Benefícios das Frutas

Baga de macaco – o que é, benefícios e como usar!

baga de macaco

A baga de macaco é altamente nutritiva, pois esta fruta consiste sua maior parte em vitamina C e o betacaroteno que são fontes de antioxidante. Além disso, a baga de macaco, também conhecida popularmente como laranja-de-macaco ou bacupari-miúdo, tem seu nome científico Posoqueira acutifolia com origem indígena. Posoqueria em tupi-guarani quer dizer bebida forte porque os índios usavam as suas sementes para fazer café.

quais os benefícios da baga de macaco?
quais os benefícios da baga de macaco?

A baga de macaco e encontrada geralmente na Mata Atlântica, a partir da Bahia em direção ao Sul do Brasil, mas também tem registros no Pantanal e na Amazônia.

É uma árvore pequena de 4 a 8 metros, cuja copa pode ter até 3 metros de diâmetro, com folhas perenes. Normalmente é encontrada em terrenos férteis e úmidos.

Seus frutos, quando maduros, são bagas amarelas recheadas de sementes de cor creme, translúcidas e poliedrais (que tem muitas faces), sem muita polpa. Quando semeadas, normalmente germinam entre 30 a 90 dias e o crescimento da muda é um pouco lento.

Como é uma fruta muito apreciada pelos animais, em especial os macacos, é comum encontrar na mata, vestígios de frutos comidos e ao lado deles sementes germinando e já formando novas plantinhas.

Quais os benefícios da baga de macaco?

1. Ajuda a limpar os rins:

A Baga de Macaco é um alimento cheio de muitas propriedades diuréticas e desintoxicantes que promovem a saúde renal. Por ser rico em potássio, este alimento que ajuda a limpar os rins também é recomendado para fortalecer os rins, fígado e vesícula biliar.

2. Preveni o câncer:

A fruta contém algumas substâncias que protegem contra o Câncer de Cólon, mama e próstata. As fibras contidas na baga de macaco, por exemplo, ajudam a evitar o Câncer de Cólon. A doença, também conhecida como Câncer Colorretal, está associada ao sedentarismo, obesidade, tabagismo, predisposição genética e dieta pobre em fibras.

3. Trata infecção urinaria:

Outro grande benefício da baga de macaco é que ele Ajuda a tratar o trato urinário. A infecção urinária ou UTI é uma condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Esta condição é caracterizada por dor durante a micção, necessidade frequente de urinar e urina turva.

4. Ajuda a acelerar o metabolismo:

O Potássio presente baga de macaco é de grande valor na extração da energia de nutrientes que são consumidos. Estudos têm mostrado que o potássio é também integral na síntese de proteínas, que têm um impacto de regeneração de tecidos, crescimento de células e um metabolismo equilibrado global.

baga de macaco
baga de macaco

Como usar a baga de macaco?

Os frutos são muito bonitos por terem uma cor amarela vibrante, são comestíveis tanto in-natura como na culinária. A casca é grossa e dura mais a polpa interna é liquida e tem gosto de maracujá. A polpa pode ser usada para fazer sucos refrescantes.

Os frutos cordados ao meio e sem a polpa podem ser secos assim como se prepara o tomate seco.

Os frutos fatiados podem ser refogados até virar um tipo de molho de tomate. As flores são belas e ornamentais. A planta pode ser cultivada em projetos de reflorestamento, pois seus frutos alimentam macacos, quatis, porcos do mato, pacas e outros animais. Essa espécie tem um grande potencial para a fruticultura familiar.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário