Selênio – O Que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!

Selênio – o que é, Benefícios e Deficiência, Veja essa Analise completa sobre tudo do Selênio!

Revisado por

Dr. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Cura Natural

Selênio – O Que é, Fontes, Benefícios e Deficiência que muitos desconhecem. Além disso, o selênio é um mineral essencial que tem uma grande variedade de benefícios para a saúde, incluindo a sua capacidade de proteger contra certas doenças do coração, aumentar a resistência do sistema imunológico, maximizar a função da tireoide , reduzir a inflamação, prevenir o câncer, reduzir os sinais de envelhecimento prematuro, proteger contra anticorpos, aumentar saúde dos cabelos e equilibrar seus hormônios.

O Que é o Selênio:

O selênio é um produto químico orgânico que é derivado principalmente a partir de materiais do solo, água e plantas. Obviamente, os seres humanos adquirem, principalmente, através de várias fontes de plantas. É considerado um não-metal.

Embora seja tóxico em grandes quantidades, é necessário para certas funções celulares de animais e pessoas. Portanto, incluindo o material vegetal rico em selênio em sua dieta é muito importante para manter a saúde e bem-estar.

Na verdade, foi descoberta acidentalmente no início do século 19, como um precipitado desprendido no processo de câmara de chumbo que foi necessária para produzir ácido sulfúrico. Ele foi originalmente pensado para ser tóxicos e foi eliminado, mas quando foi queimado, exalava um odor diferente, semelhante ao odor pungente de rábano.

Eventualmente, ele foi reconhecido como um elemento independente, embora seja muito raro e difícil de encontrar em grandes quantidades.

Inicialmente pensado para ser altamente perigoso para os seres humanos, uma vez que os trabalhadores em fábricas expostas a ele muitas vezes ficou doente. Mais tarde, ele foi visto como um nutriente essencial em animais e, posteriormente, os seres humanos.

Veja Mais em: Os 10 Benefícios do Selênio Para Saúde!

Fontes de Selênio:

Algumas das melhores fontes de ingestão de selênio para os seres humanos são, principalmente, plantas e animais, incluindo cereais, nozes, cogumelos, carne, peixe e ovos. Também é encontrado em quantidades significativas nos rins dos animais, atum, caranguejos e lagostas.

A castanha do Brasil é a fonte mais rica que tem sido descoberto até agora, principalmente porque ela não requer selénio para a sua própria função, mas armazena grandes quantidades que podem ser absorvidos e utilizados por aqueles que comem.

Os benefícios do selênio para saúde estão ainda a ser estudada extensivamente, mas certas vantagens muito importantes já são bem conhecidos, e são explicadas em maior detalhe abaixo, por isso, confira os Benefícios do selênio para saúde:

1. Selênio Previne do Câncer:

Como mencionado acima, o selénio foi encontrado para ser uma parte essencial de um número de processos celulares, e isto inclui a resposta do corpo a atividade cancerosa.

O câncer é uma das doenças mais mortais do planeta e permanece sem cura, por isso, todas as medidas preventivas que podem ser tomadas são sempre importantes.

Estudos têm demonstrado que uma ingestão normal de selênio pode resultar numa diminuição grave da formação de células cancerosas, em especial no que diz respeito ao cêncer da próstata, colorretal e do pulmão.

2. Selênio Estimula o Sistema Imunitário:

Estudos têm mostrado que o selênio é importante na estimulação de anticorpos, que são elementos do sistema imunitário que podem ver e destruir corpos estranhos virais, bacterianas, fúngicas e protozoários que podem resultar em doenças e infecções.

O selênio ajuda a estimular esses anticorpos, particularmente depois de receber uma vacina para uma dessas doenças, tornando seu corpo resistente e experientes no combate.

3. Benefício do Selênio Para Reduzir Inflamações:

Além de impulsionar o sistema imunológico, o selênio também protege seu corpo de desgaste e da sensação de sentir-se mais velho do que realmente é.

O selênio tem sido mostrado como um redutor oxidativo que muitas vezes ocorre em torno de articulações e ossos, manifestando-se como inflamação e várias condições inflamatórias, como a artrite reumatoide, gota, lúpus , eczema e fraqueza.

Ao reduzir a inflamação nessas dobradiças vitais do seu corpo, você pode permanecer ativo, saudável e por muitos anos livre de dor.

4. Selênio Trata Complicações na tiroide:

Quando se trata de o sistema endócrino e a regulação dos hormônios no corpo, a glândula tireoide é um dos mais significativa e impactante. A pesquisa mostrou que o selênio é um componente essencial das funções da glândula tiroide, além de ajudar a regular a quantidade de hormona da tiróide que é produzido dentro do corpo.

O hormônio T3 é um dos produtos mais importantes da glândula tireoide e controla a taxa metabólica geral do seu corpo. Sem selénio, a hormona de T3 não pode ser produzido, o que pode ser catastrófico para uma ampla variedade de sistemas do seu corpo.

5. Benefício do Selênio Para Combater o Envelhecimento Precoce:

Embora mencionamos que os radicais livres se referem ao crescimento canceroso no corpo, eles podem, na verdade, afetar todo o corpo em um número de maneiras terríveis.

Os radicais livres podem enfraquecer ou matar as células em cada sistema do órgão, de modo que o potencial antioxidante do selênio é vital para proteger a saúde em muito mais maneiras do que a prevenção do câncer.

Os radicais livres podem resultar em doenças do coração, problemas nos rins, problemas digestivos, síndrome metabólica, desequilíbrio hormonal e envelhecimento prematuro. O selênio atua como um antioxidante e estimula a criação de mais antioxidantes!

6. Selênio Para Combater Doença de Kashin-Beck:

Existe uma condição cardíaca particular, chamada doença de Kashin-Beck , que afeta uma ampla faixa da população em países que têm baixo teor de selênio. Isto é talvez o mais grave efeito perceptível de uma deficiência de selénio.

Ela é caracterizada pela morte de células de cartilagem e um retardamento de crescimento, muitas vezes, resultando em osteoartrite em idade jovem.

Os sintomas incluem dor nas articulações, rigidez, falta de flexibilidade e baixa amplitude de movimento, basicamente, minando aqueles com casos graves.A deficiência de selênio não é a única causa de Kashin-Beck, mas é certamente uma das principais causas.

7. Selênio Ajuda na Saúde do Coração:

O selêncio funciona como um anticoagulante, o que reduz as possibilidades de formação de coágulos sanguíneos e que também é indicada para reduzir a quantidade de colesterol LDL que se acumula em placas nas artérias e vasos sanguíneos.

Essa placa pode levar a aterosclerose, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais. Por isso, o selênio é um impulsionador poderoso para a sua saúde global do coração por um número de razões.

8. Benefício do Selênio Para Saúde do Cabelo:

Embora a investigação ainda esteja em curso sobre esta condição, acredita-se que um bom teor de selênio pode reduzir a perda de cabelo e do couro cabeludo seco excessivo que resulta em caspa.

9. Benefício do Selênio no Combate a Cataratas:

A catarata contém apenas uma sexta parte do selênio que existe em um cristalino normal. O cristalino saudável precisa de números adequados de três enzimas antioxidantes: superóxido dismutase, catalase e glutationa peroxidase.

A glutationa peroxidase do olho humano depende do selênio, o que sugere que uma deficiência de selênio acelera a progressão da catarata.

10. Selênio no Tratamento da Periodontite:

O selênio parece acelerar a cura do frágil tecido gengival com uma ação oposta aos radicais livres, que são extremamente prejudiciais.

11. Benefício do Selênio Para Trata Artrite Reumatoide:

O selênio pode ser útil no tratamento de várias doenças autoimunes, especialmente o lúpus e a artrite reumatoide. Verificou-se que os pacientes que apresentavam artrite reumatoide tinham baixos níveis de selênio.

12. Benefício do Selênio Para Saúde do Fígado:

O selênio melhora o trabalho do fígado na eliminação de toxinas. Ajuda inclusive a eliminar metais pesados como mercúrio e cádmio que estão relacionados a doenças neurodegenerativas como Alzheimer.

13. Selênio Ajuda no Ganho de Massa Muscular:

Como já dito, o selênio tem muito antioxidante, e isso ajuda nos radicais livres, o que são liberados após os treinos musculares e a resistência.Os músculos são beneficiados pelo selênio e quando ingerido, após o treino, a recuperação torna-se mais rápida.

Para Saber Mais Benefícios do Selênio Para Saúde confira este vídeo abaixo:

14. Benefício do Selênio na Perda de Peso:

O emagrecimento vária do hormônio, isso acontece devido a glândula da tireoide, se a glândula tiver um bom funcionamento, o metabolismo funciona com mais rapidez. Até sem fazer exercícios e de repouso, o corpo queima calorias.

15. Beneficio do Selênio Para Tratar Declínio Cognitivo:

A atividade antioxidante do selênio pode ajudar a reduzir o risco de declínio cognitivo ou mental, à medida que as pessoas envelhecem.

A evidência dos estudos é mista, no entanto, e os suplementos de selênio ainda não são prescritos para pessoas em risco de doenças como a doença de Alzheimer, embora possa ter um papel na prevenção que ainda está sob investigação 

Deficiência do Selênio:

As causas mais comuns para a falta de selênio são as funções intestinais comprometidas,recente realização de cirurgias gastrointestinais,desordens intestinais e idade avançada.

Além disso, uma causa considerada principal é a dependência de alimentos cultivados em solo sem selênio suficiente. Isso acontece porque alimentos vegetais são as principais fontes de selênio na maioria dos países de todo o mundo.

Em solos como China e Rússia, que possuem quantidades baixas de selênio, há relatos frequentes de pessoas com carência do mineral, pois a maioria dos alimentos nessas áreas é cultivada e consumida localmente.

As áreas com mais índice de pessoas com carência de selênio são China, Coreia do Norte e leste da Sibéria.

 

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

10 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

  4. Pingback:

  5. Pingback:

  6. Pingback:

  7. Pingback:

  8. Pingback:

  9. Pingback:

  10. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *