Enxofre – O Que é, Fontes, Benefícios e Deficiência

Enxofre – O Que é, Benefícios e Deficiência, Veja essa Analise completa sobre tudo do Enxofre!

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Benefícios do Enxofre, entenda O que é, Fontes, Benefícios e Deficiências que ele pode trazer para saúde. Além disso, o Enxofre é um mineral vital para a sua saúde, é encontrado em todos os tecidos do corpo e desempenha vários papeis importantes no organismo, ele também ajuda a combater bactérias e proteger contra substâncias tóxicas.

O Que é Enxofre?

O Enxofre, é um mineral necessário para o desenvolvimento adequado do tecido conjuntivo da pele e ajuda a manter a integridade estrutural.

Identificar quais são e ingerir os alimentos ricos em Enxofre pode ajudar a manter o mineral sempre equilibrado no organismo.

Alimentos ricos em proteína como carnes são aqueles que mais apresentam Enxofre, o que pode ser um problema para vegetarianos e veganos, que podem vir a desenvolver problemas de saúde devido à deficiência desse mineral, pois ele ajuda na formação de músculos e manutenção de cabelos e pele.

Fontes do Enxofre:

Benefícios do Enxofre:

  • O Enxofre é responsável no organismo pela entrada de oxigênio no cérebro;
  • Colabora com o fígado na secreção biliar;
  • Trabalha em conjunto com as vitaminas do complexo B para garantir a saúde dos nervos;
  • Ajuda na construções de tecidos, ajuda na síntese do colágeno e queratina;
  • Melhora a respiração dos tecidos orgânicos;
  • Favorece o transporte e o equilíbrio de diversos minerais no corpo;
  • Colabora no tratamento de doenças de pele e melhora a saúde das unhas e cabelos;
  • Auxilia no metabolismo de gorduras e carboidratos.

Cuidados e Preocupações:

Não se deve guardar esses alimentos por muito tempo, sendo ideal consumi-los ainda frescos. Com frutas, verduras, produtos lácteos e nozes, você deve estar ciente de que os mais altos níveis deste mineral nesses alimentos estão nas versões cruas e frescas, por isso evite cozinhar e consuma sempre fresco. O cozimento elimina boa parte do mineral presente nos alimentos, por isso, sempre que possível, coma naturalmente. Obviamente, o ovo e as carnes devem ser cozidas, mas mesmo após cozidas, o Enxofre ainda permanece alto em sua composição.

Efeitos Colaterais:

Este mineral é raramente pode desencadear alguns efeitos colaterais no organismo como náusea, vômito, diarreia ou prisão de ventre e dor de cabeça.

O excesso do consumo desse mineral pode desencadear esses sintomas, por isso, é importante ter cuidado para não exagerar. Se os sintomas persistirem, consulte um médico.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *