Alimentos Saudáveis

20 benefícios da salsa para saúde!

beneficio da salsa

A salsa possui propriedades essenciais para saúde e beleza ela é provavelmente um dos vegetais mais subestimados que conhecemos. Mas, caso conheça seus benefícios, provavelmente você começará apreciá-lo como nenhum outro. Além disso, Cientificamente conhecida como Petroselinum crispum, a salsa é uma planta florida nativa da região do Mediterrâneo e amplamente cultivada como tempero, erva e vegetal.

A planta é amplamente utilizada nas cozinhas do Oriente Médio, da Europa e da América. Geralmente é de tonalidade verde claro, e é uma planta bienal em climas temperados e uma erva anual em áreas tropicais e subtropicais.

beneficio da salsa
beneficio da salsa

A salsa é boa para saúde?

Seu conteúdo de vitamina K é o que realmente irá impressioná-lo. Contém 574% do valor recomendado diariamente deste nutriente. E a salsa contém três vezes mais vitamina C do que a quantidade encontrada nas laranjas. Também é rico em outros nutrientes essenciais, como a vitamina A, ferro, cobre e folato.

E, a propósito, ela contém duas vezes a quantidade de ferro dos espinafres. Ah, sim, também contém uma combinação única de óleos voláteis e outros compostos que facilitam sua vida. O eugenol funciona como um anestésico local e um antisséptico para prevenir doenças de gengiva.

Benefícios da salsa para saúde:

1. Impulsionar a imunidade:

A abundância de vitamina C torna a salsa um bom alimento para aumentar o sistema imunológico. Os óleos essenciais contidos na Salsa também podem suprimir uma resposta imunológica excessivamente estimulada. Essas propriedades imunológicas também ajudam na cura de feridas rapidamente.

2. Proteger o coração:

A salsa pode ser uma boa adição de baixo teor de sal às suas misturas de tempero, especialmente se estiver usando no frutos do mar. O baixo teor de sal, como sabemos, significa uma boa saúde do coração.

Você pode misturar flocos com tomilho e alho em pó para um tempero delicioso e saudável. Estudos sugerem que a erva pode ser usada para tratar a hipertensão arterial e as doenças cardíacas resultantes.

3. Promover a saúde óssea:

No entanto, a salsa contém níveis extremamente elevados de vitamina K (já vimos isso) que é essencial para a manutenção da densidade óssea e fraturas de combate. Este mineral funciona junto com cálcio, magnésio, vitamina D e fósforo – outros nutrientes importantes para a saúde óssea.

A salsa também inibe a reabsorção óssea (o processo em que as células ósseas quebram o tecido nos ossos e liberam minerais, levando à transferência de cálcio do tecido ósseo para o sangue), o que tem efeitos benéficos sobre a estrutura esquelética de um indivíduo. Embora a reabsorção óssea seja vital, o excesso pode levar a complicações.

A formação e manutenção de ossos são realizadas por dois tipos de células – osteoblastos (que formam os ossos) e osteoclastos (que reabsortam os ossos). Um desequilíbrio entre esses dois tipos de células provoca distúrbios metabólicos nos ossos, como osteoporose e osteopetrose.

4. Tratar a anemia:

A salsa é rica em ferro, o que explica seu papel no tratamento da anemia. Enfeitar seus pratos com este erva é uma maneira simples de aumentar seu consumo de ferro. Uma das maneiras mais fáceis de conseguir isso é começando seu dia com um smoothie de salsa.

Estudos mostram que as folhas  têm potentes propriedades de antianemia. No entanto, os níveis adequados de vitamina C também suportam a absorção de ferro. A salsa é rica em vitamina C, promovendo uma melhor absorção de ferro – o que, por sua vez, ajuda no tratamento da anemia.

5. Conter Propriedades Anti-Bacteriana:

De acordo com um estudo egípcio, a salsa exibe propriedades antibacterianas, especialmente contra a bactéria Staphylococcus aureus. Até mesmo os óleos essenciais desta erva orgânica podem oferecer propriedades antibacterianas (e antioxidantes).

A ela também foi considerada eficaz contra bactérias gram positivas e gram negativas. A planta pode ser considerada um agente antibacteriano potente e, como por pesquisa, pode ser usada para fins medicinais.

6. Apoia a saúde da glândula:

Além disso, a salsa também desempenha um papel na saúde das glândulas. Os estudos mostram que tem uma capacidade notável de reduzir as glândulas inchadas e aumentadas.

A erva também pode aliviar as glândulas adrenais. E de acordo com outro estudo egípcio, a raiz  contém vitaminas , cálcioferro e dotudo o que alimenta as glândulas paratireoides.

7. Ajudar a rejuvenescer os vasos sanguíneo:

Estudos mostram que o suco de salsa pode acalmar os vasos sanguíneos, particularmente as arteriolas e capilares. No entanto, há pouca pesquisa sobre isso. Consulte seu médico para conseguir mais informações.

8. Tratamento da diarreia:

As folhas, as sementes e até mesmo as raízes da salsa são conhecidas por sua capacidade de aliviar a diarreia. Portanto, certos estudos dizem que beber ela como o chá pode funcionar melhor no tratamento da diarreia. Além disso, o chá melhora a digestão de gorduras e proteínas e até melhora a absorção intestinal.

9. Ajudar na digestão:

A salsa é usada para tratamento da indigestão e outros problemas relacionadas, como flatulências e cólicas. As capacidades pro-digestivas  também podem ser atribuídas ao seu conteúdo de fibra. A fibra ajuda na movimentação do alimento através do trato digestivo.

beneficios da salsa
beneficios da salsa

Além disso, a salsa também é conhecida por suportar a circulação. E a capacidade laxante da erva e propriedades diuréticas ajudam a digestão. O apiol, o óleo extraído de sementes, também foi constatado para ajudar na digestão.

10. Ajudar a regular os níveis de colesterol:

Um motivo pelo qual a salsa funciona de forma excelente na regulação dos níveis de colesterol é o seu teor de fibra. Estudos mostram que os extratos aquosos que ela possuem propriedades hipocolesterolêmicas, que podem ser atribuídas aos flavonoides contido na erva. No entanto, os flavonoides diminuem a biossíntese do colesterol e ajudam na diminuição dos níveis de colesterol no sangue como consequência.

11. Melhorar a saúde auditiva:

Além disso, a salsa é uma das ervas que pode ajudar na limpeza do fluido da orelha interna. Como movimenta a mucosa em todo o corpo, pode ajudar o fluido a ser eliminado para fora da orelha de forma mais eficaz. Portanto, beber suco crua pode oferecer esses efeitos benéficos. Mas consulte o seu médico primeiro, pois o suco pode causar dor de estômago em algumas pessoas.

12. Para tratar edema:

Sendo um diurético natural, a salsa esvazia o excesso de água do corpo. Também elimina o excesso de sal do corpo, o que, de outra forma, leva ao edema.Um estudo iraniano sugere que ela pode ajudar no tratamento dos distúrbios renais causados por um caso extremo de edema.

Também é importante falar com o seu médico sobre a retenção de líquidos, pois pode ser causada por diferentes problemas. no entanto, ela pode ajudar no alivio da retenção de sódio e água, mas tenha cuidado antes de tomar qualquer tipo de suplemento.

13. Melhorar a saúde renal:

Como a salsa é um diurético e ajuda na liberação dos líquidos do corpo, com certeza pode ter um efeito benéfico sobre os rins – pois também pode liberar germes durante o processo. Além disso, os dois ingredientes no óleo podem ser creditados pelas propriedades diuréticas da erva – apiol e myristicin.

A erva também pode ajudar na eliminação de cálculos renais e cálculos biliares no corpo. Portanto, tenha em mente que o uso excessivo de óleo pois pode colocar seus rins em risco.

14. Melhorar a saúde do fígado:

Além disso, a salsa pode exibir excelentes efeitos hepatoprotetores, especialmente em caso dos indivíduos diabéticos. Em um estudo turco, os ratos diabéticos tratados apresentaram níveis significativamente mais baixos de glicemia e aumento da saúde do fígado.

De acordo com outro relatório nutricional, a salsa ajuda na abertura das obstruções no fígado e no baço.

15. Tratar problemas menstruais:

Os dois óleos voláteis em salsa, apiol e myristicina, são responsáveis por seus efeitos de emmenagoga. Embora não haja evidências fortes que digam se ela pode estimular o fluxo menstrual, um estudo de um remédio russa contendo 85% de suco afirma que ela poderia ser usada para induzir o trabalho de parto.

No entanto, inúmeros herbalistas e praticantes de medicina alternativa usam ela para tratamento dos problemas menstruais.

16.  Tratar a cegueira noturna:

A cegueira noturna é causada por uma deficiência de vitamina A, e a salsa, sendo rica nesta vitamina, pode auxiliar no tratamento da doença. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Rochester, o retinol, que é um metabólito da vitamina A, combina com o opsin para formar a rodopsina. Opsin é um pigmento na retina do olho e a roodose é um químico envolvido na visão noturna.

17. Saúde bucal:

Embora seja necessária mais pesquisa, alguns estudos mostraram que a salsa pode reduzir o mau hálito através de um processo chamado desodorização enzimática. Além disso, um outro conjunto de estudos diz que ela pode ser uma cura temporária para o mau hálito, mas pode não oferecer uma solução permanente.

Mais interessante, o mau hálito também é causado por uma série de distúrbios intestinais. Algumas deles incluem doenças sistêmicas, como distúrbios gastrointestinais ou do trato respiratório e metabolismo microbiano da língua – e a salsa pode ajudar no tratamento de uma série desses problemas, melhorando indiretamente o mau hálito também.

18. Bom durante a gravidez:

Além disso, a salsa é uma boa fonte de ferro, um mineral importante durante a gravidez. A erva também pode aliviar a gravidez.

19. Melhora a cura das feridas:

A salsa contém betacaroteno, que é convertido em vitamina A para manutenção adequada e reparação da pele. Desta forma, ela melhora a elasticidade da pele, o que atrasa as rugas e acelera o processo de cicatrização de feridas.

20. Tratar olheiras:

Além disso, a salsa pode eliminar os círculos escuros sob o olho. Contém uma grande quantidade de vitamina C, clorofila e vitamina K, que ajudam no alivio da pele sob os olhos. Usar a salsa para esse remédio é bastante simples.

Basta espremer um punhado para liberar o suco. Misture com uma colher de chá de iogurte e aplique a mistura nas regiões sob seus olhos. Você pode mesmo embeber bolinhas de algodão no suco e mantê-los agindo nos olhos por 10 minutos. Faça isso duas vezes por semana para reduzir os círculos escuros sob olhos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

10 comentários

  • […] Anthriscus cerefolium, é uma espécie de planta pertencente à família Apiaceae. Aparentada com a salsa , esta planta é nativa do Cáucaso (região da Europa oriental e da Ásia ocidental, entre o mar […]

  • […] 1 colher de sopa de salsinha […]

  • […] officinale) é uma erva pertencente à família Apiaceae, também conhecida como a família da salsa ou da cenoura. A planta pode crescer à uma altura de até seis e meio metro e é nativa do sul da […]

  • […] 1 punhado de salsa; […]

  • […] colheres de sopa de salsa […]

  • […] o modo correto de preparar o chá de salsa e como e quando […]

  • […] Cebolinha ou salsa; […]

  • […] Endro e salsa […]

  • […] colheres de folhas de salsa bem […]

  • […] gramas de arroz integral(;) – 1/2 copo de cogumelos(;) – 2 dentes de alho(;) – Salsa picada(;) – Óleo de sésamo ou de soja(;) – Sal(;) – Molho de […]

Deixe um comentário