Os 20 Alimentos Ricos em Vitamina B9

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Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 20 Alimentos Ricos em Vitamina B9
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Os Alimentos Ricos em Vitamina B9 que poucos conhecem. Além disso, a Vitamina B9 ou ácido fólico pertence à família de vitaminas solúveis em água. É essencial incluir os Alimentos Ricos em Vitamina B9 em seu plano de dieta de rotina.

A necessidade diária do corpo humano utiliza uma parte da Vitamina B9 armazenada e o valor excedente é lançado para fora do corpo através da excreção.

Os Alimentos Ricos em Vitamina B9 executam algumas das funções mais vitais do corpo, dentre as ações da Vitamina B9, destacam-se a sua atuação em algumas funções vitais, como formação de glóbulos vermelhos e produção de energia.

Há uma série de razões pelas quais sabe-se que é importante ingerir quantidades adequadas de Alimentos Ricos em Vitamina B9. Talvez a mais importante delas seja o crescimento celular e a regeneração. Alguns estudos recentes sobre as contribuições da Vitamina B9 para o organismo e o que sua carência pode gerar identificaram que a falta de Vitamina B9 está relacionada a doenças mentais como a depressão. Conheça agora, Os 20 Alimentos Ricos em Vitamina B9:

1. Beterraba:

Não sendo um legume verde, a beterraba é aliado no momento de garantir a ingestão de Vitamina B9.

Este legume trata-se de um dos excelente Alimentos Ricos em Vitamina B9, garantindo ainda a regulação e desintoxicação do organismo, ao mesmo tempo que evita a anemia gestacional (devido à presença de ferro).

2. Carne:

Essenciais na alimentação da gestante, as carnes vermelhas são uma excelente fonte de proteínas e também da famosa Vitamina B9. A par com estas, o fígado de frango (ou peru) é também indicado por ser um dos Alimentos Ricos em Vitamina B9.

O consumo das carnes deve ser sempre feito com o cuidado de garantir a sua boa cozedura já que, quando mal cozinhadas, as carnes podem levar à toxoplasmose.

3. Sementes e Nozes:

Não importa se é de abóbora, gergelim, girassol ou sementes de linhaça, consumir sementes cruas, germinadas ou salpicadas sobre uma salada irá adicionar uma porção saudável de Vitamina B9 à sua dieta alimentar.

4. Soja:

Sendo um dos Alimentos Ricos em Vitamina B9, a soja apresenta-se como outra opção saudável para a gestante.

Além disso, a soja é ainda rica em cálcio e potássio e promove a saúde ao nível celular e cardíaco.

5. Cacau:

Isso poderá ser uma surpresa mas é verdade, na composição do cacau irá encontrar, também, a Vitamina B9.

Claro que isto não é desculpa para se alimentar de forma incorreta, atacando em demasia os chocolates. Em todo o caso, o consumo de um ou dois pedacinhos de chocolate, principalmente se tiver um índice de cacau elevado, será uma boa fonte de Alimentos Ricos em Vitamina B9.

6. Frutos Cítricos:

Os citrinos são um tipo de fruta muito importantes. Laranjas, limões, irão mostrar-se como fortes aliados entre os Alimentos Ricos em Vitamina B9.

Uma só laranja terá cerca de 50 mcg de Vitamina B9, o que corresponde a cerca de 1/5 da dose recomendada diariamente.

7. Milho:

O milho é um alimento constantemente consumido pelos brasileiros, seja na inseparável pipoca no cinema ou na preparação de diferentes pratos.

O milho é um ingrediente que dificilmente falta na dispensa de algum brasileiros e ele é realmente excelente para ser consumido com frequência.

Ele contém uma abundância de Vitamina B9.

8. Grãos:

A versatilidade de alimentos como o feijão, o feijão-frade, as lentilhas ou o grão-de-bico aliam-se, pois, às suas caraterísticas enquanto Alimentos Ricos em Vitamina B9, para garantir a nutrição da gestante, sempre com pratos variados e inovadores.

9. Aspargos:

Os aspargos são Alimentos Ricos em Vitamina B9 e constantemente utilizados na gastronomia contemporânea, por ser um ingrediente versátil e rico em sabor. O aspargo é talvez um dos alimentos mais ricos em nutrientes dentre todos os alimentos do reino vegetal.

10. Brócolis:

Além de ser um excelente alimento para a desintoxicação e para livrar impurezas, o brócolis é também rico em fibras e excelente fonte de Vitamina B9. Essa crucífera tem um sabor delicioso e pode ser consumido de maneira muito simples, crua e temperada ou cozida no vapor até ficar ao ponto al dente.

11. Abacate:

A fruta mais amada da culinária mexicana, graças à famosa guacamole, é um alimento e tanto quando o assunto é quantidade de Vitamina B9.

O abacate tem 90 mcg de folato por xícara, o que responde por 22% das suas necessidades diárias. Além de ser um dos melhores Alimentos Ricos em Vitamina B9, é também uma excelente fonte de ácidos graxos, vitamina K e fibras alimentares.

12. Quiabo:

O quiabo é um dos Alimentos Ricos em Vitamina B9. Ele tem a capacidade distinta de oferecer simultaneamente vitaminas e minerais, além de limpar todo o trato digestivo do acúmulo tóxico.

Quando se trata de folato, quiabo também se destaca como uma grande fonte.

13. Abóbora:

Não há como negar os benefícios nutricionais da abóbora, porém, apesar de seu alto valor nutricional, não é um alimento constantemente ingerido no dia a dia.

Porém, a abóbora ou a abobrinha, quando bem preparadas, podem trazer muito mais sabor às suas receitas, além de serem Alimentos Ricos em Vitamina B9 para o seu organismo.

14. Couve de Bruxelas:

Não há como negar que a Couve de Bruxelas é um dos melhores Alimentos Ricos em Vitamina B9. Ingerir uma xícara de couves de Bruxelas cozidas pode fornecer cerca de 25% da sua quantidade diária recomendada.

15. Couve-flor:

Este vegetal crucífero é normalmente considerado como um dos melhores alimentos com vitamina C, mas também é uma grande fonte de Vitamina B9.

Outros Alimentos Ricos em Vitamina B9:

  • Aipo;
  • Cenoura;
  • Toranja;
  • Morango;
  • Mamão;
  • Framboesa.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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