Nutrientes Alan Costa

Resveratrol – o que é, fontes, benefícios e efeitos colaterais!

O resveratrol é um suplemento anti envelhecimento comprovado que pode aumentar a saúde do seu cérebro e promover uma vida útil mais longa. Além disso, ele é  um stilbenoide e um tipo de substância fenólica natural que é produzida por vários tipos diferentes de plantas. Isso inclui o Knotweed japonês, do qual é extraído comercialmente.

Também é encontrado no extrato de semente de uva , na pele de uvas vermelhas e em outras frutas. O vinho tinto também contém pequenas quantidades este ingrediente é vendido como um suplemento nutricional, tanto por conta própria como em pilhas de extensão de vida.

resveratrol

resveratrol

O que é o resveratrol?

O resveratrol é um composto fenólico produzido naturalmente por algumas plantas com a finalidade de se proteger contra os ataques de fungos, bactérias e outros agentes patógenos. Além disso, os cientistas encontraram essa substancia em uvas escuras, amendoim, algumas frutas vermelhas e pistaches.

No entanto, ele também existe em abundância na planta invasora de nome científico Fallopia japonica.

Quais são as fontes de resveratrol?

Além disso, ele está contido em vinho tinto, algumas formas de chocolate , bagas (framboesas, morsas e mirtilos) e nozes (amendoim e pistácios). Além disso, as concentrações variam entre os produtos naturais, mas 4 oz. de vinho tinto contém aproximadamente 320 mcg (microgramas).

Benefícios do resveratrol para saúde:

O resveratrol apresenta diversos benefícios que incluem:

  • Melhora a aparência da pele e previne o envelhecimento precoce;
  • Ajuda a purificar e desintoxicar o organismo;
  • Proteger o organismo contra doenças cardiovasculares;
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim (colesterol LDL);
  • Melhora a cicatrização de ferimentos;
  • Ajuda a combater inflamações.

Além disso,  ele apresenta propriedades anticancerígenas, protegendo o organismo contra diversos tipos de câncer como câncer do cólon ou da próstata, suprimindo a proliferação de uma grande variedade de células tumorais.

Como tomar?

O resveratrol pode ser encontrado na forma de suplementos alimentares em cápsulas, que devem ser tomados segundo as orientações fornecidas na embalagem do produto. Geralmente, é recomendado tomar entre 250 mg a 500 mg por dia, de acordo com as orientações dadas pelo médico ou nutricionista.

Efeitos secundários:

O resveratrol parece ser um suplemento bastante seguro, que é muito bem tolerado em humanos. Na verdade, doses tão altas como 5 gramas (certamente NÃO recomendadas) foram tomadas com apenas um pouco de estômago leve e náuseas. Nenhum efeito secundário perigoso foi relatado até agora.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.