Os 10 Melhores Alimentos Para Baixar o Colesterol Naturalmente!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Cura Natural

Os 10 Melhores Alimentos Para Baixar o Colesterol Naturalmente!
4.6 (92%) 5 vote[s]

Os Melhores Alimentos Para Baixar o Colesterol Naturalmente são uma maneira natural para tratar essa doença. Além disso, optar por Alimentos Para Baixar o Colesterol é fundamental para muitas pessoas. Que estão lutando para controlar o colesterol. O colesterol é, muitas vezes, considerado uma coisa ruim. Mas o nosso corpo realmente utiliza os Alimentos Para Baixar o Colesterol, além de fazer parte de certos hormônios.

Vitaminas e até enzimas digestivas que precisamos para o funcionamento. O que muitas pessoas não entendem é que o corpo já produz todo o colesterol necessário no fígado. Mas o colesterol adicional é conseguido através da nossa dieta. O problema, é claro, é quando há muito colesterol no corpo, que deverá ser armazenado em algum lugar.

alimentos para baixar o colesterol

Quando este colesterol extra é oxidado na corrente sanguínea. Ele é depositado nos vasos sanguíneos e nas artérias em formato de placa. Isso pode causar bloqueio no sistema circulatório e aumentar significativamente o risco de uma doença cardíaca coronária. Bem como a aterosclerose, ataques cardíacos e derrames. Também eleva a pressão arterial e pode aumentar o risco de diabetes.

Além disso, também há formas “boas” e “ruins” de colesterol, mais conhecidas como colesterol HDL e colesterol LDL, respectivamente. O colesterol HDL pode auxiliar na movimentação do colesterol pelo corpo para os locais onde é necessário.

Sendo que o colesterol LDL é o armazenado nas artérias e nos vasos sanguíneos, representando uma ameaça à sua saúde. Optar por uma dieta de Alimentos Para Baixar o Colesterol exige entender a diferença entre essas gorduras boas e ruins. Também inclui aprender dicas de estilo de vida que podem diminuir ou equilibrar os níveis de colesterol em seu corpo.

Melhores Alimentos Para Baixar o Colesterol:

Alguns dos melhores alimentos que ajudam na diminuição dos níveis de LDL são aveia, nozes, chá, legumes, alho e azeite de grãos inteiros, entre outros.

Aveia de Grão Inteiro:

Numerosos estudos ligaram a aveia de grãos inteiros com uma redução no colesterol LDL devido a uma substância conhecida como beta-glucano, além da quantidade de fibra dietética encontrada nesses grãos. Uma simples mudança de cereais matinais pode proporcionar uma grande diferença nos níveis de colesterol.

Nozes:

Vários tipos de nozes têm bons níveis de colesterol HDL, o que pode reduzir ativamente seus níveis de colesterol “ruim”. Amêndoas, castanha de caju e nozes são boas para tal, mas desconfie da quantidade consumida, pois existem algumas calorias na maioria das variedades de nozes.

Azeite:

Conhecido como um dos óleos vegetais mais saudáveis para ser usado em sua dieta, o azeite é rico em ácidos graxos monoinsaturados. Isso pode reduzir o colesterol LDL e melhorar a saúde cardíaca, especialmente se você substituir o óleo de canola e outros óleos à base de semente por este item básico da dieta mediterrânea.

Alho:

Embalado com antioxidantes e compostos sulfúricos, estudos descobriram que o consumo regular de alho pode diminuir a pressão arterial. Também pode evitar que o colesterol seja depositado nos vasos sanguíneos e reduzir de forma mensurável o risco de doenças cardiovasculares.

alho

Legumes:

Os feijões são ricos em fibras dietéticas, que podem regular a quantidade de colesterol que é absorvida pelo organismo. Uma vez que o fígado já produz colesterol suficiente para as nossas necessidades diárias, alimentos como feijão podem ajudar o colesterol rapidamente a ser eliminado pelo corpo.

Chá:

O chá verde é talvez a variedade de chá mais bem estudada e mundialmente louvada, pois pode reduzir os níveis de colesterol LDL e prevenir o estresse oxidativo, o que pode aumentar o risco de doença cardíaca.

Dicas Para Baixar o Colesterol Naturalmente:

Quando se trata de Alimentos Para Baixar o Colesterol naturalmente, além de optar por uma dieta inteligente, você também deve parar de fumar, aumentar a quantidade de exercícios, limitar o álcool e perder peso.

Exercício:

Uma dieta de Alimentos Para Baixar o Colesterol é um ótimo momento para melhorar a saúde, mas fazer exercício regularmente pode auxiliar ainda mais no aumento dos níveis de colesterol HDL (bom). Também aumenta a circulação, diminui a pressão arterial e previne a deposição de colesterol nas artérias.

Álcool:

Embora o consumo de uma quantidade pequena ou moderada de álcool tenha sido associado à redução dos níveis de colesterol, beber álcool excessivamente causará um aumento nos níveis de triglicerídeos e colesterol “ruim”. Portanto, sempre beba com moderação, e evite cerveja e licor, se possível.

Fumar:

Ao aumentar a pressão arterial e agir como um adstringente nos vasos sanguíneos, fumar é uma das piores coisas caso tenha colesterol alto. É bem sabido que o tabagismo irá reduzir os níveis de colesterol HDL no corpo, que é o tipo bom caso deseje ter uma saúde ideal.

fumar

Perda de Peso:

Caso seja obeso, é provável que leve uma vida mais sedentária e coma mal, o que pode contribuir para um aumento do colesterol e um fraco equilíbrio entre o colesterol HDL e LDL. Até mesmo 30 minutos de exercícios regularmente por dia podem fazer uma diferença no controle de Alimentos Para Baixar o Colesterol.

Dietas com Baixo Teor de Colesterol:

Algumas das melhores dietas com baixo teor de colesterol são a dieta mediterrânea, a dieta  DASH, a dieta vegetariana ou vegana, a dieta de Alimentos Para Baixar o Colesterol e a dieta flexionista, entre outros.

Dieta DASH: 

Esta dieta concentra-se em plantas, principalmente em rutas e vegetais, juntamente com nozes, carnes magras, itens lácteos com baixo teor de gordura e grãos integrais.

Dieta Vegetariana ou Vegana:

Ao cortar a carne gorda e aves em sua dieta, você precisará conseguir a proteína de outras fontes. As fontes podem ser nozes, sementes e feijões, a maioria dos quais ajudará na diminuição do colesterol ou aumentar as formas “boas” de Alimentos Para Baixar o Colesterol.

Dieta de 4 Semanas:

Esta é uma dieta de 4 semanas que envolve o corte de diferentes grupos de alimentos nas primeiras três semanas – 1) Alimentos Processados ​​/ Alimentos Refinados / Lacticínios, 2) Carne / Aves / Óleos, 3) Óleos – e principalmente o consumo de legumes, nozes, grãos, frutas e vegetais ao longo do mês.

Dieta Flexionista:

Semelhante a uma dieta vegetariana, a maioria de seu consumo será baseado em plantas, mas sem as regras estritas do vegetarianismo ou veganismo, a carne pode ser consumida ocasionalmente.

Dieta Mediterrânea:

Considerada uma das dietas mais saudáveis ​​do planeta, esta dieta consiste em frutas e vegetais, grãos integrais, nozes e feijão, além de eliminar o excesso de sal e limitar o consumo de carne vermelha para 1-2 vezes por mês.

Mitos de Alimentos Para Colesterol:

Existem alguns mitos sobre o colesterol que devem ser esclarecidos antes de afetar as escolhas alimentares.

Todo o colesterol é ruim: Lembre-se, o nosso corpo precisa de colesterol para inúmeras funções corporais e o colesterol “bom” pode proteger a saúde do seu coração. Desta forma, reduzir o colesterol em sua dieta é uma decisão ruim.

As dietas com baixo teor de gordura e alto teor de carboidratos são as melhores: O seu corpo precisa de gordura para o funcionamento. Para eliminação e substituição por carboidratos é uma boa maneira de aumentar o consumo global de calorias.

A gordura também é uma fonte de energia, e seu metabolismo leva à liberação de cetonas, que são poderosos pacotes energéticos. Um equilíbrio de proteínas, carboidratos e gorduras é ideal.

Os óleos de semente são bons: Os óleos vegetais alternativos são atraentes, mas alguns óleos, como o óleo de soja, cártamo, gergelim e amendoim, possui grandes quantidades de ácidos graxos ômega 6, que pode prejudicar os níveis de colesterol.

Gorduras trans = Gorduras saturadas: As gorduras saturadas não são opções ideais em sua dieta, mas são muito diferentes das gorduras trans. Elas são conhecidos por serem tóxicos e aumentar a inflamação, bem como aumentar o risco de doença cardíaca.

Superalimentos que Podem Reduzir o Colesterol:

Certifique-se de que sua dieta de Alimentos Para Baixar o Colesterol inclua abacates, açafrão, batata-doce, salmão e espinafre, entre outros.

Açafrão:

Rico em curcumina e outros compostos antioxidantes, este tempero é uma excelente maneira de reduzir os níveis globais de Alimentos Para Baixar o Colesterol e aumentar o metabolismo, o que ajudará na queima de gordura e auxiliar no trabalho de perda de peso.

Batatas doces:

Como uma ótima fonte de fibra solúvel em água, as batatas doces podem evitar a absorção excessiva de colesterol em alimentos, o que é bom caso esteja lutando para manter os níveis sob controle.

Salmão:

Um dos melhores alimentos para obter ácidos graxos ômega 3, que são a forma “boa” de colesterol. Isso pode equilibrar os níveis de colesterol e fornecer outros minerais e nutrientes fundamentais.

salmao

Abacates:

Rico em gorduras monoinsaturadas, os abacates são algumas das frutas mais saudáveis ​​em qualquer dieta. Elas foram ligadas diretamente à elevação de HDL e à redução dos níveis de colesterol LDL. Mesmo que consuma apenas 1-2 vezes por semana.

Alimentos que Aumentam o Colesterol:

Caso esteja tentando uma nova dieta de Alimentos Para Baixar o Colesterol para diminuir os níveis de colesterol. Os alimentos que você deve evitar são: gorduras trans, carnes gordurosas, manteiga / margarina, produtos lácteos e fast food.

Carne Gorda:

A carne vermelha e as formas gordurosas da proteína podem ser deliciosas, mas constituem uma base para. As dietas de algumas pessoas, tornando muito difícil o controle dos níveis elevados de colesterol.

Manteiga / Margarina:

Substituir esses itens com alto teor de gordura pelo azeite ou outras opções saudáveis. É essencial, pois tanto a manteiga quanto a margarina contribuem para os níveis de colesterol LDL.

Produtos lácteos de gordura total – Enquanto alguns dos minerais e nutrientes presentes nos produtos. Lácteos são bons para o corpo, a quantidade de gordura no queijo. Cremes, coberturas e cremes de café é perigosamente alta.

Gorduras Trans:

Essas gorduras são encontradas em alimentos como biscoitos, lanches, junk food e certos óleos altamente processados. Eles são conhecidos por aumentar os níveis de colesterol “ruins” e inflamação no corpo.

Fast Food:

Esses alimentos são tentadores, mas também são altamente processados e possuem altos níveis de gorduras trans.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *