Alimentos Saudáveis

10 benefícios da raiz de lótus para saúde!

raiz de lotus

A raiz de lótus possui nutrientes essenciais para boa manutenção da saúde do corpo. Além disso, apesar de sua delicada reputação, as flores de lótus são uma planta perene e resistente, que floresce todos os anos. No entanto, as flores de lótus não são a única estrela do show. ela é considerada um lanche delicioso e nutritivo na culinária asiática e é uma poderosa erva.

O sabor da raiz de lótus é um pouco similar ao coco, mas tem uma textura semelhante às batatas. Geralmente, elas são descascadas e usadas como cobertura em saladas. Caso esteja procurando um remédio natural para a circulação do sangue ou simplesmente apreciá-lo por seu gosto, têm muito a oferecer.

raiz de lotus
raiz de lotus

Benefícios da raiz de lótus para saúde:

1. Aumentar a circulação sanguínea:

A raiz de lótus ajuda no melhoramento da circulação do fluxo sanguíneo, garantindo que todos os órgãos do corpo estejam devidamente oxigenados. Além disso, quando os órgãos recebem uma quantidade adequada de oxigênio, eles funcionam de forma mais suave e fazem um bom trabalho. Rico em cobre e ferro, ela também incentiva a produção de glóbulos vermelhos, evitando que surjam sintomas de anemia.

2. Regular a pressão sanguínea:

A raiz de lótus contém sódio e potássio. Quando esses dois elementos trabalham juntos, eles ajudam no mantimento dos níveis saudáveis de pressão arterial. Portanto, o potássio e o sódio têm uma espécie de efeito yin e yang: o potássio atinge um equilíbrio fluido no corpo, o que ajuda na minimização do efeito do sódio sobre a pressão arterial.

O sódio afeta a pressão sanguínea, restringindo os vasos sanguíneos, bloqueando o fluxo de sangue e, portanto, aumentando a pressão. O potássio ajuda no relaxamento dos vasos sanguíneos, assegurando que o sangue flua para o coração.

3. Saúde do coração:

Dado que a ela ajuda no aumento da circulação sanguínea e regulamento da pressão arterial, não devemos surpreender que ela pode ajudar no melhoramento da saúde cardiovascular. No entanto, a fibra presente na raiz de lótus também ajuda na redução dos níveis de colesterol LDL, que podem entupir as artérias e levar a problemas como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e doença cardíaca.

4. Melhorar a digestão:

A raiz de lótus é carregada com fibra dietética, o que ajuda no mantimento de movimento regulares. Consumir uma quantidade suficiente de fibra ajuda na adição do volume às fezes e incentiva os movimentos intestinais, ajudando na prevenção da constipação.

No entanto, ela adiciona massa a fezes também ajuda na prevenção do desenvolvimento da diarreia. A fibra também incentiva a liberação de sucos gástricos, ajudando na quebra dos alimentos e absolvição dos nutrientes.

raiz de lotus melhora a digestão
raiz de lotus melhora a digestão

5. Saúde mental:

A raiz de lótus contém a piridoxina derivada da vitamina B. A piridoxina é conhecida por aumentar a sensação de bem-estar e inspirar estabilidade mental. Além disso, a piridoxina trabalha diretamente nos receptores neurais que determinam o estado mental e humor. Esses receptores também influenciam os níveis de estresse e dores de cabeça.

6. Saúde dos olhos:

A raiz de lótus contém uma quantidade significativa de vitamina A, o que é importante para manter a visão, evitando a degeneração macular.

7. Promover a produção de colágeno:

A Raiz de Lótus é rica em vitamina C, o que incentiva o desenvolvimento de colágeno, essencial para o mantimento da estrutura da pele e prevenção do desenvolvimento de manchas da idade, manchas solares e linhas finas. O colágeno mantém a aparência da pele flexível, enquanto evita a queda e a tontura.

8. Fonte de vitamina C: 

Além disso, a raiz de lótus é fonte de vitamina C, fornecendo 73% do valor diário recomendado. A vitamina C é um elemento vital de uma dieta saudável pois ajuda no apoio da saúde e muitas funções do corpo. Conseguir uma quantidade suficiente de vitamina C aumenta o sistema imunológico do seu corpo, protegendo-o contra infecções virais e os efeitos dos radicais livres.

vitamina C é essencial para a saúde do coração, diminuindo o colesterol LDL e os triglicerídeos. A vitamina C incentiva a regeneração e reparação de tecidos, ajudando o corpo na cura de feridas e a uma aparência suave e saudável.

Esta vitamina  desempenha um papel importante no desenvolvimento do colágeno, uma proteína estrutural no organismo que ajuda na construção e mantimento da ossos, vasos sanguíneos e órgãos.

9. Possui vitaminas B:

No entanto, ela contém vitaminas B essenciais, como riboflavinaniacina, piridoxina, folato, tiamina e ácido pantotênico. Cada vitamina B desempenha um papel importante na saúde. Além disso, a riboflavina é um elemento importante para a dieta, pois gera energia e hemácias saudáveis. A niacina é necessária para ajudar na redução do colesterol.

A piridoxina é importante para o funcionamento dos sistemas nervoso, digestivo e cardiovascular. Alguns estudos indicam que o folato é importante para o desenvolvimento fetal e a manutenção da saúde cardíaca. A tiamina é importante para a saúde dos olhos, do aparelho digestivo, do coração e dos nervos.

E o ácido pantotênico aumenta os níveis de hemoglobina, aumenta o sistema imunológico e ajuda no mantimento da saúde da pele e dos cabelos.

10. Rica em minerais:

 raiz de lótus é uma boa fonte de minerais, com uma quantidade significativo de cobre. O cobre permite o metabolismo e ajuda no mantimento dos vasos sanguíneos fortes, flexíveis e saudáveis. O ferro é fundamental para produção de glóbulos vermelhos.

magnésio, outro benefício nutricional do consumo de raiz de lótus, ajuda na redução da ansiedade, previne dores de cabeça causada pela enxaqueca e aumenta a energia. Ela também contém uma boa quantidade de cálcio, cujo é essencial para a manutenção de ossos fortes e dentes saudáveis.

Além disso, devido ao seu rico conteúdo nutricional é promissor. Desde o melhoramento do fluxo sanguíneo até o mantimento do peso, a raiz de lótus pode beneficiar sua saúde de várias maneiras.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário