Nutrientes

Cromo – O que é, fontes, benefícios e deficiência!

quais os benefícios do cromo?

O cromo é um mineral que acelera queima de gordura e suprime o apetite, que é a principal razão pela qual suas pílulas de emagrecimento são populares. Além disso, o cromo também é conhecido como crômio, e é um mineral essencial para a funcionalidade do corpo humano.

o que é o cromo?
o que é o cromo?

O que é o cromo?

O cromo é um dos minerais que precisamos consumir diariamente através dos alimentos para garantir o bom funcionamento do organismo. Assim como o zinco e o selênio, ele é conseguido por meio da alimentação, e quando consumido nas doses diárias recomendadas ajudam o organismo a prevenir e combater diversos tipos de males e doenças.

Como principal função, esse mineral ajuda a potencializar a função da insulina, que é responsável pela distribuição do açúcar no corpo sempre que comemos. Estudos demonstraram que o ele também age ajudando a diminuir o colesterol, e a evitar doenças do coração.

Fontes de cromo:

Esse mineral está presente em muitos alimentos naturais. Veja abaixo alguns deles:

  1. Carnes;
  2. Batatas (principalmente na casca);
  3. Queijos;
  4. Especiarias;
  5. Grãos;
  6. Pães;
  7. Cereais;
  8. Frutas: banana, maçã, laranjas e uvas;
  9. Vegetais: Alface, espinafre, tomates maduros;
  10. Gemas de ovo;
  11. Cebola crua;
  12. Arroz integral;
  13. Feijão;
  14. Cogumelos;
  15. Ostras;
  16. Pimentão verde.
  17. A levedura de cerveja é um dos alimentos considerados mais ricos, mas muitos acham sua digestão difícil e sentem dor abdominal, náuseas e inchaços.

Outra forma de encontrar o cromo é em suplementos multivitamínicos. No entanto, como o organismo não necessita muito desse mineral, é possível somente seguir uma dieta regular sem a ajuda de suplementos.

quais os benefícios do cromo?
quais os benefícios do cromo?

Quais os benefícios do cromo?

  1. Ajuda na movimentação da glicose no sangue na corrente sanguínea para dentro das células, para ser utilizado como energia;
  2. cromo pode ajudar pessoas com diabetes tipo 2, controlando o açúcar no sangue;
  3. Útil na construção muscular e queima de gordura;
  4. Ele pode auxiliar no retardamento da perda de cálcio, sendo necessário para ajudar na prevenção da perda óssea, principalmente em mulheres na menopausa;
  5. Ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim, o LDL;
  6. Reduz variações de humor, principalmente durante a TPM;
  7. Alivia sintomas de depressão;
  8. Melhora a fadiga;
  9. Aumenta a capacidade de o corpo ganhar massa muscular;
  10. Auxilia no tratamento do diabete tipo 2;
  11. Combate à celulite.

Confira outros benefícios do cromo, no vídeo abaixo:

Causas da deficiência:

A falta de cromo na dieta geralmente ocorre devido à carência do mineral no solo, no abastecimento de água e na refinação de certos alimentos que podem ser removidos nesse procedimento. Por conta disso, pessoas que comem alimentos refinados em grande quantidade também têm mais risco de não conseguir o mineral suficientemente.

Pessoas mais velhas e crianças com má nutrição têm mais chances de desenvolver a carência deste mineral. Atletas também, pois estes podem perder o mineral em excesso através do exercício.

Por outro lado, quando tomado em excesso, ele pode causar problemas de estômago e levar a baixos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia). Além disso, ele pode danificar o fígado, rins, nervos e causar ritmo cardíaco irregular. Vale lembrar este mineral presente em alimentos não faz mal, somente em suplementos, e mesmo assim os efeitos são raros.

Condições da deficiência:

  1. Diabetes;
  2. Colesterol aumentado;
  3. Intolerância à glicose;
  4. Vontade de consumir doces;
  5. Ansiedade;
  6. Apreensão.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

3 comentários

  • […] o açúcar no sangue: poucos estudos afirmam que a biotina e o cromo juntos podem reduzir o nível de açúcar no sangue em pessoas com diabetes, que não respondem a […]

  • […] e carminativas. É uma boa fonte de vitaminas C, Vitamina B1, Vitamina B6 e Vitamina K, Biotina, Cromo, cálcio, ácido fólico e fibra dietética e também é muito […]

  • […] Aloe Vera também contém minerais como cobre, ferro, sódio, cálcio, zinco, potássio, cromo, magnésio e manganês. Todos esses nutrientes têm enormes benefícios para a […]

Deixe um comentário