Início » Nutrientes » Vitamina O – o que é, fontes, benefícios e deficiência!

Vitamina O – o que é, fontes, benefícios e deficiência!

vitamina O

A vitamina O é considerada uma boa vitamina para o corpo. Seu nome químico é L-Carnitina ou Acetil L-Carnitina . Carnitina é sintetizada no corpo a partir do aminoácido de lisina e aminoácido de metionina.

vitamina O
vitamina O

Existe em duas formas de estereoisômeros:

  • L-carnitina que é a forma biologicamente ativa.
  • D-carnitina que é a forma biologicamente não ativa.

Nas células vivas do corpo, a importância desta vitamina reside no fato de que é necessário para o transporte de ácidos graxos presentes no citosol para as mitocôndrias e isso ocorre durante o processo de catabolismo das gorduras e esse processo ocorre em para gerar a energia metabólica. Além disso, esta vitamina também é chamada de vitamina B, uma vez que foi originalmente extraída das larvas de farinha como fator de crescimento e denominada vitamina B.

Fontes da vitamina O:

animais: é ricamente presente nos alimentos para animais e é obtido a partir de carne vermelha, carne bovina, fígado e rim, leite e produtos lácteos.

plantas: Encontra-se em variedades de semente, como sementes de girassol, semente de abóbora e sementes de gergelim. Encontra-se em frutos secos, legumes, legumes, lentilhas, beas, amendoim, legumes, como espargos, brócolis, alho, salsa, beterraba, etc., em frutas como bananas e damascos, bem como em centeio integral, arroz e farelo de trigo.

Funções da vitamina O:

A carnitina é útil para causar o transporte de grupo acilo de cadeia longa para as mitocôndrias. Além disso, isso é importante, uma vez que não podem ser inseridos na sua forma original e é necessário ser utilizado no processo de oxidação beta. Este processo fornece energia para o corpo.

Esta vitamina também fornece ações anti oxidantes para o corpo. Tais ações são necessárias para evitar que os órgãos do corpo prejudiquem as substâncias nocivas e evite o envelhecimento prematuro.

Isso também protege a partir dos efeitos perigosos causados ​​pelo processo de peroxidação lipídica de membranas de fosfolipídios. Além disso, também podemos ser salvos do estresse oxidativo que ocorre geralmente nos músculos do coração e no endotélio celular por este uso.

Benefícios da vitamina O:

Está ligada a vários benefícios, entre os quais:

  •  perda de peso
  •  melhoria da performance física
  •  melhoria da saúde e bem-estar
  •  aumento da concentração
  • Aumenta o metabolismo.
  • Acelera a queima de gordura.
  • Aumenta os níveis de energia.
  • Acalma o apetite.
  • Aumenta o calor corporal.
  • É algo natural, porque é parte do corpo e apenas usa um extra para acelerar o que você precisa.
fontes de vitamina O
fontes de vitamina O

Deficiência da vitamina O:

  • Pode levar à osteoporose devido ao seu efeito nas células dos osteoblastos dos ossos.
  • A oxidação gordurosa também pode ser prejudicada em caso de deficiência.
  • Não podem ser alcançados efeitos antioxidantes benéficos.

Efeitos colaterais:

Embora não seja um tratamento comprovado para qualquer condição, é teoricamente segura. No entanto, a vitamina O pode não ser segura quando comprada de certos vendedores, já que alguns produtos comercializados  sabem que contém germânio inorgânico, o que pode causar danos nos rins e toxicidade.

Os fabricantes relataram efeitos colaterais de leve dor de cabeça ou muita energia após muita vitamina O ao mesmo tempo. Além disso, use com cautela em pacientes que provavelmente substituirão medicamentos comprovados e efetivos. Use com cautela em pacientes com pressão arterial alta que estão observando a ingestão de sódio, já que alguns produtos contêm sal.

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2015. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

Deixe um comentário