Os 15 Alimentos Ricos em Vitamina K

Tudo que Você Precisa Saber Sobre Os 15 Alimentos Ricos em Vitamina K

Revisado por

Biomédico pela UFRGS

Especialista do Cura Natural

Alimentos Ricos em Vitamina K que você deve saber. Além disso, as vitaminas são uma parte importante da nossa nutrição diária. Mas quando se trata de Vitamina K, a maioria de nós desconhecemos sua importância e o papel desempenhado em nossa saúde.

A Vitamina K é basicamente uma vitamina solúvel em gordura na qual o “K” é retirado da palavra alemã “Koagulation” (Coagulação) que se refere ao processo de coagulação do sangue. Assim, a Vitamina K é necessária para modificação da proteína e coagulação do sangue. A Vitamina K está disponível em duas formas naturais, vitamina K1 e vitamina K2.

A vitamina K1, também conhecida como filoquinona, é a forma predominante de vitamina na dieta sendo sintetizada pelas plantas. A vitamina K2, também conhecida como menaquinonas, é formada com repetição de 5 unidades de carbono na cadeia lateral de uma molécula. Então, confira os Alimentos Ricos em Vitamina K.

Ervas Secas e Frescas:

As ervas são conhecidas por suas propriedades medicinais, pois são embaladas com nutrientes, incluindo a Vitamina K. O manjericão seco, o tomilho seco e a sálvia seca são as melhores neste aspecto, fornecendo 51 μg ou 64% da quantidade diária recomendada em uma porção de uma colher de sopa.

Vegetais de Folhas Verdes Escuras:

Os vegetais de folhas verdes escuras são excepcionalmente ricos em Vitamina K, bem como em cálcio. O couve é a fonte mais rica, fornecendo um enorme fluxo de 882 μg, ou 1103% em uma dose de 100 gramas. Os sais de dente-de-leão vêm em segundo lugar sendo que 100 gramas servem 535% de Vitamina K.

Couve de Bruxelas:

Este delicioso vegetal está cheio de nutrientes e a Vitamina K não é exceção. Uma única couve de Bruxelas fornece 33,6 μg ou 42% de Vitamina K, enquanto uma dose de 100 gramas fornece uma vitamina de 194 μg ou 242% dessa vitamina. Ela também possui altos níveis de selênio, o que pode reduzir o risco de certos tipos de câncer.

Brócolis:

Este vegetal verde da família de repolho é um dos alimentos densos e nutritivos mais conhecidos até agora. Também é baixo em calorias. Sua rica variedade de nutrientes inclui Vitamina K também. Fornece 141 μg ou 176% da quantidade diária de Vitamina K em uma dose de 100 gramas e 52 μg ou 65% de Vitamina K em uma única peça.

Cebolas:

As cebolas também são uma boa fonte de Vitamina K, fornecendo 207 μg ou 259% de Vitamina K em uma dose de 100 gramas. Eles também são abundantes em vitaminas do complexo B, como piridoxina, ácido fólico, riboflavina, niacina e tiamina, bem como minerais como manganês, cálcio, cobre e ferro.

Repolho:

Este vegetal frondoso é incrivelmente nutritivo e é uma fonte muito boa de Vitamina K. Ele fornece 76 μg ou 95% de Vitamina K em uma dose de 100 gramas. É também uma boa fonte de outras vitaminas, como vitamina C, vitamina B1, vitamina B5 e vitamina B6. Você pode consumir repolho cru em saladas.

Aspargos:

Sendo embalado com nutrientes, este vegetal é conhecido por sua idade e propriedades de combate à doença. A melhor maneira de colher seus benefícios é comê-la cozinhada. Uma dose de 100 gramas de aspargo contém 80 μg, equivalente a 100% da quantidade diária recomendada desta vitamina.

Pó de Paprika e Caiena:

O pó de pimenta é comumente usados na Índia para saborear ensopados, sopas e outras receitas. Mas poucos de nós sabemos que é uma boa fonte de Vitamina K, fornecendo 106 μg ou 132% da quantidade diária recomendada desta vitamina em uma dose de 100 gramas.

Ameixas:

Carregado de nutrientes como fibra, ferro e zinco, as ameixa são consideradas ótimas para sua saúde. São também boas fontes de Vitamina K com 100 gramas servindo 60 μg ou 74% da quantidade diária recomendada desta vitamina e 6 μg ou 7% em uma única ameixa. Estes podem servir como lanches saudáveis para satisfazer a sua exigência de Vitamina K e outros nutrientes também.

Pepino em Conserva: 

Caso goste de picles, você tem mais motivos para consumir pepino em vinagre. No entanto, o fato é que o pepino em conserva uma fonte surpreendente de Vitamina K. Uma dose de 100 gramas de pepino em conserva fornece 77 μg ou 96% quantidade diária recomendada de Vitamina K. Para melhores resultados e para conseguir uma abundante quantidade de Vitamina K, é aconselhável consumir uma variedade com baixa quantidade de sódio.

Cenouras:

As cenouras se enquadram na categoria de melhores alimentos saudáveis. Sendo ricos em betacaroteno antioxidante, eles são ótimos para seus olhos. Eles são uma boa fonte de Vitamina K. Uma única cenoura de tamanho médio contém 8 μg ou 10% de DV de Vitamina K. As cenouras também são ricas em vitamina A e vitamina C, cálcio e ferro. Sendo ricos em antioxidantes, eles oferecem proteção contra câncer e doenças cardiovasculares.

Tomates Secos:

Os tomates secos ao sol referem-se a tomates maduros que perdem a maior parte do teor de água em virtude de serem secos ao sol durante muito tempo. Estes tomates são uma rica fonte de Vitamina K com 100 gramas que servem de 43 μg, ou 54% da quantidade diária recomenda. Você pode usar esses tomates em várias receitas para dar sabor bem como aumentar seus níveis de Vitamina K.

Aipo:

O aipo é conhecido por sua rica variedade de antioxidantes, vitaminas e minerais. Também é uma boa fonte de Vitamina K com 100 gramas servindo 29 μg, ou 37% da quantidade diária recomendada desta vitamina. Também é rico em folato, potássio, vitamina A e vitamina C.

Óleo de Soja:

A soja é conhecida por seu alto teor de proteína. O óleo de soja também é uma fonte surpreendente de Vitamina K com 100 gramas servindo fornecendo 184 μg, ou 230% da quantidade diária recomendada de Vitamina K.

Cravos-da-Índia:

Os cravos-da-índia são usados em receitas doces e salgados. Os cravos são uma excelente fonte de Vitamina K com uma colher de sopa de 7 gramas, fornecendo 9,9 μg ou 12% da quantidade recomendada diária desta vitamina.

Você precisa adicionar a Vitamina K em sua dieta para excluir os problemas de saúde associados à sua deficiência. Além disso, não use suplementos de Vitamina K, a menos que seu médico prescreva. Tente incluir todos esses alimentos regularmente em sua dieta para aproveitar ao máximo seus benefícios para saúde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Kaio Rodrigues

Sou Biomédico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tendo formação técnico-científica, com conhecimento do organismo humano tanto nos seus aspectos estruturais (células, tecidos e órgãos), quanto funcionais.

O campo de atuação do biomédico engloba toda a interface entre a biologia e a medicina clínica propriamente dita. Está apto a auxiliar no diagnóstico e avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes etiológicos e os vetores e também exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *