Início » Benefícios dos Óleos » Óleo de tomilho ajuda a eliminar os radicais livres: veja 30 benefícios

Óleo de tomilho ajuda a eliminar os radicais livres: veja 30 benefícios

oleo de tomilho beneficio

O óleo de tomilho possui ricos nutrientes e propriedades que favorecem e facilitam a boa manutenção do nosso corpo. O principal componente do tomilho é o timol, que apresenta propriedades antissépticas. Por este motivo, o óleo de tomilho é comumente usado em enxaguantes bucais e pastas de dentes.

Este composto mata germes e trata infecções na boca, além de proteger os dentes da placa dentária e desgaste. Além disso, o tomilho é popularmente consumido por via oral, seja na forma de tempero para pratos principais ou na forma de chá, para tratar casos, antes de conhecer os

Óleo de tomilho ajuda a eliminar os radicais livres: veja 30 benefícios

Valores nutricionais do óleo de tomilho:

O óleo de tomilho é preenchido com vitaminas e minerais essenciais que são necessários para a saúde. Ele é a fonte mais rica de potássio, ferro, magnésio, cálcio, manganês e selênio. Esta erva também é uma fonte rica de vitaminas vitais, como vitaminas do complexo B, beta-caroteno, vitamina C, vitamina A, vitamina K, vitamina E e ácido fólico.

Benefícios do óleo de tomilho para saúde:

1. Contra a dor de garganta:

Além disso, o óleo de tomilho é um dos antimicrobianos naturais mais potentes e é excelente contra a dor de garganta, pois ele contém em sua composição o carvacrol, que é um composto que apresenta ótima atividade bactericida.

2. Prolongar a vida:

Diversos Estudos Constataram que o óleo de tomilho age como um tônico energético e um auxílio para a longevidade. Óleos voláteis de tomilho têm fenóis antioxidantes e flavonoides, juntamente com vitaminas e minerais. Estes compostos protegem seu DNA contra danos oxidativos.

3. Contra a intoxicação alimentar:

Não é à toa que se usava este óleo em casos de envenenamento nos tempos antigos. Um dos benefícios do óleo de tomilho é a capacidade de evitar a contaminação dos alimentos e também de descontaminar alimentos previamente contaminados.

4. Eliminar os radicais livres:

Além disso, os antioxidantes fenólicos encontrados no óleo, incluindo luteína, zeaxantina e timonina contribuem para neutralizar e eliminar os radicais livres em todo o corpo.

5. Saúde bucal:

As propriedades anti-bacterianas do tomilho ajudam combater infecções orais como gengivites, o aparecimento de placa bacteriana, cáries. etc.

6. Aliviar o estresse:

A vitamina B6 presente no tomilho tem um poderoso efeito sobre certos neurotransmissores no cérebro, que estão diretamente ligados aos hormônios do estresse.

7. Combater o mofo:

O mofo é um poluente de ar comum potencialmente perigoso que pode estar presente na sua casa em locais úmidos. O óleo de tomilho pode ajudar a combater o mofo devido a suas propriedades fungicidas. Pesquisas sugerem que ele pode ser usado como um desinfetante em locais onde a concentração de mofo ainda não é tão alta.

8. Contra tosse e bronquite:

Além disso, este óleo vem sendo usado há séculos para o tratamento de tosse e bronquite. Um estudo realizado pela Prática para Medicina Interna e Pneumologia na Alemanha usou um tratamento oral que era uma combinação de tomilho e hera, outra planta medicinal.

9. Contra a acne:

Pesquisadores do Reino Unido testaram os efeitos do óleo de tomilho contra a acne e os resultados foram promissores. A solução teve resultados melhores do que alguns produtos antiacne testados no estudo, como o composto peróxido de benzoíla, presente em diversos cremes e medicamentos contra a acne.

10. Melhorar a circulação:

A alta concentração de ferro e outros minerais essenciais no óleo de tomilho o tornam ideal para estimular a produção de glóbulos vermelhos, aumentando assim a circulação do seu corpo e a oxigenação dos sistemas de órgãos essenciais e em todas as extremidades do corpo.

11. Fortalecer o cérebro:

Além disso, o óleo de tomilho Fortalece os nervos e ativa as células de cérebro, estimulando a memória e favorecendo a concentração. Funciona como revitalizante e combate sensações de esgotamento e depressão. Também pode ser utilizado no tratamento de bloqueios mentais e traumas.

12. Contra vermes:

O óleo de tomilho mata os vermes. Você pode experimentá-lo nos vermes intestinais redondos e em fita, bem como nas larvas em feridas expostas e vermes em gancho, que são notoriamente difíceis de eliminar.

Óleo de tomilho ajuda a eliminar os radicais livres: veja 30 benefícios

13. Contra problemas respiratórios:

Além disso, um dos usos e benefícios mais conhecidos e de longa data para o óleo de tomilho na medicina tradicional é no tratamento da saúde respiratória. Se você está sofrendo de bronquite, asma crônica, congestão, resfriados, sinusites ou alergias sazonais, o óleo tomilho pode atuar como um expectorante e uma substância anti-inflamatória, eliminando o muco das vias respiratórias, diminuindo a inflamação e melhorando a respiração, além de prevenir o desenvolvimento microbiano, que pode levar à doenças mais graves.

14. Contra a dispraxia:

Existem alguns estudos que relatam que tomar óleo de tomilho, em combinação com óleo de prímula, óleos de peixe e vitamina E, parece melhorar os distúrbios do movimento em crianças com dispraxia.

15. Aumentar a imunidade:

No entanto, o óleo de tomilho é abundante em vitaminas, principalmente vitamina C e A. Os altos níveis de vitamina C reforçam o sistema imunológico natural, pois ela estimula a produção de glóbulos brancos, que são a primeira linha de defesa no sistema imunológico do corpo.

A vitamina C também desempenha um papel crucial na produção de colágeno, que é essencial para a criação e reparação de células, músculos, tecidos e vasos sanguíneos.

16. Aromatização:

Diversos produtos orgânicos e naturais para cuidar da pele contêm tomilho em sua composição. Além disso, o óleo de tomilho é utilizado inclusive em desodorantes e enxaguantes bucais, não apenas pelas suas propriedades antissépticas e antimicrobianas, mas também devido ao seu aroma, que é muito agradável.

17. Contra fungos:

O ingrediente ativo mais famoso encontrado no óleo é o timol. Este composto orgânico tem uma ampla gama de efeitos sobre o corpo, incluindo a capacidade de prevenir infecções fúngicas e virais, reduzindo assim a pressão sobre o sistema imunológico.

18. Prevenir a catarata:

Além disso, a concentração de carotenoides e vitamina A no óleo de tomilho faz com que ele seja um agente antioxidante eficaz para a saúde dos olhos. Os carotenoides são capazes de neutralizar os radicais livres em seu sistema ocular e retardar o início da degeneração macular e até prevenir cataratas.

19. Repelente natural:

Este óleo ajuda a afastar pulgas, piolhos, mosquitos, traças, besouros e percevejos. Portanto, pode usar óleo de tomilho tanto na sua pele bem como nos móveis de sua casa.

20. Contra gases intestinais:

O óleo de tomilho é estimulante digestivo e anti-séptico intestinal, especialmente eficaz no tratamento de infecções gástricas, ajuda a expelir parasitas intestinais e atenua a dispepsia.

É benéfico para os casos de digestão difícil e gases, além de dores de cabeça resultantes de problemas gástricos. Como anti-séptico urinário, pode ser útil no tratamento da cistite.

Óleo de tomilho ajuda a eliminar os radicais livres: veja 30 benefícios

Outros benefícios do óleo de tomilho:

  • Este óleo ajuda na eliminação do excesso de água e toxinas presentes no nosso organismo, para quem sofre de retenção de líquidos.
  • Possui propriedades adstringentes funcionando na limpeza dos rins. Inclua algumas gotas de óleo de tomilho num copo com água a ferver. Deixe arrefecer, adoça com mel e beba.
  • Ajuda a desinfectar feridas abertas protegendo-as contra a propagação de infecções.
  • Gargarejos com este óleo ajuda a combater o aparecimento de cáries e o mau hálito. Também pode ser usado como desodorizante dadas as suas propriedades anti-sépticas e anti-bactérias.
  • Pode ser usado para estimular a mente, fortalecer a memória e concentração, e acalmar os nervos.
  • Como este óleo ajuda a eliminar toxinas, como o ácido úrico é excelente no tratamento de gota.
  • Evitar queda de cabelo. É usado como um tratamento para o couro cabeludo e é adicionado aos champôs e outros produtos para o cabelo.
  • Devido às suas propriedades estimulantes, que ajuda a estimular a circulação sanguínea combatendo o aparecimento de reumático.
  • Pode ajudar a tonificar a pele envelhecida e prevenir surtos de acne.
  • Ajuda manter os insetos e parasitas, como mosquitos, pulgas, piolhos e traças de distância.

Como utilizar o óleo de tomilho?

O óleo de tomilho é produzido a partir da destilação das folhas e um de seus usos mais recorrentes é o aromaterápico, em sais de banho e sabonetes. Além disso, a substância também age na pele como um antibacteriano, adstringente, cicatrizante e antisséptico. No organismo o tomilho também age como antiespasmódico.

Para amenizar dores nas articulações e no tórax causas por bronquites e infecções, o óleo de tomilho para ser utilizado para massagear as regiões doloridas. Além disso, o óleo serve também como repelente natural e alivia a inflamação causada por picadas de insetos.

Precauções com o uso do óleo de tomilho:

Além disso, este óleo é irritante para algumas pessoas, assim como hipertensivo. Por isso, deve ser evitado durante a gravidez e nas pessoas com pressão arterial elevada. Portanto, Ele também pode causar reações alérgicas em alguns casos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.