Os 15 Benefícios do Chá da Casca de Buriti Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 15 Benefícios do Chá da Casca de Buriti Para Saúde
4.7 (93.85%) 13 vote[s]

Benefícios do Chá da Casca de Buriti oferece os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o Buriti é uma palmeira presente no território brasileiro, principalmente na Floresta Amazônica e no Cerrado, e em toda a América do Sul. A palmeira fornece palmito, fécula e madeira. O óleo da fruta do Buriti é rico em caroteno e tem valor medicinal para a comunidade local, que o utiliza como vermífugo, energético natural e cicatrizante.

O óleo também é utilizado para amaciar e envernizar couros e dar cor e aroma a cosméticos como xampu, cremes e sabonetes. O Buriti é umas das principais fontes dessa vitamina encontrada na biodiversidade do Brasil e essa concentração garante uma ação antioxidante, auxiliando na prevenção do envelhecimento da pele, além de sua ação benéfica para a saúde da visão.

1. Buriti Para a Perda de Peso:

Não há dúvidas de que o consumo adequado de Buriti é de grande ajuda para a perda de peso. O principal fator nesse sentido são as funções do potássio presente no Buriti, como regulador dos níveis de açúcar.

2. Melhorar a Saúde Óssea:

O cálcio está envolvido no crescimento e na manutenção dos ossos. E juntamente com outros minerais essenciais, como a vitamina K e a vitamina D, que também são presente no Buriti, é necessário para manter a densidade mineral óssea e para evitar ossos e fraturas fracos e quebradiços.

3. Acabar com a Acne:

O Buriti ajuda a acabar com a acne, pois a vitamina A do Buriti ajuda a reduzir a produção de sebo em excesso, reduzindo assim o risco de acne. É também reforça os tecidos de barreira da pele, aumentando, assim, a saúde geral e a vitalidade da superfície da pele.

4. Atividades Física:

Como o Buriti pode favorecer as atividades físicas? Bom, primeiro é possível citar um ponto já mostrado na lista, que aborda o favorecimento do ganho de massa muscular e de sua resistência. Além disso, ele contribui para um bom controle hidro eletrolítico no corpo, reduzindo também a fadiga.

5. Evita Ocorrência de um AVC:

A ingestão da vitamina C ajuda na redução dos riscos de acidente vascular cerebral. A dieta com base em Buriti que é rico em vitamina C, faz com o nível de pressão arterial esteja sempre adequado.

6. Controlar a Pressão Arterial:

O sódio é um agente de risco para o aumento da pressão arterial e, felizmente, o Buriti equilibra o sódio no organismo e previne a pressão alta. Sendo assim, quando ingerido em quantidades adequadas, ele é um ótimo fator na hora de regular a pressão arterial.

7. Envelhecimento:

A vitamina A é famosa por suas propriedades de eliminação de rugas, que podem reduzir a mancha de idade e linhas finas. Ele pode retardar o processo de envelhecimento, melhorando a saúde geral da pele.

8. Transporte do Oxigênio:

Como explicado antes, o Buriti é rico em ferro que age como um transportador de oxigênio no nosso corpo e ajuda a transferência de oxigênio de uma célula do corpo para outro.

9. Saúde dos Homens:

Os homens devem receber o seu ferro a partir de fontes de alimento somente, e não a partir de suplemento de ferro. Isto é porque o corpo de um homem pode absorver o ferro de forma mais eficiente a partir de fontes naturais, como o Buriti.

10. Câncer de Cólon:

Os ácidos gordos de cadeia curta produzidos durante a fermentação da fibra, pelas bactérias intestinais, são uma grande fonte de energia para as células do cólon. Podendo inibir o crescimento e proliferação de células cancerígenas a nível do intestino.

Outros Benefícios do Buriti Para Saúde:

  • Combate ao câncer;
  • Doenças vasculares;
  • Evita degeneração macular;
  • Evita catarata;
  • Buriti Possuir um Poderoso antioxidante o carotenoides.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *