Alimentos Saudáveis

9 benefícios da raiz de bardana para saúde!

raiz de bardana

A raiz de bardana possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, ela pertence à mesma família de plantas bienais que o dente-de-leão. Além disso, esta planta bienal é nativa da Europa e do norte da Ásia, mas agora é encontrada e cultivada em todo o mundo. A bardana tem folhas grande na forma decoração e com tonalidade que vão desde avermelhadas e roxas.

As raiz de bardana possuem o exterior preto com um interior marrom ou verde. Ela contém vários minerais, incluindo magnésiopotássiofósforocálcioferro cobre. Além de conter vitamina C, B6 e folato.

raiz de bardana
raiz de bardana

Benefícios da raiz de bardana para saúde:

1. Purificação do sangue:

Além disso, a raiz de bardana tem sido tradicionalmente usada para purificar o sangue. Vários textos descrevem a bardana como uma “alternativa” e muitos acreditam que pode promover a limpeza das toxinas presente no sangue.

Ele também possui vários compostos ativos que podem desintoxicar o corpo e limpá-lo de metais pesados. Isso ajuda no melhoramento da saúde dos órgãos e aumenta a saúde do copro. Também é conhecido por promover uma melhor circulação do sangue na superfície da pele, tornando-se útil para a saúde da pele.

2. Sistema linfático:

Caso não esteja familiarizado com o sistema linfático do corpo, basicamente é seu “sistema de drenagem”. Além disso, compreende uma grande vasilha sanguínea e uma rede de linfonodos que transporta fluidos dos tecidos para o seu sangue, ou vice-versa.

Um sistema linfático forte e saudável é essencial para reduzir o risco de muitas doenças e complicações graves pois ela pode estimular a desintoxicação e uma drenagem linfática eficiente.

3. Saúde da pele:

A raiz de bardana contém muitos antioxidantes excelentes que podem ajudar no melhoramento da saúde da pele e combater os efeitos do envelhecimento precoce. Também promover a estimulação da circulação de sangue até a superfície da pele, resultando em uma melhor saúde da pele.

Considerado um desintoxicante natural, também pode limpar o corpo das toxinas nocivas que possam danificar a pele ou os produtos compostos por essa raiz também podem ser aplicados topicamente para combater com uma ampla quantidade de problemas irritantes da pele. Alguns como: psoríase, acne e eczema.

4. Eliminar líquidos e sódio do corpo:

Como sua prima, a raiz do dente-de-leão, a raiz de bardana também pode ser usado como um diurético natural. Os diuréticos são usados ​​para estimular os rins, permitindo que urine com mais frequência e em maior quantidade.

No entanto, ao consumir grande quantidades de diuréticos naturais, você poderá eliminar o excesso de líquidos e sódio do corpo.

5. Controlar o diabete:

A raiz de bardana também contém inulina, que é um tipo de fibra solúvel. Isso ajuda no melhoramento da saúde digestiva e também é conhecido por reduzir os níveis de açúcar no sangue. Além disso, na Europa, esta raiz é usada para reduzir o açúcar no sangue e é considerada uma erva adequada para os diabéticos.

Vários estudos realizados em animais revelaram que ela também pode ajudar no tratamento ou redução da gravidade de várias complicações diabéticas, incluindo retinopatia diabética.

6. Tratamento do câncer:

A raiz de bardana tem sido usada na Europa para tratar vários tumores. Existe algum acordo entre os especialistas em ervas pode impedir que células cancerosas se desenvolvam. No entanto, há pouco apoio clínico sobre isso.

No entanto, estudos em animais realizados tem se mostrado promissores. Eles descobriram que  ela pode ser eficaz contra certos tipos de câncer, incluindo as células do câncer de mama, pancreática e de cólon.

7. Tratar artrite:

A raiz de bardana tem excelentes propriedades anti-inflamatórias que podem aliviar as dores causadas por doenças inflamatórias, como reumatismo e artrite.

Além disso, um estudo analisou os efeitos da raiz em pacientes com osteoartrite do joelho. Os participantes do estudo consumiram 3 xícaras de chá de bardana durante 42 dias antes de serem avaliados. Os resultados confirmaram que o chá feito com a Raiz de Bardana poderia reduzir os marcadores inflamatórios em pessoas com osteoartrite.

8. Tratar dor de garganta

Além disso, ela também pode ajudar no alívio da dor de garganta e até mesmo auxiliar no tratamento da amigdalite dolorosa. A raiz de bardana é considerada um remédio natural para dor de garganta e amigdalite pois pode diminuir a inflamação e aumentar o processo de cicatrização de feridas na garganta. Também é útil para aliviar a tosse e outros problemas respiratórios.

9. Melhorar saúde do baço:

O baço é um órgão essencial para manter o corpo livre de infecções nocivas, causadas por bactérias, vírus e outros agentes patogênicos. Muitas pessoas sofrem de baço alargado, o que é um aviso de que o seu sistema imunológico não está conseguindo remover as ameaças.

No entanto, caso esteja experimentando um baço ampliado, a Raiz de Bardana pode lhe ajudar. Ele pode limpar o sangue e também proteger e limpar o baço. Como melhora a circulação, reduz a inflamação e purifica o sangue, o chá de raiz de bardana pode ter um efeito muito positivo no baço.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

2 comentários

  • […] parte que possui as propriedades mais importantes da Hortênsia são as raízes. Durante muitos anos, suas propriedades benéficas têm sido utilizadas no tratamento de doenças, […]

  • […] folhas e as raízes do Velame do Campo são usados no tratamento das seguintes doenças e complicações […]

Deixe um comentário