, Ferro, Fósforo, Potássio, Magnésio, Manganês, Sódio e Cobre. Agora, confira Os Benefícios da Castanha de Caju Para Saúde.

1. Positiva Para o Sistema Cardiovascular:

Entre os benefícios da castanha de caju, podemos destacar o baixo teor de gorduras, o que pode ser conveniente para pessoas que lidam com dúvidas e faltas de opções para lanches em suas dietas. E comparada a outros frutos secos, a castanha de caju se mostra superior, e a ação positiva sobre o coração e sistema cardiovascular é justificado pela porção de ácido oleico contido no alimento, junto aos antioxidantes e ausência de colesterol.

Pesquisas identificação a ação de antioxidante poderoso oferecida pela composição da castanha de caju, e que aquelas pessoas que consumiam regularmente castanha de caju, tinham o risco de morte por doença cardíaca e cardiovascular reduzido. Esse benefício pode ser obtido a partir do consumo de 1 a 4 vezes por semana.

2. Controla Pressão Arterial:

Lidar com a pressão arterial é um problema para muitas pessoas, e os benefícios da castanha de caju também podem favorecer o equilíbrio saudável. O Magnésio presente no fruto pode ajudar a manter a pressão sob controle, evitando que ela se eleve, prejudicando a saúde.

3. Cabelos Fortes:

O Cobre, importante na ação anticancerígena, também é funcional para a saúde os cabelos. Ele contribui com a manutenção de pigmentação dos fios. O mineral é importante para a produção de melanina, o que retarda o surgimento dos fios branco, além de proteger os cabelos. O mineral ainda pode beneficiar a flexibilidade dos vasos sanguíneos e articulações.

4. Ossos Fortes:

Comer castanha de caju também pode ajudar na saúde dos ossos e dentes. O fruto é rico em Magnésio e Cálcio, minerais fundamentais para a saúde de toda estrutura óssea corporal.

5. Bile Saudável:

O fruto pode ser funcional para retardar o surgimento de cálculos biliares. Pesquisas afirmam que se reduz o desenvolvimento em até 25%.

6. Emagrecimento:

Benefícios do Caju

Se você está no grupo de pessoas preocupadas com a boa forma, saiba que a castanha e caju pode ser uma excelente opção para as suas refeições intermediárias. As castanhas e caju podem contribuir como fonte de gorduras boas, além de só possuírem colesterol bom, isentando-o do colesterol que é prejudicial à saúde.

Pesquisas realizadas afirmam que o consumo regular de castanha de caju auxiliou diversas pessoas a ganharem menos peso, se comparadas àquelas que, durante o processo de análise, não consumiram o fruto.

7. Ajuda o Sistema Digestório:

Uma boa digestão é fundamental para aqueles que atentam para cuidados com a boa forma, por isso, o consumo de castanha de caju pode auxiliá-los a garantir que as refeições sejam digeridas de forma correta e em períodos regulares, evitando desconfortos pela má eliminação de toxinas, e também retenção e líquidos.

8. Ajuda Contra Menopausa e TPM:

Afirma-se que seguir dieta pode mexer, e muito, com os ânimos das mulheres, principalmente durante os dias de TPM. A castanha de caju também pode reduzir os impactos causados pela mudança de humor, por isso, o fruto é apontado como apoio para o relaxamento, indutor ao bom humor, garantindo assim sono de melhor qualidade.

9. Ajuda o Sistema Imunológico:

Para o fortalecimento o sistema imunológico, a suplementação de Ferro é uma das principais iniciativas. A castanha de caju possui porção significativa e Ferro, a qual é utilizada no processo de eliminação dos radicais livres que são apontados como prejudiciais à saúde e bem estar. O mineral é importante para a ação preventiva contra anemias e estados que podem comprometer a sua saúde e energia para a realização das atividades cotidianas.

10. Olhos Saudáveis:

Benefícios do Caju

É importante que a atenção não e limite apenas aos cuidados com a boa forma, por isso, a castanha de caju se mostra um fruto completo, o qual também pode atingir, inclusive a saúde de seus olhos. Se consumida, moderada e regularmente, ela pode auxiliar na prevenção contra raios UV, reduzindo a possibilidade de ocorrência de degeneração macular.

11. Ajuda Contra a Diabetes:

Já sabemos que a castanha de caju se mostra superior aos demais frutos secos, e com porção muito reduzida de gorduras, é comparada ao azeite. Após análise de comportamento de alguns diabéticos, pode-se notar que, com a inserção da castanha de caju ao cardápio, aliada à uma alimentação com baixo teor de gorduras, os níveis de triglicerídeos foram reduzidos, favorecendo a saúde das pessoas que lidam com a oscilação dos níveis e açúcar na corrente sanguínea.

12. Mais Músculos:

Para aquele que focam na hipertrofia, os benefícios da castanha de caju também podem ser convenientes, já que o fruto possui Magnésio, que combinado com o Cálcio, pode agir sobre o sistema nervoso e tônus muscular, favorecendo os músculos e células nervosas. A falta de Magnésio pode resultar em espasmos musculares, enxaquecas, dores, fadiga, e até mesmo em câimbras, as quais podem oferecer consequências para o bom rendimento nos treinos. Com o consumo regular de castanha de caju, esse fornecimento de Magnésio é preservado, e reduz a possibilidade de algumas dessas reações adversas.

13. Previne o Câncer:

Devido à alta concentração de antioxidantes em sua composição, como é o caso dos flavonoides chamados de proantocianinas, a castanha de caju pode atuar no combate às células danificadas do DNA que contribuem com a formação de tumores. Além disso, o efeito dos flavonoides é potencializado com o reforço do cobre, que também é eficiente na função anticancerígena.

14. Protege o Coração:

A castanha de caju contém baixo teor de gorduras, o que significa que o seu consumo pode fazer muito bem não só em dietas de emagrecimento como também para cuidar do nosso coração. Além disso, o ácido oleiteco contido no alimento, junto aos antioxidantes e ausência de colesterol, que podem prevenir doenças cardiovasculares, como é o caso da hipertensão.

15. Controla a Pressão Arterial:

Por conta da alta concentração de Magnésio presente em sua composição, a castanha de caju também pode ajudar a controlar a pressão arterial, o que evita que uma série de doenças cardiovasculares, como é o caso da aterosclerose.

15. Fortalece os Cabelos:

A boa notícia para as vaidosas de plantão é que o cobre presente na composição da castanha de caju também pode ser útil nos cuidados com os cabelos. Isso porque o mineral ajuda na manutenção e pigmentação dos fios, além de estimular uma maior produção de melanina, o que retarda o aparecimento de fios brancos e, ainda, protege as nossas madeixas.

16. Previne Cálculos Renais

Por auxiliar na saúde da nossa bile, a castanha de caju também pode ser consumida para retardar o aparecimento de cálculos renais. Estudos mostram que a redução pode ser de até 25%.

17. Melhora a Digestão:

As propriedades nutricionais contidas na castanha de caju podem contribuir para a melhora do funcionamento do nosso sistema digestivo, o que é ideal também para quem está em processo de perda de peso ou pessoas que sofrem com a prisão de ventre.

O consumo da iguaria pode ajudar para que as refeições sejam digeridas de forma correta e em períodos regulares, evitando desconfortos pela má eliminação de toxinas e, ainda, na retenção e líquidos.

18. Combate os Sintomas da TPM e Menopausa:

Se você está perto de ficar naqueles dias, é bom que saiba que a castanha de caju também pode diminuir os impactos causados pela TPM e menopausa, como é o caso da mudança de humor. Portanto, a oleaginosa é apontada como apoio para o relaxamento, indutor ao bom humor, garantindo, desta forma, para um sono de melhor qualidade.

19. Aumenta a Imunidade:

Benefícios do Caju

Rica em Ferro, a castanha de caju pode ser ideal para aumentar a nossa imunidade, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico e potencializando as defesas do organismo contra uma série de doenças.

Isso porque o mineral possui como papel fundamental auxiliar no processo de eliminação dos radicais livres, que são os principais responsáveis por prejudicar a nossa saúde e bem-estar. Portanto, ao incluir o alimento no seu cardápio diário, você pode prevenir males como a anemia e seus sintomas, como fadiga, moleza no corpo, sonolência e enjoos.

20. Melhora a Visão:

Quando consumida de forma moderada e regular na alimentação, a castanha de caju pode ajudar na proteção da saúde dos olhos contra os raios UV, evitando riscos como a possibilidade de ocorrência de catarata, degeneração macular e cegueira noturna, doenças que costumam atingir mais comumente pessoas idosas e que podem levar à perda total da visão.

21. Controla a Diabetes:

Com baixo teor de gorduras, a castanha de caju pode ajudar também no controle da diabetes. Isso porque o alimento, quando incluído na dieta de pacientes portadores da doença, que deve conter outros alimentos com poucas gorduras, pode reduzir os níveis de triglicerídeos, melhorando a saúde das pessoas que lidam com a oscilação dos níveis e açúcar na corrente sanguínea.

22. Ajuda no Ganho de Massa Muscular:

A castanha de caju também pode ser uma grande aliada na dieta de atletas ou praticantes de atividades físicas regulares que busquem a hipertrofia. Isso porque a iguaria contém entre os seus nutrientes o Magnésio, além do Cálcio, que são minerais essenciais ao bom funcionamento do tônus muscular e, portanto, ajudar na construção e recuperação de músculos junto aos treinos.

Para se ter uma ideia da importância desse nutriente para a hipertrofia, a falta de Magnésio pode causar espasmos musculares, dores, fadiga e e até câimbras, problemas que podem prejudicar o bom rendimento nos treinos e, portanto, o ganho de massa muscular.

23. Protege o Sistema Cardiovascular:

As gorduras boas que compõem a castanha de caju são responsáveis por aumentar os níveis de HDL e diminuir os de LDL, diminuindo assim as chances de infarto. Além disso, o Magnésio também encontrado nesse alimento mantém a pressão arterial sempre sob controle.

24. Melhora o Humor:

A castanha de caju é rica em triptofano, uma substância essencial para que a serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar e que ajuda a controlar a ansiedade, seja produzida em quantidade suficiente. Um outro exemplo de alimento que contém triptofano é o chocolate.

Veja no vídeo abaixo outros Benefícios do Caju Para Saúde:

Como Consumir Castanha de Caju:

A castanha de caju é mais consumida de forma in natura. Pode ser adquirida já no ponto de comer em feiras, supermercados e lojas de produtos naturais. Também pode ser consumida depois de assada com a própria casca para, depois, a casca ser retirada. Pode ser consumida ao natural ou com sal.

Esse alimento pode ser utilizado em diversas preparações, tanto em pratos quentes quanto frios. Na culinária, essa castanha de caju é mais utilizada de forma esfarelada ou em forma de farinha para ser incluída em preparações como:

  • Bolos
  • Tortas
  • Pães
  • Biscoitos
  • Brigadeiros
  • Mousses
  • Sorvetes
  • Molhos
  • Saladas
  • Risotos
  • Farofa
  • Massas

A lista de preparações que podem incluir a castanha de caju é imensa. Outra forma de utilização da castanha é como pasta que pode ser consumida pura ou substituir margarina e manteiga em pães, biscoitos, torradas e outros alimentos.

Tanto a farinha quanto a pasta você pode encontrar prontas para vender ou pode preparar em casa.

Da castanha de caju também pode ser extraído um óleo que pode ser utilizado como substituto do azeite de oliva e outros óleos.

Por ser rica em calorias, essa castanha deve ser consumida de forma moderada, principalmente quem faz dieta para perda de peso. 100 gramas da castanha pode ter mais de 500 calorias, por isso, apesar de ser muito nutritiva, o recomendado é consumir, em média, de 3 a 4 unidades de castanha de caju por dia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

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