Sódio – O Que é, Benefícios e Deficiência!

Revisado por

Formado em Clínico Geral pela USP!

Especialista do Cura Natural

Sódio – O Que é, Benefícios e Deficiência!
4.8 (95.89%) 112 votes

Sódio o Que é, Benefícios e Deficiência que muitas pessoas ainda desconhecem. Além disso o Sódio é um elemento de origem mineral que unido a um outro elemento, o cloro, forma o cloreto de sódio, ou sal, como o conhecemos de forma comum.

Outros sais minerais, como o iodeto de sódio ou nitrato de sódio, são também formatos pelo elemento principal. Este mineral pode advir de três origens diferentes, existindo em quase todos os alimentos, formando diversos sais.

Embora, se utilize as palavras sódio e sal como sinônimos, elas não significam a mesma coisa, pois o sal é composto pelos minerais sódio e cloreto, sendo que, diariamente, só se deve consumir até 5g de sal, que é o mesmo que 2000 mg de sódio, correspondendo a 1 colher de chá cheia.

Os alimentos de origem vegetal são todos muito pobres em sódio, sendo praticamente inexistente nas frutas e muito escasso em cereais e leguminosas, contudo, os alimentos de origem vegetal que apresentam uma maior concentração são as algas, AipoEspinafre e hortaliças. Já nos alimentos de origem animal, é bastante abundante, tal como no leite, carne, Ovos e peixe.

Função do Sódio:

Equilibra os líquidos corporais, juntamente com o potássio e cloreto, manutenção do equilíbrio ácido básico, excitabilidade de músculos e controla a pressão osmótica.

Cerca de 35% a 40% do total de sódio do organismo está no esqueleto. A principal função do sódio é regular a quantidade de líquido extracelular, bem como o volume de plasma sanguíneo. Também auxilia na condução de impulsos nervosos e no controle da contração muscular.

O sódio é importante para a manutenção da saúde e tem como principais funções:

  • Garantir equilibrado o pH do sangue;
  • Favorecer os impulsos nervosos e a contração dos músculos;
  • Melhorar a qualidade os impulsos elétricos do coração;
  • Equilibrar a quantidade de água no corpo;
  • Favorecer o funcionamento dos rins.
  • O potássio também é importante para a saúde e o equilíbrio entre o sódio e o potássio no sangue é fundamental para que o corpo funcione corretamente.

Veja também: Os 5 Benefícios do Bicarbonato de Sodio Para Pele…

Alimentos Ricos em Sódio:

Os principais alimentos ricos em sal são os alimentos industrializados e, incluem:

  • Carnes processadas, como presunto, mortadela, bacon, paio, salsinha;
  • Defumados e peixe enlatado como sardinha ou atum;
  • Queijos como parmesão, roquefort, camembert, cheddar cremoso;
  • Temperos prontos como arisco, sazón, aji-no-moto, catchup, mostarda, maionese;
  • Sopas, caldos e refeições já preparadas;
  • Vegetais enlatados como palmito, ervilha, milho, picles, cogumelos e azeitonas;
  • Bolachas e bolos processados, incluindo as bolachas de água sal;
  • Fast-food, como pizzas ou batatas fritas;
  • Salgadinhos industrializados e de lanchonete como chips, amendoins, quibe, pastel, quibe, coxinha;
  • Manteigas e margarinas.

Fonte Natural de Sódio:

Os principais alimentos naturais ricos em sódio são os alimentos de origem animal como carne, peixe, ovos ou leite que devem ser a principal fonte e, por isso, devem ser consumidos diariamente, já que contribuem para o bom funcionamento cardíaco e muscular.

  • Alga Kombu,
  • Caranguejo,
  • Mexilhão,
  • Pescadinha,
  • Farinha de soja,
  • Salmão,
  • Tilápia,
  • Arroz,
  • Café em grão,
  • Chá preto em folhas,
  • Ovas.

O sódio é um mineral importante para o bom funcionamento do organismo, pois ajuda a manter a saúde do coração e dos músculos. No entanto, o excesso de Sódio encontrado nos alimentos industrializados, como os salgadinhos, molhos prontos e fast food, é prejudicial à saúde, podendo levar a complicações como hipertensão, sobrecarga dos rins, desenvolvimento de acidente vascular cerebral (AVC), infarto e aneurisma.

Também pode causar retenção de líquidos e consequente sensação de inchaço. Para evitar problemas, é necessário estar atento à ingestão de alimentos ricos no mineral. Então, confira agora Os 10 Benefícios do Sódio Para Saúde:

Regula os Fluidos do Corpo Humano:

Sendo um dos minerais que ajuda a regular os níveis de fluido do corpo humano. O sódio e balanço hídrico estão intimamente ligados. Os canais de sódio são o que bombear a água para dentro da célula e regula a quantidade de fluido extracelular no corpo.

Veja Também no vídeo abaixo sobre o Bicarbonato de sódio:

Previne a Insolação:

Ela é causada devido a falha do sistema de regulação de calor no organismo humano. Esta forma de exaustão de calor é causada devido a exposição contínua a temperaturas muito altas. Esta exposição faz com que o corpo perca sua capacidade de manter a temperatura normal.

Esta condição é ainda mais agravada devido à perda de sal e água do corpo. Assim, desempenha um papel fundamental na prevenção de acidente vascular cerebral ou exaustão de calor, substituindo a perda de eletrólitos essenciais.

Além de água, a ingestão de líquidos contendo sal e açúcar é favorável contra a insolação. O sal pode também ser misturado com o suco de frutas para proporcionar alívio. Os níveis de sódio e equilíbrio de fluidos são muito importantes para atletas de resistência, bem como aqueles que vivem estilos de vida extremamente ativa.

Melhora as Funções Cérebrais:

O cérebro é muito sensível a alterações nos níveis do corpo. Por isso, a deficiência, muitas vezes, se manifesta como confusão e letargia. Manténdo a mente afiada e é um elemento importante para o desenvolvimento do cérebro, uma vez que funciona para melhorar as funções cerebrais.

Previne Câimbras Musculares:

Estes são causados principalmente durante os meses quentes de verão devido ao desequilíbrio eletrolítico e desidratação. Além de hidratar adequadamente o corpo, também é importante para completar o corpo da pessoa com sucos ricos em sódio e fluidos para restaurar a quantidade de eletrólitos.

Previne do Envelhecimento Precoce:

O sódio é um produto hidratante importante contido em muitos cremes antienvelhecimento. Ele defende contra os radicais livres que aceleram o processo de envelhecimento. Além disso, ajuda a restaurar as características jovem e saudável da pele.

Ajuda a Elimina Excesso de Dióxido de Carbono:

Desempenha um papel importante na remoção de qualquer excesso de dióxido de carbono que se acumulou no corpo.

Regula a Absorção de Glicose:

Ajuda a facilitar a absorção de glucose pelas células, o que resulta no suave transporte de nutrientes nas membranas das células do corpo.

Regulamento de Fluidos:

Um dos benefícios para a saúde mais notáveis é a sua capacidade para equilibrar a pressão osmótica no corpo humano devido à regulação de fluido nas células do corpo.

Para o Balanço de Íons:

As ações de sódio se associam com cloretos e bicarbonatos na manutenção de um equilíbrio entre os dois tipos de íons, os dois íons carregados positivamente e aqueles com carga negativa. Os íons são importantes para manter o equilíbrio nos processos de difusão nas células humanas e manter a neutralidade de carga na célula, visto que toda proteína e carregada.

Saúde do Coração:

Ajuda a manter as contrações normais do coração. Ela desempenha um papel essencial na manutenção da pressão sanguínea do corpo humano. Mas um aumento excessivo do teor de sódio pode aumentar dramaticamente a pressão arterial e resultar em complicações graves para a saúde.

Veja Também: As 3 Frutas que Protegem a Saúde do Coração…

Deficiência de Sódio no Organismo:

Apesar de muito se falar nos malefícios que o consumo excessivo pode causar para o organismo, a verdade é que ele tem um papel importante em diversas funções do organismo e é essencial para uma boa saúde.

É ele que mantém o volume de líquidos no corpo, evitando a desidratação, por exemplo. O mineral também participa de funções básicas no corpo, como contração muscular, impulsos nervosos e ritmo cardíaco, permitindo assim o bom funcionamento do cérebro e o controle das funções vitais do organismo. Tais como câimbras, desidratação, tonturas e hipotensão arterial.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Osmar da Costa Junior

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012, com especialização em Clínico Geral. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista.

Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Cura Natural" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.