Beleza e Estética

Argila no rosto – como usar, para que serve e benefícios!

argila no rosto

As máscaras de argila no rosto são feitas de um dos vários tipos de argila, como caulim ou bentonita. Essas máscaras tem vários benefícios, como absorver o excesso de oleosidade, ajudar no tratamento da pele seca e prevenir a acne.

argila no rosto
argila no rosto

Como usar argila no rosto:

1. Primeiro lave o rosto:

Lave o rosto com água morna e sabão ou um limpador suave. Isso dá à máscara um início limpo, permitindo uma melhor penetração.

Se quiser, você pode até começar com um tratamento facial a vapor à base de ervas, para realmente limpar e abrir os poros.

Experimente uma infusão de ervas como: calêndula para suavizar a pele, lavanda para limpar e inspirar relaxamento, hortelã para esfriar e refrescar, etc.

2. Faça a máscara:

Coloque cerca de uma colher de sopa ou duas de argila no rosto em uma tigela. Adicione água suficiente para fazer uma pasta.

A mistura deve ser espessa apenas o suficiente para espalhar. Se você torná-lo muito espesso, não vai secar na pele.

3. Aplique a máscara:

Aplique a pasta com a ponta dos dedos, cobrindo toda a pele, exceto a pele ao redor dos olhos.

4. Deixando agir:

Deixe a pasta de argila no rosto secar. Este é um bom momento para deitar e relaxar. Dependendo da espessura da mistura, isso pode levar de 10 a 30 minutos.

5. Enxágue:

Enxágue a argila no rosto com água morna. Use uma toalha molhada para terminar, se necessário.

Em seguida, enxágue com água fria. Se desejar, finalize com um toner e ou hidratante.

Como escolher a argila no rosto certa para você:

Para obter melhores resultados, é importante usar argila no rosto de qualidade.

Argilas de qualidade são puras ou seja, isentas de contaminação, sem corantes ou outros aditivos e processadas de forma a manter seu conteúdo mineral.  Há uma variedade de argilas, cada uma com sua força especial.

Tipos de argila no rosto:

1. Pó de argila bentonita:

Considerada uma das melhores de todas as argilas, o pó de argila bentonita também é conhecido como Montmorilonita. Indicado para todos os tipos de pele, refresca e limpa.

Você descobrirá que ele também é usado para fazer cataplasmas e pacotes de lama e costuma ser incluído em receitas e banhos para a pele.

2. Pó de argila verde francesa:

Com seu alto conteúdo de minerais e nutrientes e micro moléculas (que aumentam a absorção), o pó de argila verde francesa é frequentemente usado em tratamentos de pele, como máscaras faciais e pacotes corporais em spas.

Por ser muito absorvente, é especialmente bom para peles oleosas. Esta argila tonifica, estimula e limpa os poros.

3. Pó de argila vermelha francesa:

Semelhante ao pó de argila verde francesa, mas mais rico em óxido de ferro (daí a cor), o pó de argila vermelha francesa é melhor para peles normais a oleosas ou mistas.

beneficios da argila no rosto
beneficios da argila no rosto

A argila no rosto vermelha suaviza e tonifica. Peles sensíveis ou maduras também se beneficiam da capacidade da argila vermelha de refrescar a pele.

4. Pó de argila branca francesa:

A mais suave das argilas, o pó de argila branca francesa limpa, suaviza e amacia. Menos absorvente do que outras argilas, a argila branca é adequada para pele normais e sensíveis.

O pó de argila branca francesa também é usado como pó desodorante e uma alternativa ao pó de talco.

5. Pó de argila de caulim:

Uma argila muito suave, caulim ou pó de argila da China (sim, é o principal componente dos pratos de porcelana) limpa e esfolia suavemente sem tirar óleo, tornando-a perfeita para tipos de pele sensíveis.

Ao mesmo tempo, seu efeito adstringente é adequado para pele normais a oleosas. Além das máscaras de argila no rosto, o pó fino e fofo é usado em pós e desodorantes corporais, sabonetes e embalagens corporais.

Passar uma máscara de argila no rosto:

Veja como você pode aplicar uma máscara básica de argila verde:

  • Retire uma quantidade do tamanho de um quarto de argila de seu recipiente.
  • Espalhe a argila uniformemente em seu rosto. Comece na parte superior do pescoço e vá subindo.
  • Deixe por cerca de 15 minutos.
  • Remova a máscara com água morna ou um pano úmido.

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.