Os 15 Alimentos Ricos em Vitamina B6

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Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 15 Alimentos Ricos em Vitamina B6
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Os Alimentos Ricos em Vitamina B6 que devemos incluir em nosso cardápio. Além disso, a  Vitamina B6 também conhecida como piridoxina compõe o complexo B. Os Alimentos Ricos em Vitamina B6 são necessários para o funcionamento adequado de mais de sessenta enzimas e essencial para a síntese normal do ácido nucleico e das proteínas. Entre outras, a principal função metabólica da Vitamina B6 é como coenzima. Isso significa que ela tem um papel importante no metabolismo das proteínas, hidratos de carbono e lipídeos.

Por ser multifuncional, os Alimentos Ricos em Vitamina B6 contribui para a manutenção da saúde e da boa forma, auxiliando o organismo na produção de anticorpos e fortalecendo o combate às diversas infecções e doenças. A Vitamina B6 ajuda no processo de liberação de certos hormônios que estão relacionados à qualidade do sono e ao bem-estar por parte do nosso sistema nervoso.

Os Alimentos Ricos em Vitamina B6 ainda participam de funções relacionadas ao coração, ajudando a diminuir os níveis de homocisteína, que prejudica o bom funcionamento das artérias, e combatendo o surgimento de coágulos sanguíneos que muitas vezes bloqueiam os nossos vasos de sangue.

Quantidade de Vitamina B6 que Deve ser Consumida por Dia:

Para garantir a ingestão diária da Vitamina B6, é fundamental certificar-se de incluir alimentos que contém cromo na dieta. Mas antes vejamos qual é a necessidade para cada pessoa.

  • Crianças de 0 a 6 meses: 0,1 mg;
  • Crianças de 7 a 12 meses: 0,3 mg;
  • Crianças de 1 a 3 anos: 0,5 mg;
  • Crianças de 4 a 8 anos: 0,6 mg;
  • Crianças de 9 a 13 anos: 1 mg;
  • Adolescentes de 14 a 18 anos: 1,3 mg para rapazes e 1,2 mg para moças;
  • Adultos de 19 a 50 anos: 1,3 mg;
  • Adultos a partir de 51 anos: 1,7 mg para homens e 1,5 mg para mulheres;
  • Grávidas de todas as idades: 1,9 mg;
  • Mulheres amamentando de todas as idades: 2 mg.

Alimentos Ricos em Vitamina B6:

Agora que a você já sabe a quantidade do nutriente que devemos ingerir por dia, chegou a hora de descobrir quais são Os 15 Alimentos Ricos em Vitamina B6, na lista a seguir:

Frango:

No Frango conseguimos encontrar grandes quantidades de Vitamina B6, em quase todos os seus cortes.

Para melhor manutenção da vitamina no alimento, o cozimento é o mais adequado método de preparo para conservar os nutrientes.

Avelã:

A Avelã é outra boa opção de Alimentos Ricos em Vitamina B6. Pois, a cada 100g do seu consumo contém cerca de 0,41 mg de Vitamina B6.

Alho:

O Alho é uma erva muito utilizada como tempero de alimentos e como medicamento natural, trazendo os seguintes benefícios para a saúde.

Além disso, o alho é uma boa opção de Alimentos Ricos em Vitamina B6, sendo que em apenas 6 dentes de alho contém cerca de 0,22 mg de Vitamina B6.

Espinafre:

O Espinafre é um dos Alimentos Ricos em Vitamina B6, minerais e antioxidante. Sendo que, fornece uma boa quantidade de Vitamina B6, a cada 100g contém cerca de 0,17 mg de Vitamina B6.

Carne:

A Vitamina B6 pode ser encontrado em carnes comuns e versáteis. Peru, carne bovina e carne de porco, são excelentes fontes de Vitamina B6.

As carnes são fáceis de incorporar em sua dieta através de receitas e sanduíches, mesmo simples como lanches, o aumento da ingestão de Vitamina B6 é simples e eficaz através do consumo de carne.

Legumes:

A maioria dos vegetais geralmente contêm níveis razoáveis de Vitamina B6, mas existem alguns vegetais que são ricos em Vitamina B6.

Peixe:

Tal como acontece com as carnes, certos tipos de peixes são ricos em Vitamina B6. Bacalhau, salmão, linguado, truta, atum e anchova são apenas alguns exemplos de peixes que contêm altos níveis de Vitamina B6 e pode ser parte de uma dieta saudável e equilibrada.

Nozes e Sementes:

Nozes, sementes de girassol, avelãs e castanhas contêm 0,6 mg em uma porção de 6, são fontes de Alimentos Ricos em Vitamina B6 e pode ser consumido como um lanche ou adicionado a receitas populares.

Outros Alimentos Ricos em Vitamina B6:

  • Peru;
  • Abacate;
  • Ameixas secas;
  • Alho;
  • Pistache;
  • Costela;
  • Avelãs.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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