Resveratrol – O Que é, Fontes, Benefícios e Efeitos Colaterais

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Resveratrol – O Que é, Fontes, Benefícios e Efeitos Colaterais
4.6 (92.5%) 16 vote[s]

Resveratrol – O Que é, Fontes, Benefícios e Efeitos Colaterais que muitos desconhecem. Além disso, o Resveratrol é um suplemento anti envelhecimento comprovado que pode aumentar a saúde do seu cérebro e promover uma vida útil mais longa.

resveratrol

O Resveratrol é um stilbenoide e um tipo de substância fenólica natural que é produzida por vários tipos diferentes de plantas. Isso inclui o Knotweed japonês, do qual é extraído comercialmente.

Também é encontrado no extrato de semente de uva , na pele de uvas vermelhas e em outras frutas. O vinho tinto também contém pequenas quantidades de Resveratrol e este ingrediente é vendido como um suplemento nutricional, tanto por conta própria como em pilhas de extensão de vida.

O que é o Resveratrol?

O Resveratrol é um composto fenólico produzido naturalmente por algumas plantas com a finalidade de se proteger contra os ataques de fungos, bactérias e outros agentes patógenos. Cientistas encontraram Resveratrol em uvas escuras, amendoim, algumas frutas vermelhas e pistaches.

O Resveratrol também existe em abundância na planta invasora de nome científico Fallopia japonica.

Fontes de Resveratrol

O Resveratrol está contido em vinho tinto, algumas formas de chocolate , bagas (framboesas, morsas e mirtilos) e nozes (amendoim e pistácios).

As concentrações de Resveratrol variam entre os produtos naturais, mas 4 oz. de vinho tinto contém aproximadamente 320 mcg (microgramas) de Resveratrol.

fontes de resveratrol

Benefícios do Resveratrol Para Saúde

O Resveratrol apresenta diversos benefícios que incluem:

  • Melhora a aparência da pele e previne o envelhecimento precoce;
  • Ajuda a purificar e desintoxicar o organismo;
  • Proteger o organismo contra doenças cardiovasculares;
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim (colesterol LDL);
  • Melhora a cicatrização de ferimentos;
  • Ajuda a combater inflamações.

Além disso, o Resveratrol apresenta propriedades anticancerígenas, protegendo o organismo contra diversos tipos de câncer como câncer do cólon ou da próstata, suprimindo a proliferação de uma grande variedade de células tumorais.

Como Tomar o Resveratrol

O Resveratrol pode ser encontrado na forma de suplementos alimentares em cápsulas, que devem ser tomados segundo as orientações fornecidas na embalagem do produto. Geralmente, é recomendado tomar entre 250 mg a 500 mg de Resveratrol por dia, de acordo com as orientações dadas pelo médico ou nutricionista.

Efeitos Secundários do Resveratrol

Resveratrol parece ser um suplemento bastante seguro, que é muito bem tolerado em humanos. Na verdade, doses tão altas como 5 gramas (certamente NÃO recomendadas) foram tomadas com apenas um pouco de estômago leve e náuseas. Nenhum efeito secundário perigoso foi relatado até agora ao tomar Resveratrol.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *