Beleza e Estética

Óleos essenciais para cabelo- benefícios, tipos e como usar!

oleo essencial para cabelo

Os óleos essenciais para cabelo são amplamente conhecidos, pois eles vão cuidar de todos os tipos de cabelo e couro cabeludo. Independentemente de o seu cabelo ser seco, oleoso, fraco, com caspa ou quebradiço. [1]http://www.olibanum.pl/najlepsze-olejki-eteryczne-do-wlosow

oleo essencial para cabelo
oleo essencial para cabelo

Benefícios dos óleos essenciais para cabelo:

1. Previne a queda de cabelo e retardar a calvície:

A queda de cabelo é um fenômeno que afeta mulheres e homens. Suas causas incluem fatores ambientais como estresse, genéticos e hormonais.

Óleos essenciais para cabelo têm um efeito calmante e restauram o equilíbrio emocional e, ao reduzir indiretamente o estresse, também previnem a queda de cabelo.

2.  Estimula o crescimento do cabelo:

Alguns óleos essenciais para cabelo atuam simultaneamente no couro cabeludo, engrossando-o e melhorando a circulação sanguínea.

Eles penetram ativamente profundamente nos folículos capilares e na haste do cabelo, aceleram seu crescimento e aumentam o número de folículos capilares e sua profundidade.

3. Nutre o cabelo:

Os óleos essenciais para cabelo de cedro, hortelã-pimenta, alecrim e salva têm o poder de fortalecer os cabelos, alisá-los, dar brilho e elasticidade.

4. Combate a caspa gordurosa:

As glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem sebo que protege o cabelo da perda excessiva de umidade.

Porém, acontece que o equilíbrio é perturbado e o couro cabeludo torna-se excessivamente oleoso, prejudicando a aparência dos nossos cabelos.

Os óleos essenciais para cabelo úteis na superprodução de sebo e caspa oleosa incluem árvore do chá, alecrim , limão, cedro, bergamota, gerânio, zimbro, lavanda, patchuli, tomilho e ylang-ylang. No caso da psoríase, ele recomenda especialmente bergamota e lavanda.

Como aplicar óleos essenciais para cabelo?

Óleos essenciais para cabelo são mais usados ​​em uma forma concentrada. Antes de usar qualquer óleo, faça um teste de alergia em um local invisível do corpo, espere 24 horas e verifique se há irritação.

Aqui estão algumas maneiras de aplicar óleos essenciais para cabelo:

1. Massagem:

Antes de lavar o cabelo, misture algumas gotas de óleo essencial com óleo de base (como amêndoas doces, azeite de oliva, óleo de semente de uva) e massageie o couro cabeludo. A proporção básica é uma gota de óleo essencial por colher de sopa de óleo vegetal.[2]https://www.marsylskie.pl/olejki-eteryczne-pielegnacja-wlosow-zastosowanie

2. Shampoo:

Para potencializar os efeitos do shampoo, adicione algumas gotas de óleo essencial em uma dose enquanto lava o cabelo. O óleo de alecrim é perfeito para cabelos com caspa e óleo de lavanda para cabelos oleosos.

oleos essenciais para o cabelo
oleos essenciais para o cabelo

3. Lubrificação capilar:

Assim como no caso da massagem, misture uma gota de óleo essencial com o óleo base, esfregue no couro cabeludo, massageando suavemente.

Enrole bem o cabelo com uma toalha. Deixe-o ligado durante a noite ou por várias horas. Lave o cabelo com shampoo.

4. Enxágue:

Adicione algumas gotas de óleos essenciais para cabelo e um pouco de leite a um litro de água fervida, que espalhará o óleo na água. Use o enxágue após cada lavagem.

Quais os óleos essenciais para o seu cabelo:

1. Óleo essencial de lavanda:

O óleo de lavanda pode acelerar o crescimento do cabelo. Sabendo que o óleo de lavanda tem propriedades que podem gerar o crescimento das células e reduzir o estresse. [3]https://www.healthline.com/health/essential-oils-for-hair-growth#essential-oils

2. Óleo essencial de alecrim:

Se você deseja melhorar a espessura e o crescimento do cabelo, o óleo de alecrim é uma ótima escolha graças à sua capacidade de melhorar a geração celular.

3. Óleo essencial de hortelã-pimenta:

Dicas de óleos essenciais para cabelo e o óleo de hortelã-pimenta, pois  pode causar uma sensação de frio e formigamento ao aumentar a circulação na área em que é aplicado.

Isso pode ajudar a promover o crescimento do cabelo durante a fase anágena (ou de crescimento).

4. Óleo essencial da árvore do chá:

O óleo da árvore do chá tem poderosas propriedades de limpeza, antibacterianas e antimicrobianas.

Quando usado topicamente, pode ajudar a desconectar os folículos capilares e aumentar o crescimento do cabelo.

5. Óleo essencial de sálvia:

O óleo de sálvia contém o mesmo acetato de linalil que ajuda a tornar o óleo de lavanda tão eficaz em aumentar o crescimento do cabelo.

Pode melhorar a resistência do cabelo, além de aumentar o crescimento do cabelo, tornando-o mais difícil de quebrar.

oleos essenciais para o cabelo
oleos essenciais para o cabelo

Como usar óleos essenciais para cabelo:

Você só precisa de algumas gotas de um óleo essencial para cabelo. Você pode misturar um ou mais tipos em um shampoo ou condicionador.

Esteja ciente de que se você colocar alguns óleos essenciais diretamente no couro cabeludo, eles podem causar irritação.[4]https://www.webmd.com/beauty/natural-oils

Referências:

1http://www.olibanum.pl/najlepsze-olejki-eteryczne-do-wlosow
2https://www.marsylskie.pl/olejki-eteryczne-pielegnacja-wlosow-zastosowanie
3https://www.healthline.com/health/essential-oils-for-hair-growth#essential-oils
4https://www.webmd.com/beauty/natural-oils
Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.